Integração com EMC Storage Snapshots em breve no Veeam Availability Suite v9

A pergunta que está na cabeça de todo mundo é: “Com qual matriz o Veeam se integrará agora?” Bem, é uma satisfação anunciar que o Veeam Availability Suite v9 se integrará com o EMC Storage.

Isto é importante, pois este anúncio inclui, na verdade, duas famílias de matrizes e dezenas de possibilidades de configuração. Tanto a família de matrizes EMC VNX quanto a EMC VNXe são suportadas. Esta integração também tem potencial por incluir tanto a técnica de recuperação do Veeam Explorer for Storage Snapshots quanto do Backup a partir de snapshots de Storage.

Balancear storage snapshots é a escolha natural para fornecer Disponibilidade para o Data Center Moderno, já que podemos fazer backups a partir de snapshots de storage até 20 vezes mais rápido do que a concorrência. Combine isso com as capacidades de restauração do Veeam Explorer for Storage Snapshots (que está incluído no Veeam Backup Free Edition, a propósito) e o seu data center está preparado para tudo.

A notícia de hoje é importante, mas tão importante quanto ela é delinear o processo de como chegamos até aqui. Vez por outra, faremos pesquisas nos fóruns da Veeam. Se você já viu uma pesquisa no fórum perguntando “o que você usa para storage primário?” ou, mais recentemente“,qual versão de vSphere você planeja usar até o fim deste ano?”, isso são bons indicadores do que está por vir. Os fóruns e, especificamente, essas pesquisas vão para a equipe de gerenciamento de produto para análise do feedback direto da nossa base de clientes. Esse insight é fundamental para nossas decisões futuras. Mas há mais fatores na decisão. Na realidade, nós frequentemente temos que responder sobre qual será a próxima matriz a ser suportada pelo Veeam Availability Suite. Gostaria de dizer que existem três princípios que orientam o processo:

  1. Deve haver um bom mecanismo de snapshot na matriz. Não queremos simplesmente criar ótimos recursos de disponibilidade em cima de um mecanismo inferior de snapshot.
  2. Deve haver uma boa participação no mercado. Queremos oferecer soluções para o mercado para que sejam utilizadas, então não faz sentido criar tecnologias incríveis que ninguém vai usar.
  3. Precisamos de cooperação com o fornecedor de storage. Trata-se de negócios, e a Veeam aloca recursos para desenvolver plug-ins para integração com storage; e precisamos do envolvimento do fornecedor para promover essa tecnologia incrível.

Dito isso tudo, vamos rever como essa tecnologia incrível funciona com o EMC Storage. Vamos primeiro dar uma olhada no Veeam Explorer for Storage Snapshots. Eu gosto deste recurso por vários motivos, inclusive pelo fato de que está incluído na Veeam Backup Free Edition. Esta integração possibilitará que o Veeam Backup & Replication leia os storage snapshots das matrizes VNX e VNXe. Podem ser snapshots configuradas por agenda na matriz de storage ou dentro da interface do Veeam Backup & Replication. Assim que tiver uma storage snapshot, você pode navegar pelas snapshots e usar estas opções poderosas de restauração:

blog-5-xx-2015-vess-jpg

Aproveitar as storage snapshots para restaurações é realmente útil e ajuda a oferecer os melhores recovery time objectives. Ainda assim, recomenda-se fazer um backup adequado em um storage diferente. É aí que o backup a partir de snapshots de storage entra.

O backup a partir de snapshots de storage realmente possibilita que você faça backups em qualquer lugar, não importa o horário, até mesmo nas VMs mais ocupadas. O primeiro passo com o backup a partir de snapshots de storage é preparar a VM para o backup com processamento de imagem com percepção de aplicativos e tirar um snapshot VMware na VM. Um storage snapshot associado é feito e o snapshot VMware é liberado imediatamente. É aqui que tudo fica interessante, quando o proxy de backup Veeam começa a mover os dados diretamente a partir do storage snapshot. Não há necessidade de montar  VM nem de reassinatura do storage de dados. A melhor parte desta etapa é que o rastreamento de blocos alterados (CBT) do VMware é preservado pela nossa abordagem com patente pendente; isso ajuda a fazer com que os backups incrementais sejam incrivelmente rápidos. Assim que o backup é concluído, o storage snapshot é removido. A figura abaixo mostra as etapas envolvidas com o backup a partir de snapshots de storage:

blog-5-xx-2015-bfss

A integração com EMC Storage será um enorme sucesso para nossos clientes, parceiros e clientes em potencial. O Veeam Availability Suite v9 chega em breve e deve estar disponível no final deste ano. A expectativa é, como nos grandes lançamentos anteriores, que tenhamos versões beta e prévias para que você possa conferir esta incrível nova funcionalidade. Os Fóruns da Veeam são o lugar para ficar de olho quando chegar a hora, mas até lá é possível se inscrever para ser o primeiro a saber quando o v9 estiver disponível.

Estes são alguns links para mais informações sobre este empolgante novo recurso e mais sobre o Veeam Availability Suite v9:

Página do VeeamAvailability Suite v9

Seminário on-line sobre a integração do Veeam com EMC Storage

Mais informações sobre backup a partir de snapshots de storage [currently written to v8 supported arrays]

Mais informações sobre o Veeam Explorer for Storage Snapshots [currently written to v8 supported arrays]

Idioma do artigo
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running