Apresentamos o repositório de backup com aumento de escala ilimitado, a ser lançado no Veeam Availability Suite v9!

Para as corporações atuais, o gerenciamento do storage de backup feito pela TI é uma tarefa imensa e cara e, considerando que a quantidade de dados continua aumentando, isso provavelmente não vai melhorar.  Pior do que isso é que as soluções de backup legadas têm dificuldade para lidar com esse problema de modo eficiente, causando dores de cabeça relacionadas ao gerenciamento do storage de backup, já que ocorre muita sobrecarga nessa atividade e existem muitas porções de storage não utilizado e desperdiçado.

Precisamos de uma solução melhor.  Uma solução que simplifique o gerenciamento de storage de backup nas corporações, reduza consideravelmente a carga de trabalho de TI associada e diminua o impacto sobre os orçamentos de proteção de dados com a redução dos gastos com hardware de storage de backup.

Aqui na Veeam, estamos sempre inovando e, hoje, apresentamos um novo recurso interessante que promete revolucionar a maneira como você gerencia o storage de backup.   O novo repositório de backup com aumento de escala ilimitado da Veeam supera os desafios do gerenciamento do storage de backup legado ao criar um repositório de backup único e dimensionável a partir de uma coleção de dispositivos de storage heterogêneos.  Isso cria uma camada de abstração definida por software, através da qual o storage de backup pode ser gerenciado e utilizado de maneira mais eficiente, simplificando radicalmente o gerenciamento do storage e das tarefas de backup.

Você quer saber como funciona? Continue lendo para saber os detalhes.

O gerenciamento do storage de backup atual: a dor de cabeça do administrador de TI

Unlimited Scale-out Backup Repository, coming in Veeam Availability Suite v9

Reconhece essa imagem? São todos repositórios de backup, e essa imagem é algo com o qual muitos de nossos clientes têm de conviver.

O que causa isso? A razão mais comum é a utilização de mais de um dispositivo de storage físico como destino de backup (por exemplo, o backup para discos internos de servidores físicos é uma solução de storage de backup popular). E, em outros casos, os dispositivos de storage podem simplesmente ter limitações de tamanho de volume máximo (LUN). De qualquer forma, a maioria dos nossos clientes usa mais de um repositório de backup, já que até mesmo os menores ambientes ultrapassam rapidamente o limite do destino de backup original, que nunca é simplesmente eliminado.

Essa situação força a maioria dos nossos usuários a criar uma quantidade de tarefas de backup equivalente à de repositórios de backup, no mínimo. Eles não querem necessariamente (mas precisam) criar e gerenciar dezenas ou até mesmo centenas de tarefas para conseguir consumir sua capacidade de storage de backup.

E existe outro problema que não é imediatamente óbvio. Se observar a coluna “Free”, você verá muito espaço em disco desperdiçado. Hoje em dia, precisamos ser muito “pessimistas” com a distribuição de tarefas para suportar o crescimento futuro das máquinas virtuais (VMs). Do contrário, você está basicamente fadado a falhas de backup aleatórias devido à falta de espaço no disco do repositório e redefinição constante de tarefas. E você paga por isso, literalmente, pois precisa comprar storage de backup adicional, sendo que 30% ou mais da sua capacidade de storage existente permanece inutilizada, simplesmente esperando para acomodar o crescimento futuro.

Você está cansado de ter de escolher o repositório de backup que será o destino das tarefas de backup a fim de utilizar da melhor forma seus recursos de storage disponíveis? Você quer dar um fim nesse microgerenciamento constante das tarefas de backup e evitar a compra do próximo storage de backup simplesmente utilizando melhor o seu storage existente? Se sim, continue lendo. ;)

Uma nova espécie de repositório de backup

Escolher a solução de storage de backup certa foi sempre uma questão de sobrevivência, como se costuma ver na natureza. Com base no ambiente existente, os clientes ou seus consultores precisavam descobrir qual era a melhor solução para um determinado cenário. Às vezes, tratava-se de um storage array extremamente rápido, ou de um sistema enorme capaz de armazenar uma grande quantidade de pontos de restauração, ou de uma appliance de deduplicação, e assim por diante.

No entanto, em comparação à natureza, esses sistemas não têm um recurso importante: a evolução. Após selecionados, eles não costumam mudar seu comportamento e características. Um array totalmente em flash não será mais barato do que uma appliance de deduplicação a curto prazo; um array de disco nunca será mais rápido do que um array em flash; e uma appliance de deduplicação nunca conseguirá iniciar uma VM a partir de um arquivo de backup, como faz o storage array. Cada escolha tem seus prós e contras, e os designers precisam selecionar cuidadosamente uma solução, pois ela tem um custo, e o seu ciclo de vida tem que ser longo o suficiente para compensar o custo de aquisição.  Ninguém quer comprar mais um storage de backup após alguns meses porque a escolha inicial estava errada. Mas, no mundo moderno, em que vemos a quantidade de dados dobrar a cada ano, até mesmo uma escolha certa, feita um ano atrás, pode não ser boa hoje.

