Veeam Availability Suite v9, quantas melhorias de storage!

O Veeam Availability Suite v9, que chega em breve, tem toneladas de melhorias e novos recursos, mas as melhorias relacionadas ao storage primário e de backup seguramente serão umas das maiores partes desta nova versão.

Nós já anunciamos uma nova adição à nossa lista de storage arrays suportados para a integração de snapshots de storage (EMC VNX/VNXe), mas esta não é a única novidade sobre storage – ao contrário, existem várias, e vou cobrir algumas delas nesta publicação.

O primeiro recurso novo que estamos anunciando hoje é algo que eu pessoalmente esperei por muito tempo e que eu suspeitava que estivesse próximo quando tivemos nosso primeiro cliente NFS na v8 (como parte da nossa integração com NetApp). Por um longo tempo, usuários de NFS se sentiram um pouco como se fossem cidadãos de segunda classe no mundo da virtualização e a falta de acesso direto a um storage NFS no VDDK que permitisse ler dados durante as operações de backup era uma das razões para ter “inveja” dos usuários de block storage. Todos os problemas específicos de NFS que o backup de VMware teve nos anos anteriores também não ajudaram. Agora, na v9, algo similar ao modo de processamento Direct SAN finalmente estará disponível para NFS também. Internamente, chamamos este recurso de NFS Direto. Com ele, qualquer novo proxy Veeam vai rodar nosso novo, e melhorado, cliente NFS para acessar diretamente qualquer área NFS compartilhada exposta ao VMware vSpere, suportando ambos, o tradicional NFS v3 como o novo NFS 4.1 disponível no vSphere 6. Com a visibilidade completa de arquivos individuais permitida pelo compartilhamento NFS, os usuários de NFS serão capazes de fazer backup e replicar VMs diretamente do array NAS e evitar a necessidade de passar pela camada do hipervisor para suas atividades. Isto vai resultar em backups mais rápidos e até uma carga menor no ambiente de produção.

directNFS

Nosso próximo recurso é específico para NetApp. Quando adicionamos suporte aos arrays de storage NetApp na v8, um dos recursos que nossos clientes adoraram foi a possibilidade de orquestrar snapshots NetApp e criar cópias SnapMirror e SnapVault diretamente a partir da interface Veeam usando nossos recursos existentes de agendamento. Contudo, backups corretos, com dados armazenados fora da infraestrutura NetApp para otimizar a disponibilidade, só eram possíveis usando o array primário como origem. Na v9, vamos adicionar mais recursos à nossa integração com NetApp com o Backup a partir de SnapMirror e SnapVault. Ao aproveitar esses recursos únicos, os usuários serão capazes de fazer snapshots de baixo impacto com base no storage (e também com consistência de aplicação, se desejado), replicar esses pontos de restauração para um array secundário NetApp usando, ou o SnapMirror, ou o SnapVault; e então fazer backups reais de suas VMs para um storage de backup isolado a partir destes locais secundários. As operações de backup não tocarão o storage primário, o que preserva seu desempenho ao máximo. Todas as operações de I/O serão executadas no segundo array, fazendo um melhor uso dele, ao invés de ser apenas um destino passivo para as cópias.

backup-from-snap

Falando em snapshots de storage, o ultimo recurso vai fazer um uso ainda melhor deles. Até o momento, o Backup from Storage Snapshots e o Veeam Explorer para Snapshots de Storage têm sido capazes de usar snapshots no nível do storage para fazer backups e restaurações. Mas estes não são os únicos tipos de job que a Veeam pode fazer. Pense sobre nosso Virtual Labs, por exemplo, que hoje em dia só pode rodar VMs de arquivos de backup. Virtual Labs é essencial para a maioria dos casos de uso, mas também limitado em desempenho no caso do On-Demand Sandbox™. Para resolver essa questão, estamos introduzindo na v9 o On-Demand Sandbox para Storage Snapshots. Ao usar snapshots de storage existente em arrays suportados (HP, NetApp e EMC rodando em VMware vSphere), podemos criar cópias completamente isoladas, ainda que com velocidade total, do seu ambiente de produção em apenas alguns cliques para testes e soluções de problema fácil e rapidamente. Existem vários casos de uso para esta tecnologia, mas eu vou dar apenas um exemplo: O que você acha de criar um ambiente novo para seus desenvolvedores com múltiplas VMs, e então, graças ao snapshot de storage rápido, literalmente cloná-lo várias vezes para fornecer ambientes de teste diferentes, rodando com desempenho total em poucos minutos? E imagine fazer isso diretamente do array de storage, sem a necessidade de fazer um backup antes. E tenho certeza que cada um de vocês terá um caso de uso diferente onde pode aproveitar esse novo recurso.

É isso que temos para a parte de hoje dos nossos anúncios relacionados a storage, mas se você acha que todas as melhorias de storage foram cobertas nessa publicação e na publicação anterior sobre a integração com arrays de storage EMC, me perdoe a provocação, mas ainda tem muito mais que eu ainda não posso compartilhar.

Entretanto, creio que já temos novidades relacionadas a storage mais que suficientes para um dia, não é?

Idioma do artigo
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running