O Gerenciamento Inteligente de Dados da Veeam para o OceanStor da Huawei

A Veeam e a Huawei lançaram recentemente novos recursos integrados de orquestração e storage snapshot para clientes que utilizam Veeam e o storage OceanStor da Huwaei. Esse novo Plug-in da Veeam é baseado na API Universal Storage da Veeam e fornece altos níveis de eficiência em backup e recuperação por meio das soluções da Veeam em conjunto com a infraestrutura de storage OceanStor da Huawei.

O gerenciamento e o fluxo constante de dados, está levando as organizações de hoje em dia ao seus limites. Os dados se tornaram hipercríticos aos negócios e infelizmente as organizações de TI enfrentam problemas com o hipercrescimento e a hiperdispersão de seus dados enquanto se protegem contra ameaças de perda de dados, ransomwares, paralisações e erros humanos. Tudo isso pode causar a perda de negócios, de produtividade e da reputação.

Para lidar com essas novas exigências técnicas e empresariais, a Veeam se associou à Huawei e outros provedores líderes de storage para oferecer soluções integradas de storage e proteção de dados. Clientes do OceanStor agora podem aproveitar a integração com storage da Veeam para ambientes VMware, trazendo novos níveis de Gerenciamento Inteligente de Dados aos data centers para RTPOs (objetivos de tempo e ponto de recuperação) mais eficientes.

Backup mais rápido e eficiente para OceanStor da Huawei

As operações de backup forçam os ambientes de storage de produção, resultando na queda do desempenho. A nova integração entre a Veeam e a Huawei oferece recursos de Backup a partir de Storage Snapshots sem agentes para o storage OceanStor, aumentando a velocidade de backup de 2 até 10 vezes em relação às soluções de backup da concorrência.

O Rastreamento de Blocos Alterados de VMware usado pela Veeam para ler dados de snapshots de storage, reduz o impacto no desempenho de VMs de produção durante o backup. Como resultado, a vida útil do snapshot da VMware é reduzida de horas para minutos, sendo que o tempo prolongado geralmente ocorre ao utilizar backups baseados em VMware sem snapshots de storage.

Durante os procedimentos padrões de backup da Veeam, o backup paralelo de discos é utilizado para reduzir o intervalo de tempo, mas o snapshot de VM VMware pode ficar aberto por algum tempo, como já é previsto. Isso leva a um IO mais elevado no momento do snapshot da VM VMware e pode causar impacto no desempenho da VM.

A nova integração permite que a Veeam crie snapshots Huawei em segundo plano, logo após a criação do snapshot de VM. O resultado é praticamente instantâneo. No exemplo abaixo, o snapshot de VM VMware fica aberto somente até o snapshot de storage ser criado, diminuindo o tempo de execução do snapshot de VMware.

Embora algumas variáveis possam interferir, esse nível de desempenho não será incomum para clientes do OceanStor Huawei que utilizam a integração com snapshot de storage do Veeam Availability.

Orquestre seus snapshots de storage do OceanStor da Huawei

A integração da Veeam com o OceanStor também inclui recursos de orquestração, que reduzem a complexidade do gerenciamento de backup e aumentam a eficiência. O novo plug-in da Veeam pode orquestrar snapshots de storage consistentes com aplicações sem a necessidade de qualquer agente instalado nas VMs.

Na maioria das organizações de TI, os backups são programados para horários fora do expediente, justamente para não afetar o desempenho. Porém, a realidade das demandas dos negócios atuais, faz com que infraestruturas de TI tornem essa abordagem obsoleta. Hoje em dia, "fora do expediente" não existe mais. O uso constante de recursos disponíveis de infraestrutura e computação é fundamental para um melhor retorno sobre o investimento. Por isso, janelas de baixa utilização são mais difíceis de encontrar. E o mais importante, backups precisam ser feitos com maior frequência para se proteger contra a perda de dados. A época em que um backup durante a noite era aceitável já se foi. A criação contínua de pontos de recuperação para atender objetivos maiores de ponto de recuperação agora é a exigência básica de nível de serviço.

A orquestração de snapshot da Veeam, resolve essa necessidade com uma mistura de snapshots consistentes com aplicações e desastres.

