v10: reutilize seus dados com a nova API de integração de dados

Hoje em dia, os dados encontram-se no núcleo de toda empresa. Todos os dias, toneladas de dados novos são geradas e utilizadas pelas mais variadas razões. Na Veeam, nós cuidamos da proteção de dados há anos, mas algo do qual nos orgulhamos ainda mais é a capacidade de reutilizar esses dados.

Onde tudo começou

Quando a Veeam surgiu no mercado com um produto gratuito chamado Veeam FastSCP, seu objetivo principal era: migrar arquivos de e para os servidores ESX(i). Mas mesmo naquela época, as pessoas foram criativas e o utilizaram para criar cópias dos dados delas. Elas faziam um download dos arquivos e o utilizavam para recriar máquinas virtuais por meio da reutilização dos dados existentes.

Alguns anos depois, quando lançamos o Veeam Backup & Replication v5, vimos a introdução de recursos inovadores no setor, como o SureBackup e Virtual Labs (Laboratórios virtuais). Esses recursos permitem que você reutilize seus dados de backup (e também seu investimento na Veeam como seu storage de backup) e os use para testar seus backups ou gerenciar um Virtual Lab para testes e solução de problemas. Os Virtual Labs são perfeitos para novas contratações também. É só ativar algumas máquinas virtuais e deixá-las aprender sobre suas aplicações antes lhes dar acesso à infraestrutura de produção.

Com o lançamento da versão 8, os Virtual Labs foram aprimorados pela adição da possibilidade de usar um storage snapshot como origem. Utilizar um storage snapshot disponibiliza a capacidade de reutilização de dados para os seus snapshots de storage de produção (existentes).

Com o lançamento da versão 9.5 update 4, nós renomeamos esses recursos com o termo “DataLabs” e até mesmo os estendemos com o acréscimo de restauração segura e restauração por etapas para usar os dados para fins de segurança e conformidade de modo mais eficaz.

Se não ficou claro até agora, gostamos de reutilizar dados do maior número de jeitos possível.

Bem-vinda API de integração de dados

No NOVO Veeam Backup & Replication v10, adicionamos um novo e valioso recurso, chamado de API de integração de dados, para permitir a reutilização eficaz dos seus dados. Isso possibilita integração de terceiros em seus backups e abre uma lista crescente de possibilidades, incluindo o seguinte:

  • Mineração de dados
  • Classificação de dados
  • Análise de segurança
  • Descoberta eletrônica
  • Análise forense de dados

A sua empresa gera dados a uma velocidade alarmante. Coloque essas informações para trabalhar ao reutilizá-las para reunir insights importantes e se tornar mais inteligente e bem informado em relação à SUA empresa.

Em vez de afetar seu ambiente de produção, por que não utilizar seus backups para procurar malware, ransomware e outras ameaças de segurança? Isso remove o fardo do seu ambiente e permite que você teste seus backups em busca de agentes nocivos, que poderiam ser acionados apenas mais tarde.  

Permita que especialistas terceirizados acessem seus dados para minerá-los em busca de padrões, aumentar as vendas ou descobrir anomalias que poderão resolver o mistério ou a enfermidade mais recente.

Como funciona

Ao utilizar o PowerShell, você pode trabalhar com a API e montar QUALQUER disco virtual a partir de QUALQUER máquina virtual. Se quiser, você pode até mesmo usar todos os seus backups e apresentar todos os discos de uma só vez! Não há limitação para a quantidade de dados que você monta e deseja reutilizar.

Depois que os discos forem montados, você poderá vê-los na conhecida pasta VeeamFLR, mas eles também estarão disponíveis por meio do Gerenciamento de Disco do Windows.

Several virtual machine backups mounted at once shown in the VeeamFLR folder.

Você pode até mesmo fornecer acesso a esses discos, via iSCSI, a outro servidor para uma integração perfeita com o software de terceiros de sua preferência. Isso pode ser feito com uma camada extra de segurança, como permitir acesso apenas de certos IPs.

Como fazer

Vejamos como fazer isso mais de perto. No exemplo abaixo, vamos apresentar 1 disco a um servidor externo via iSCSI.

# Adicione o snap-in do Powershell da Veeam. Se já estiver carregado, continue silenciosamente sem erro
Add-PSSnapin VeeamPSSnapin -ErrorAction SilentlyContinue

# $backup, a variável de backup, é preenchida pelo cmdlet Get-VBRBackup que retornará informações relacionadas aos dados de backup
$backup = Get-VBRBackup -Name "MyBackup"

# Forneça o IP ou nome de host do servidor de destino
$targetServerName = “192.168.1.5”

# Forneça as credenciais para acessar o servidor remoto. Exemplo: lab\administrator
# Elas devem ser armazenadas no gerenciador de credenciais do Veeam Backup & Replication
$targetAdminCredentials = Get-VBRCredentials -name "LAB\Administrator"

# Get-VBRRestorePoint é onde você encontra o ponto de restauração que deseja usar; -Last pode ser usado para a quantidade de objetos que você deseja que retornem
$restorepoint = Get-VBRRestorePoint -Backup $backup | Sort-Object –Property CreationTime | Select -Last 1

# Publique o(s) disco(s) para o ponto de restauração
$session = Publish-VBRBackupContent -RestorePoint $restorepoint -TargetServerName $targetServerName -TargetServerCredentials $targetAdminCredentials  

Nesse script, há coisas importantes que você deve atualizar.

A primeira está dentro da variável $backup. Essa variável conterá a referência aos dados de backup reais.

A segunda é a variável $targetServerName. Com ela, nós definimos a qual servidor queremos apresentar os dados.

A última é a variável $targetAdminCredentials que contém as credenciais para acessar o servidor remoto. Elas precisam ser armazenadas no gerenciador de credenciais do Veeam Backup & Replication.

Credenciais usadas para se conectar ao servidor remoto

Ao executarmos o script, apresentaremos o disco para o servidor de destino fornecido, e ele aparecerá no Gerenciamento de Disco do Windows.

Disco (marcado em vermelho) mostrado no Gerenciamento de Disco do Windows

Resumo

Aproveite o recurso de API de integração de dados para tomar decisões empresariais mais inteligentes e bem informadas com os seus dados, sem afetar o desempenho do seu ambiente de produção. Seja avaliando as falhas de segurança, melhorando as proteções de segurança ou reunindo insights importantes a partir dos seus dados, essa solução é uma ótima ferramenta para começar agora. Para mais informações sobre esse excelente recurso e os diferentes casos de uso, confira este vídeo.

Faça o download do NOVO Veeam Availability Suite v10 ou Veeam Backup & Replication v10 para aproveitar esse e muitos outros recursos que vão lhe garantir backups melhores: mais rápidos, mais potentes e mais inteligentes. A API de integração de dados é apenas um dos muitos recursos que estamos empolgados em oferecer.

Idioma do artigo
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running