Como fazer: Mover uma VM VMware de um host para outro SEM o VMware vMotion

O VMware vMotion é um recurso do vSphere que possibilita mover uma máquina virtual VMware em execução de um host para outro, sem impactos significativos no seu ambiente de produção. O VMware vMotion foi introduzido em 2003 e agora faz parte de quase todas as edições do VMware vSphere, exceto o vSphere Essentials Kit, que é projetado para ambientes virtuais pequenos.

Há vários cenários em que o VMware vMotion pode ser útil, como a manutenção programada de hardware quando for necessário mover suas VMs para outro host ESX(i) por um período curto sem tempo de inatividade e para a migração proativa de VMs atualmente executadas em servidores com desempenho insuficiente. Se a sua licença do vSphere inclui o VMware vMotion, parabéns. Você é um administrador de virtualização de sorte! Mas o que fazer se a sua licença do vSphere não tiver esse recurso OU se você precisa disso somente para um projeto de uso único? Nesse caso, a Migração Rápida da Veeam pode ser a solução.

O que é a Migração Rápida? Migração Rápida é um recurso do Veeam Backup Free, uma edição completamente gratuita do Veeam Backup & Replication (sem data de validade!). Embora a Migração Rápida esteja incluída em todas as edições dos produtos de backup da Veeam, falaremos somente sobre os itens gratuitos, já que esse é um guia rápido para migrar máquinas virtuais ativas do VMware:

  • Faça o download do Veeam Backup Free Edition;
  • Instale o Veeam Backup Free Edition em uma máquina física ou virtual com um sistema operacional Windows. Esse é um processo simples, basta clicar em “próximo” até concluir a instalação. Isso leva 15 minutos. As instruções passo a passo estão aqui;
  • Antes de executar a Migração Rápida, adicione os hosts ESX(i) de origem e destino à árvore do inventário no console do Veeam Backup. A interface de usuário é bastante intuitiva e essa ação não é complicada. Mas se quiser se certificar de que tudo está correto, dê uma olhada aqui.

Pronto! Próxima pergunta: Como migrar minhas VMs do VMware usando a Migração Rápida?

A Migração Rápida permite que você migre uma VM ativa entre hosts e/ou datastores. Selecione a VM, clique com o botão direito e selecione Quick Migration (Migração Rápida):

Quick Migration

O assistente inclui várias etapas intuitivas.

Isso é tudo!

Comentários adicionais:

  1. A Migração Rápida pode ser útil quando você precisa migrar VMs do VMware entre hosts VMware ESX(i) sem interrupções aparentes e o VMware vMotion não está disponível, OU quando precisa mover VMs ativas entre datastores separados e o vSphere Storage vMotion não está disponível. Em ambos os casos, a Migração Rápida da Veeam usará a tecnologia proprietária SmartSwitch para ajudar você a migrar VMs.
  2. De modo geral, a Migração Rápida funciona com VMs VMware em qualquer estado, mas esse recurso torna-se incrivelmente valioso quando a sua VM está em execução e você não deseja causar um grande impacto no tempo de atividade do sistema fazendo uma migração off-line.
  3. A Migração Rápida pode mover várias VMs do VMware entre a origem e o destino simultaneamente e não uma de cada vez.
  4. A Migração Rápida só está disponível para o VMware, não para o Hyper-V.
  5. O Veeam Backup Free Edition exige no mínimo a edição paga do VMware ESXi por causa das restrições de API do ESXi Free.

Espero que essas informações sejam úteis. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, sinta-se à vontade para entrar em contato.

Para obter mais informações, você pode ler:

Stay up to date on the latest tips and news
By subscribing, you are agreeing to have your personal information managed in accordance with the terms of Veeam’s Privacy Policy
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK