O Novo Veeam Cloud Connect, agora com Serviços de Replicação

No ano passado, a Veeam lançou o Veeam Cloud Connect, uma nova tecnologia que permite criar e utilizar facilmente repositórios de backup externos. Foi a primeira solução especificamente projetada, considerando os Provedores de Serviço do ponto de vista técnico e comercial. Seus recursos extremamente fáceis de usar fizeram com que fosse um sucesso imediato e, hoje em dia, centenas de provedores de serviços estão oferecendo serviços de backup externo baseados no Cloud Connect.

Como é a primeira geração desta nova tecnologia, todos esperavam recursos adicionais nas novas versões, e a solicitação mais frequente tem sido “vocês vão adicionar recursos de replicação?”.

Como você pode imaginar pelo título desta publicação, é exatamente isso que está chegando na próxima versão!

Veeam Availability Suite v9 vai trazer o Veeam Cloud Connect Replication, uma solução de recuperação de desastre (Disaster Recovery – DR) rápida e segura na nuvem. DR é uma grande solução para aumentar a disponibilidade de data centers modernos, e faz isto aproveitando as tecnologias de replicação e criando réplicas externas de máquinas virtuais. Quando os usuários querem projetar e criar sites de DR, eles encontram um problema: os custos de construir e manter um site secundário. Neste segundo local, próprio ou alugado, eles necessitam colocar mais hardware e software de acordo com o tamanho de suas estruturas de produção, configurar e também gerenciar este novo ambiente, virtualmente dobrando os esforços de suas infraestruturas de TI. Além disto, como toda a carga de produção roda no site primário na maioria dos casos, o segundo site raramente é usado, e isso faz com que seu custo fique ainda maior quando comparado ao seu valor.

Esta é uma situação onde uma solução baseada na nuvem se encaixa perfeitamente. Ao alugar recursos de um provedor de serviços num modelo em que se paga pelo que se usa, os usuários têm o mesmo resultado (recursos de CPU, memória, storage e rede disponíveis para operações de failover) sem nenhum custo de investimento nem a sobrecarga de projetar e implementar um site de DR.

Além disto, a replicação de VMs através do Veeam Cloud Connect é fácil de usar e simples de configurar, graças a uma conectividade simples a uma porta no provedor de serviço através de uma conexão SSL/TLS segura e confiável. Então, não é necessário configurar e manter conexões VPN, ou portas múltiplas nos firewalls dos seus clientes. Sim, você entendeu perfeitamente: nós encapsulamos TODO o tráfego – tráfego de gerenciamento de replicação, de transferência dos dados da VM, e até mesmo de comunicação entre as VMs durante failovers parciais – numa única porta.

O usuário final, ao adquirir o serviço e se conectar ao provedor de serviço, verá um host virtual na nuvem com a visão dos seus recursos designados no site de DR com a respectiva alocação de CPU, memória, storage e rede. Basicamente, o host na nuvem serve como destino para os jobs de replicação configurados pelo usuário.

cloud_connect_1

O failover terá múltiplas opções. Obviamente, o failover de todo o site estará disponível, mas nós trabalhamos para incluir uma nova inovação adicional: failover de parte do site. Com esta inovação, os usuários finais poderão fazer failover de parte de sua carga de trabalho para o site de DR, enquanto as outras VMs continuarão rodando no site de produção. Este recurso avançado estará disponível graças aos appliances de extensão de rede que estão integrados à solução, e que vão simplificar a complexidade da rede e preservar a comunicação entre as VMs, independente de seu local físico. Diferente de outras soluções, o Veeam Cloud Connect Replication não vai gerenciar apenas a replicação, ele vai gerenciar também as conexões de rede entre os dois sites.

Visão do Provedor de Serviço

Recuperação de Desastre como Serviço (Disaster recovery-as-a-service – DRaaS) é sem dúvida um dos recursos mais requisitados pelos usuários.  Com o Veeam Cloud Connect Replication, os provedores de serviços terão uma solução completa para criar e disponibilizar rapidamente serviços de DRaaS para ambientes VMware vSphere e Microsoft Hyper-V.

cloud_connect_2

Uma grande tecnologia não é suficiente para oferecer um grande serviço. Para criar um serviço fácil de usar e de consumo rápido, especialmente para algo tão poderoso (e complexo no background) como DR, é necessário mais do que tecnologias robustas de replicação e rede. Existem mais alguns componentes essenciais, todos fornecidos pelo Veeam Cloud Connect.O software, graças aos seus recursos multilocatários nativos, vai permitir o isolamento completo dos usuários finais hospedados no mesmo hardware, assim como o gerenciamento de conectividade de rede integrada para todos os tipos de failover – tudo sem a necessidade de licenciar, aprender e manter qualquer software de terceiros.

Um Serviço Completo

Primeiro, facilidade de uso: uma vez que os usuários se registrem em um provedor de serviços, eles passam a ver um host virtual adicionado a seu B&R. Replicar VMs para a infraestrutura do provedor de serviços é tão fácil como configurar um job de replicação indicando este host na nuvem como destino. E como não existe diferença na configuração do job de replicação, os usuários atuais de Veeam não terão que aprender nada novo!

Segundo, a remoção da maior dor de cabeça de qualquer serviço de DR: rede. O appliance de Network Extension preserva a comunicação com e entre as VMs replicadas durante o failover total ou parcial, independente de sua localização – mesmo sem ter que fazer qualquer alteração na configuração TCP/IP da réplica antes, durante ou depois do failover. Você está imaginando como isto é possível? É verdade, uma vez Arthur C. Clarke disse que não se distingue uma tecnologia suficientemente avançada de uma mágica.

Terceiro, largura de banda de comunicação amigável. Transferência de dados, compressão, replicação do backup, aceleração de WAN integrada, tudo é fornecido como parte do Cloud Connect Replication para permitir que clientes com conexões WAN lentas, não confiáveis ou com grande volume de dados, sustentem sua carga de trabalho com RPOs que nunca foram possíveis antes com a largura de banda que eles têm.

E finalmente, autosserviço. Isto é crítico para qualquer serviço na nuvem, e o Veeam Cloud Connect não é uma exceção. É por isso que vamos oferecer um portal web rodando no provedor de serviços e acessível ao usuário final usando qualquer dispositivo, e de qualquer lugar. Usando este portal, o cliente final poderá fazer o login e iniciar qualquer plano de failover por conta própria, sem a necessidade de intervenção do provedor de serviços.

Esta nova tecnologia fantástica estará disponível no Veeam Availability Suite v9, que estará disponível em Q3 este ano. Eu mal posso esperar para poder falar mais e mostrá-la; enquanto isso, você pode se registrar no primeiro a saber quando a v9 estará disponível.

Idioma do artigo
Português (Brasil)
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running