Opções de recuperação ilimitadas a partir de snapshots de storage

Com o Veeam Explorer para Storage Snapshots, você pode usar tanto os snapshots orquestrados pelo Veeam, quanto qualquer outro snapshot de storage existente da Huawei para recuperar VMs completas ou itens únicos de várias maneiras, dependendo do que for mais eficiente para a situação de recuperação.

A integração da Veeam traz novos níveis de flexibilidade para a recuperação com o storage OceanStor da Huawei. A recuperação de VM completa é rápida e simples, mas na maioria das vezes, um único item em uma VM é só o que precisa ser recuperado.

O Veeam Explorer para Storage Snapshots oferece às equipes de TI, a recuperação de itens individuais sem exigir o processo que consome recursos e tempo de provisionar novamente uma VM. Essa recuperação no nível de itens é compatível com objetos Microsoft Exchange, SQL, Active Directory e SharePoint, por meio de uma interface simples, semelhante ao Windows Explorer. A Veeam possibilita a extração de arquivos, dados, e-mails e muito mais, a partir de backups e do ambiente de produção com apenas alguns cliques. A recuperação de bancos de dados Oracle por meio de storage snapshots também é possível.

DR automatizada/verificação de recuperação e DataLabs

O novo plug-in da Veeam para a Huawei, também traz a automação para um dos maiores problemas e inconsistências que a maioria das empresas enfrentam com as suas operações de backup e recuperação. Esse é o motivo pelo qual grande parte dos administradores de backup da TI, nunca têm certeza do que podem recuperar a partir dos pontos de restauração em um desastre ou quando os dados são perdidos.

Com a integração da Veeam e a Huawei, o Veeam On-Demand Sandbox para Snapshots de Storage automatiza o processo de criação de uma cópia isolada do seu ambiente de produção, verifica a viabilidade do snapshot, informa a situação e desprovisiona o ambiente. A Veeam monta o DataLab a partir de snapshots de storage recentes, criados pela Huawei e outros softwares de terceiros e executa uma rotina completa para verificar as conexões de rede, funções de aplicações e inicialização da VM. Ao terminar o procedimento, a Veeam informa os resultados do teste por e-mail ou por relatórios aprimorados do Veeam Availability Suite.

Ao criar o que a Veeam chama de DataLab, você aborda duas necessidades centrais das infraestruturas modernas de TI. Primeiro, você consegue lidar com a necessidade da capacidade de recuperação verificada para cumprir requisitos operacionais e normativos, sem mencionar a tranquilidade que a equipe de TI terá sabendo que estão preparados para a recuperação de desastres quando for necessária.

Segundo, os DataLabs são extremamente importantes para atender às necessidades das suas equipes de desenvolvimento, ou quaisquer outras que necessitem constantemente de um ambiente de testes dedicado com dados do mundo real, com o intuito de desenvolver novas soluções, testar implantações e atualizações, bem como avaliações de risco e planejamento de mitigação.

A Veeam e o OceanStor da Huawei são melhores juntos

A Huawei é o provedor de storage mais recente a se associar à Veeam, visando gerenciamento de dados mais eficaz, backups mais eficientes e recuperação mais rápida. Seja para acelerar seus backups Veeam ou para usar snapshots de storage com backups reais e diminuir seus RTPOs, com o recém-lançado plug-in de storage da Veeam para o OceanStor da Huawei, você está no caminho certo e preparado para o futuro.

Mais recursos

Stefan Renner
Stefan Renner
Com mais de 13 anos de experiência de TI em design e implementação de data centers empresariais, Stefan é o Diretor Técnico responsável da equipe de Arquitetura da Aliança Global. Antes de exercer essa função, ele trabalhou como Engenheiro de Sistemas de Alianças na EMEA para a NetApp e Cisco. Também trabalhou 7 anos como Arquiteto de TI com foco em NetApp, Cisco, VMware e Proteção de Dados em projetos na EMEA para o maior Integrador de Sistemas da Alemanha.
More about author
Rate the quality of this Article:
4.00 out of 5 based on 2 votes
Please wait...
V10

Better Backup

Faster. Stronger. Smarter

Learn more