Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

Hyper-V é um hipervisor muito poderoso nos dias de hoje e existem três formas de usá-lo. Eu fiz posts em blogs sobre as três formas na Backup Academy, mas os principais aprendizados das três opções são:

  • Instalar o Hyper-V em um Sistema Windows Server 2012 R2 (instalação completa)
  • Instalar o Hyper-V em um Sistema Windows Server 2012 R2 (instalação básica)
  • Usar o Hyper-V Server 2012 R2 Gratuito

Neste post, vamos focar no Hyper-V Server 2012 R2 gratuito e sua instalação. Antes de começar, verifique os requisitos de sistema Hyper-V para usar o hipervisor gratuito. O primeiro passo é fazer o download do Hyper-V Server 2012 R2, que você pode encontrar no TechNet Evaluation Center. Uma vez que tenha feito o download do .ISO do Hyper-V Server 2012, vamos fazer o processo de instalação.

Uma vez que o .ISO esteja gravado num DVD, você pode fazer a inicialização do computador ou servidor no novo sistema operacional. Se aparecer esta tela onde você pode selecionar o idioma, o teclado e os formatos numéricos, isso é um sinal de que você está começando bem:

Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

Depois de selecionar a localização, o agente de instalação do Hyper-V Server vai iniciar a instalação da configuração selecionada (idiomas e teclado, em particular). Clique no botão “Install now” para iniciar o processo de instalação:

Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

O primeiro passo da instalação é aceitar o acordo de licenciamento para o Hyper-V Server 2012 R2:

Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

O próximo passo do agente de instalação especifica se deseja realizar uma nova instalação (Custom) ou um upgrade. Eu sempre escolho a instalação “Custom” para novas instalações. Se você fez um backup confiável do Hyper-V Server 2012 (não da edição R2) você pode tentar a opção Upgrade. Para efeito do post deste blog, vamos ficar com a opção “Custom”:

Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

A próxima decisão é muito importante no processo de instalação. Ela vai dizer ao processo de instalação do Hyper-V Server 2012 R2 onde (com relação aos discos de storage) a instalação do hipervisor deve ser feita. Neste exemplo, eu tenho um computador com um disco de 40 GB instalado. Este disco está vazio, e é importante notar que o processo de instalação vai apagar todo o conteúdo do disco. A opção de instalar neste novo disco está apresentada abaixo:

Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

Depois disto, o instalador do Hyper-V Server 2012 R2 vai preparar o disco e fazer com que o host Hyper-V esteja preparado para inicializar a partir dele mesmo:

Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

Uma vez que a instalação esteja completa, o host Hyper-V está quase pronto. O primeiro passo após o término da instalação é definir a senha do Administrador. Este é o usuário Administrador local do computador. Você ainda pode adicionar este host Hyper-V a um domínio de Active Directory, mas esta credencial será usada para o usuário local chamado Administrador:

Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

A senha que você escolher deve atender aos requisitos de complexidade básicos da senha para ambientes Windows modernos. E você informa a senha conforme mostrado abaixo (não perca a senha!):

Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

Uma vez que a senha tenha sido definida, o Hyper-V Server 2012 R2 está pronto para ser usado! A primeira tela que você verá é do console do host Hyper-V e nela um script especial (sconfig) disponível para configurações básicas de administração (definir o nome do computador, reiniciar, rede, etc.) assim como um prompt de comando:

Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

Com a instalação completa, existem alguns passos que você precisa completar. Para a maioria dos ambientes, o próximo passo lógico é completar os seguintes passos nesta ordem:

  • Definir o endereço de rede TCP/IP
  • Definir a configuração DNS
  • Configurar o Windows Firewall
  • Alterar o nome do computador
  • Fazer as atualizações do Windows
  • Conectar-se a um domínio de Active Directory

Estes são os itens básicos de configuração e dependem inteiramente do que você quer fazer com o hostHyper-V. Um comando que nunca me esqueço é relacionado às configurações do Windows Firewall. Para uso em laboratório, não use o Windows Firewall e este comando (na tela com o prompt de comando) vai desabilitar todas as configurações do Windows Firewall e mostrar a seguinte tela:
netsh advfirewall set allprofiles state off

Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

Pode ser necessária uma ou mais reinicializações do host Hyper-V para cada um dos passos acima. O próximo passo com o Hyper-V Server 2012 é conectar-se remotamente via Hyper-V Manager e começar a rodar as máquinas virtuais se todos os seus pré-requisitos do ambiente estiverem completos. O Hyper-V Manager pode ser instalado em quase todos os sistemas Windows (para o Windows 7 siga estes passos, para sistema Windows Server adicione as Hyper-V Management Tools). Usando o Hyper-V Manager o host Hyper-V é adicionado abaixo:

Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

A partir deste momento, você pode criar máquinas virtuais facilmente no host Hyper-V. É importante ter certeza que você está de acordo com os outros aspectos do gerenciamento remoto, pois estamos usando Hyper-V Server 2012 R2 sem interface de usuário no console. O passo mais comum é conectar remotamente com o Server Manager em outro Sistema Windows Server 2012 R2. No exemplo acima, eu renomeei o host Hyper-V para: SSA-HVNEST.SSA.LAB e o adicionei ao Server Manager para meu sistema mais crítico no lab:

Como Instalar Hyper-V Core: Guia passo a passo

Você já usou o Hyper-V Server 2012 R2 gratuito? Se já, o que você aprendeu sobre essa opção em comparação com outras formas em que o Hyper-V pode existir? Compartilhe suas experiências abaixo.

Idioma do artigo
Português (Brasil)
Similar Blog Posts
Business | 05/12/2023
Technical | 13/12/2022
28/09/2022
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running