NOVO lançamento de backup e recuperação para AWS!

Veeam lança sua mais recente solução de backup e recuperação para AWS: Veeam Backup for AWS v3. Esse é o maior lançamento desde o original, há um ano, e contém alguns novos recursos massivos para proteger dados da AWS, especialmente os mais solicitados pelos usuários.

Para aqueles que ainda não usam o Veeam Backup for AWS, a solução é implantada diretamente do AWS Marketplace e habilita backup do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), Amazon Relational Database (Amazon RDS) e do Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC) usando snapshots nativos da AWS e backup para o storage de objeto do Amazon Simple Storage Service (Amazon S3). Ainda há a possibilidade de realizar tarefas de cópia de backup para qualquer outro repositório suportado pela Veeam, por meio do Veeam Backup & Replication. As opções de recuperação são igualmente flexíveis e muito rápidas a fim de minimizar o risco de paralização, com opções de recuperação completa e no nível do arquivo na AWS ou para qualquer outra plataforma suportada pela Veeam.

Vamos explorar para ver alguns dos novos recursos principais desse lançamento.

Backup do Amazon RDS

Agora é possível automatizar e agendar completamente os snapshots do Amazon RDS, incluindo a replicação dos snapshots entre regiões e contas do AWS. As restaurações do banco de dados inteiro são incrivelmente rápidas e podem sobrescrever em um local já existente ou ser armazenadas como novas instâncias em uma nova região ou conta. Esse suporte se estende para os seguintes bancos de dados:

  • Microsoft SQL Server
  • Oracle
  • MariaDB
  • MySQL
  • PostgreSQL

Proteger uma instância do Amazon RDS é tão simples quanto criar uma nova política usando o mesmo assistente que você já conhece. Basta selecionar Políticas, RDS e clicar em Adicionar.

Da mesma maneira que protege as instâncias do Amazon EC2, você pode proteger bancos de dados escolhendo o banco de dados individual ou usando tags. As restaurações são realizadas do mesmo modo, basta escolher o ponto de restauração que você quer usar e executar, por meio do assistente de restauração, especificando qual região e conta do AWS você quer usar para restaurar o banco de dados.

Backup do Amazon VPC

Também adicionamos suporte para Amazon VPC. Esse recurso oferece a capacidade de proteger todos os itens de configuração em um VPC, incluindo Grupos de Segurança, tabelas de rota, sub-redes e muito mais. Conforme as implantações crescem no Amazon EC2, a capacidade de proteger suas definições de VPC torna-se essencial ao tentar realizar restaurações. Imagine um cenário em que você tenha sido alvo de um ataque malicioso e precise restaurar todas as cargas de trabalho em uma região em particular. Recriar manualmente todos os grupos de segurança antes de restaurar as cargas de trabalho seria uma tarefa demorada e trabalhosa, se os registros da configuração tiverem mesmo sido mantidos. Fazendo backup dessas definições de configuração, é possível recriar facilmente um VPC em segundos.

O Veeam Backup for AWS oferece a capacidade de detectar alterações nas configurações de VPC. Ao clicar no botão de comparação, você verá que a janela de pontos de restauração oferece informações sobre quaisquer alterações que tenham sido feitas. Ao selecionar um ponto de restauração, podemos comparar os atributos entre o backup e o que está em produção. Isso possibilita que o operador de backup decida se deve realizar uma restauração.

Controle de acesso baseado em função

Agora, o acesso ao portal e à interface Web é configurável usando o Controle de Acesso Baseado em Função (RBAC). Com suporte RBAC, adicionamos o suporte SAML2, que permite que você configure um provador de identidade. Isso permite que as equipes de operações limitem o uso do portal do Veeam Backup for AWS a tarefas específicas para cada função. Há três funções que podem ser usadas para fornecer acesso ao portal:

  • Administrador do Portal
  • Operador do Portal
  • Operador de Restauração

Ao restringir o acesso, os consumidores agora têm a capacidade de garantir o cumprimento da conformidade também nos procedimentos das operações. Essas contas são criadas na área de configuração do Veeam Backup for AWS e adicionadas aos usuários do portal. Quando criar um usuário do portal, basta selecionar ou uma conta local do Veeam Backup for AWS ou uma Conta de Provedor de Identificação.

Melhorias na Recuperação no Nível do Arquivo

Embora a Recuperação no Nível do Arquivo tenha sido um recurso do Veeam Backup for AWS desde o primeiro lançamento, agora é possível restaurar arquivos para o local original. Anteriormente, só era possível fazer download dos arquivos para o desktop com o qual o operador estivesse acessando o portal. Agora, com a Recuperação no Nível do Arquivo, podemos escolher restaurar para o local original. Isso restaurará todos os arquivos selecionados diretamente de volta para a instância do Amazon EC2 e à pasta de origem naquela instância do Amazon EC2.

Suporte para AWS Outpost

Agora o Veeam Backup for AWS v3 oferece suporte para AWS Outposts. Qualquer pessoa que esteja usando o AWS Outposts em um data center local pode usar o Veeam Backup for AWS para proteger e restaurar cargas de trabalho executadas em Outposts. O suporte para AWS Outpost oferece aos clientes os recursos para gerenciar esses ambientes híbridos do AWS.

Resumo

Resumindo, esse novo lançamento possui os recursos que os clientes estão procurando quando usam a plataforma AWS. Os recursos para proteger não apenas instâncias do Amazon EC2, mas o Amazon RDS e o Amazon VPC são essenciais tanto para empresas quanto desenvolvedores que usam serviços de backup e recuperação nativos para AWS. Para clientes Veeam que gerenciam ambientes híbridos ou de múltiplas nuvens, essa mesma funcionalidade está disponível como parte do Veeam Backup & Replication, oferecendo a flexibilidade e o poder de mover e gerenciar seus dados independentemente de onde estejam.

Há tantos recursos novos que não consigo cobrir em uma única postagem, então, encorajo vocês a implantarem o mais recente lançamento por meio do AWS Marketplace e experimentarem. No verdadeiro estilo Veeam, é possível proteger até 10 instâncias do AWS GRATUITAMENTE.


Recursos adicionais:

Idioma do artigo
Similar Blog Posts
Business | 13/11/2023
Technical | 04/05/2023
Technical | 04/05/2023
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running