Os clientes corporativos precisam lidar com as quantidades crescentes de dados. Ao mesmo tempo, devem garantir para as partes interessadas um controle firme dos custos, capacidade de storage, janelas de backup e custos de gerenciamento associados a esses sistemas. Não é uma tarefa fácil. A Veeam resolveu alguns desses problemas com a introdução das tarefas de cópia de backup e da arquitetura de referência. Um primeiro nível rápido e pequeno para backup e recuperação mais rápidos e um segundo nível grande e barato (por TB) para armazenar cópias de backup e estender a retenção dentro do orçamento. Mesmo assim, o gerenciamento desses repositórios precisava ser resolvido: seleção inicial, consumo de espaço com o passar do tempo, redefinição e retirada.

O repositório de backup com aumento de escala é um recurso inédito e excelente que virá junto com o Veeam Availability Suite v9 para lidar diretamente com esses problemas e oferecer aos clientes uma nova maneira de gerenciar seu storage de backup.

Resumindo, um repositório com aumento de escala agrupará vários repositórios “simples” em uma única entidade, que depois será usada como destino de qualquer cópia de backup e operação de tarefa de backup. Por mais simples que pareça, isso dará aos usuários muitas oportunidades novas e incríveis. Aposto que você já está pensando em algo…

Pool global

Em primeiro lugar, será um jeito extremamente fácil de clientes de empresas de pequeno e grande porte estenderem os repositórios quando ficarem sem espaço. Em vez de lidarem com realocações longas e trabalhosas de cadeias de backup (que podem ser enormes em empresas grandes), os usuários poderão adicionar uma nova extensão (ou seja, um repositório de backup “simples”) ao repositório com aumento de escala existente. Todos os arquivos de backup existentes serão preservados. E, ao colocar mais um repositório no grupo, o resultado final será que o mesmo destino de backups receberá espaço livre adicional e imediatamente disponível para consumo.

Per-VM backup chains

Esse recurso, principalmente quando combinado com outro ótimo recurso a ser lançado no v9, as cadeias de backup por VM, também significa que você poderá finalmente ter uma única tarefa protegendo todo o seu ambiente, mesmo que possua milhares de VMs. Basta apontar a tarefa para um repositório com aumento de escala sustentado por inúmeras extensões grandes e parar de se preocupar com o gerenciamento de capacidade de repositórios individuais e com o planejamento do tamanho da tarefa, tudo isso sem sacrificar o desempenho do backup! Ao contrário das tecnologias de criação de pools de storage da concorrência, uma única tarefa utilizará todas as extensões disponíveis ao mesmo tempo, mantendo os níveis de desempenho que anteriormente exigiam a criação e execução simultânea de uma grande quantidade de tarefas de backup.

Aproveite os seus investimentos em storage

O repositório de backup com aumento de escala não é só um grupo de repositórios agindo como se fossem apenas um. Quando se fala assim, temos a impressão de que se trata de uma solução com aumento de escala comum. Você adiciona mais nós e o sistema começa a usar o espaço adicional e a capacidade de computação. Isso é verdade também para os nossos repositórios com aumento de escala, mas é apenas uma parte da história. A Veeam não é uma empresa de storage. Ela oferece a solução de software que consome o storage escolhido pelo cliente com base em suas necessidades de recursos, desempenho, espaço e custo. Graças ao repositório de backup com aumento de escala, os clientes poderão mesclar sistemas de storage diferentes: qualquer destino de backup suportado pela Veeam, incluindo servidores com Windows ou Linux, com storage local ou DAS; compartilhamentos de rede; e até mesmo appliances de storage com deduplicação. Você tem várias pequenas porções de espaço livre espalhadas por inúmeros servidores ou arquivos? Acrescente todas elas em um novo repositório de backup com aumento de escala e poderá colocar esse espaço livre imediatamente em uso. Não compre mais storage até aproveitar completamente o que você já tem!

Mais importante ainda é que, como o repositório de backup com aumento de escala é uma tecnologia de storage definida por software que fica nos dispositivos de storage reais, cada recurso de qualquer solução de storage será preservado. Por exemplo, uma appliance de deduplicação ainda poderá oferecer excelentes resultados de redução de dados e desempenho aprimorado utilizando seus APIs exclusivos (com EMC Data Domain Boost, HP StoreOnce Catalyst ou ExaGrid Accelerated Data Mover). Sim, você entendeu certo. Será possível mesclar qualquer tipo de repositório disponível em seu ambiente, ou aquele que se pretende adquirir, e ainda aproveitar seus recursos avançados. Ao contrário de outras soluções gerais de storage com aumento de escala, não limitamos você aos servidores com discos locais.

Essa solução enfatiza mais uma vez a principal meta de design da Veeam: ser completamente agnóstica em relação a hardware e storage. Enquanto outros fornecedores de backup corporativo suportam apenas plataformas de storage específicas ou, pior ainda, querem que você compre a appliance de storage deles, forçando-o a adquirir ainda mais recursos de storage (que nem mesmo são de uso geral), a Veeam segue pelo caminho oposto. Nós dizemos: aproveite o storage que você já tem em seu data center e não gaste mais até que tenha esgotado complemente os recursos existentes.

Distribuição com reconhecimento de storage

Todo storage de backup é diferente, e levamos isso em consideração ao desenvolver o repositório de backup com aumento de escala. Você poderá atribuir uma “função” a cada extensão. Com apenas alguns cliques, você definirá se um repositório do grupo aceitará backups completos, incrementais ou ambos. Pense nas infinitas possibilidades. Um repositório de backup com aumento de escala poderia ser criado, em sua forma mais simples, agrupando vários repositórios com características diferentes, mas ainda configurados para utilizar continuamente os pontos fortes dos dispositivos de storage específicos incluídos.

Veja o exemplo da operação de transformação em um backup da Veeam. Quando ela acontece, duas operações de I/O são consumidas para mesclar o arquivo incremental mais antigo com o arquivo de backup completo. Muitos sistemas de storage de backup low-end sofrem dessa I/O aleatória, e os clientes acabam preferindo backups completos ativos, o que reduz a IOPS (operações de entrada/saída por segundo), mas também fazem perder as vantagens do backup sempre incremental. Agora, imagine o acréscimo de outro JBOD (apenas um monte de discos) simples ao primeiro. O repositório de backup com aumento de escala pode fazê-los agir de maneira completamente diferente (e melhor). Ao atribuir backups incrementais a uma extensão e completos a outra, quando uma transformação acontece, uma I/O (leitura) entre as duas operações de I/O, é executada pelo repositório que contém os incrementais, e apenas um I/O (gravação) é deixado para aquele que contém os backups completos. Sem a adição de flash, cache ou outro mecanismo, o repositório de backup com aumento de escala já dobra (no mínimo) o desempenho da operação de transformação. Nada mau!

Mas comece a pensar em uma coleção de extensões especializadas, em vez de um exército de pequenos clones, como os JBODs. Que tal combinar um array totalmente em flash ultrarrápido para ingerir backups incrementais a alta velocidade com uma appliance de deduplicação genérica para conter vários backups completos Grandfather-Father-Son (GFS)? Você estará combinando duas soluções completamente diferentes, aproveitando os melhores recursos de cada uma delas e removendo os limites delas ao mesmo tempo.

Unlimited Scale-out Backup Repository, coming in Veeam Availability Suite v9

Todo tipo de storage, até mesmo o mais avançado, pode ser uma ótima escolha em um cenário e um péssimo investimento em outro. O repositório de backup com aumento de escala dará total liberdade de escolha aos clientes. Como ele preserva os recursos subjacentes de qualquer tipo de storage que possa ser escolhido por um cliente, as combinações serão infinitas!

Uma nuvem de storage

Graças à camada de abstração criada pelo repositório de backup com aumento de escala, o administrador de backup pode se tornar o “provedor de nuvem de storage” de uma solução de autosserviço em que os usuários são livres para configurar suas próprias tarefas de backup sem precisar pensar para qual storage direcioná-las ou fazer cálculos complexos para planejar o tamanho da tarefa de backup e a retenção a fim de garantir que a tarefa caiba no repositório em questão.

Em vez disso, o administrador de backup pode simplesmente configurar um único repositório com aumento de escala. Dessa forma, os usuários verão apenas um repositório para escolher (em vez das dezenas de repositórios subjacentes) e poderão selecioná-lo como destino para suas tarefas por conta própria. Depois disso, o repositório com aumento de escala começará a consumir as extensões disponíveis com base nas políticas delas e na quantidade de espaço livre disponível. Assim como qualquer solução semelhante à nuvem apropriada, o repositório com aumento de escala permitirá uma separação total dos deveres entre provedores e consumidores.

Na natureza, a evolução garante a sobrevivência. O repositório de backup com aumento de escala da Veeam permitirá que você evolua o seu destino de backup para ajustá-lo rapidamente a um mundo em constante mudança sem perder os investimentos em storage de backup já feitos.

Para mim, isso é muito legal. Não é?

Inscreva-se no próximo webinar para saber mais sobre o repositório de backup com aumento de escala.

Idioma do artigo
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running