A contagem regressiva continua! Anúncio do suporte a fitas no Veeam Backup & Replication v7

Já anunciamos quatro novos recursos incríveis do Veeam Backup & Replication v7. E ainda não acabamos! Temos a grande satisfação de anunciar o quinto novo recurso na Contagem Regressiva do v7 – Archive to Tape!

Se você usa os produtos Veeam há algum tempo, sabe que nossa maior preocupação é ajudar nossos clientes a obter o potencial máximo que a virtualização oferece a uma infraestrutura de TI moderna. Até hoje, nunca havíamos suportado de maneira nativa a gravação de arquivos de backup em fitas. Porém, escutamos o que vocês tinham a dizer nos Fórums Veeam, no Twitter e nos eventos. Atendendo a pedidos, o Veeam Backup & Replication v7 vai oferecer o recurso Archive to Tape, para que você tenha mais opções para arquivar seus backups: disco, nuvem e fita.

O novo suporte a fitas é uma ótima maneira de contar com backups Veeam portáteis, que podem ser levados para outro lugar. Assim como o Veeam Backup & Replication Cloud Edition, que permite backups simples em mais de 15 provedores de armazenamento diferentes, o suporte a fitas responde à pergunta “Como posso levar meus backups para outros lugares com baixo custo?”

As fitas estão obsoletas?

Se você acredita no que lê por aí, sim. Porém, com base nos comentários que recebemos de nossos clientes, sabemos que isso não vale para todo mundo. Seja para cumprir regras de conformidade, por políticas internas ou simplesmente se você precisa arquivar backups usando uma infraestrutura de fitas na qual você já investiu, você pode contar com nosso recurso Archive to Tape para lidar com estes desafios.

O recurso Archive to Tape no Veeam Backup & Replication v7 suporta bibliotecas virtuais de fitas (VTLs), bibliotecas de fitas e unidades independentes.

Lidar com VTLs, bibliotecas de fitas e unidades independentes é fácil com o v7. Se o dispositivo de fita puder ser visto no Gerenciador de Dispositivos do Windows, ele é reconhecido automaticamente por nosso software.

Tape Infrastructure

Figura 1: Fita vista no nó de Infraestrutura de Backup (interface sujeita a mudanças)

Trabalhos

O novo suporte a fitas oferece dois tipos de trabalhos: Backups em fitas e Arquivos em fitas. A figura abaixo mostra uma prévia interna desta seção com assistente da interface do Veeam Backup & Replication v7.

Figure 2: Backup to tape wizard

Figura 2: Assistente de backup para fitas (interface sujeita a mudanças)

Com o Backup para fitas você tem a capacidade de arquivar backups Veeam produzidos por trabalhos específicos em fitas, ou pode escolher arquivar repositórios de backup inteiros em fitas. Isso significa que você pode ter vários trabalhos de backup em sua infraestrutura e levá-los em um arquivo único para uma fita.

A Veeam também oferece uma opção de programação muito conveniente para trabalhos de backup em fitas. Esta opção inicia o trabalho sempre que houver uma mudança nos arquivos em trabalhos de backup VM. Você não precisa mais programar seus backups em fitas – sempre que você executar um trabalho de backup VM, os arquivos produzidos serão enviados automaticamente para a fita. Não é incrível?

Com o Arquivos em fitas você conta com um assistente fácil de usar, para adicionar arquivos específicos nas fitas a partir de servidores Windows ou Linux (virtuais ou físicos). Se os servidores estiverem registrados na Infraestrutura de Backup, você poderá gravar qualquer tipo de arquivo na fita. Nós inclusive melhoramos a Microsoft VSS para que arquivos bloqueados por aplicativos em execução possam chegar às fitas em estado consistente.

Escutamos vários administradores de TI reclamando da perda do NTBackup. Como seu substituto, o Windows Server Backup (WSB), não inclui suporte a fitas, muitos de vocês estão perdendo funcionalidades necessárias em suas organizações. Seus problemas acabaram! A Veeam vai devolver esta funcionalidade com o Veeam Backup Free Edition, que terá suporte a fitas para operações de arquivos sem custo! O Free Edition suporta até restaurações a partir de fitas criadas com o NTBackup!

Restauração

Ao restaurar backups a partir de fitas, você tem as mesmas possibilidades de quando usa backups em disco. Os backups são recuperados para um de seus repositórios e são importados automaticamente. A partir daí você pode usar todos os nossos recursos incríveis, como VM Recovery, Veeam Explorer para Microsoft Exchange e outros assistentes, para executar uma restauração completa de VM e muito mais!

É importante ter em mente que as restaurações são totalmente integradas para manter a VM e a perspectiva de ponto de recuperação. Não estamos apenas rastreando arquivos de backup nas fitas – estamos rastreando VMs e pontos de restauração para garantir uma experiência de restauração ininterrupta. Você só precisa escolher a VM e o ponto de restauração, e nossa solução vai fazer o resto – descobrir quais fitas são necessárias, permitir que você as carregue se ainda não estiverem na biblioteca e então fazer a restauração. Calma! Em vez de pensar nas recuperações de arquivos de backup, você pode manter o foco nas VMs e pontos de recuperação, exatamente como você faz hoje a partir do disco.

A figura abaixo mostra uma prévia interna do assistente de restauração.

Figure3: Tape restore wizard

Figura 3: Assistente de restauração com fita (interface sujeita a mudanças)
Mas, e se você for um cara de scripting que odeia interfaces? Como sempre, este recurso tem percepção PowerShell!

A restauração de arquivos a partir de fitas tem a facilidade de uso que você sempre espera da Veeam. Recupere dados para a localização original ou para outro servidor. Você também pode escolher restaurar a segurança do arquivo e da pasta, e se você quer ou não sobrescrever arquivos existentes.

Saiba mais

O vídeo abaixo mostra um pouco do novo recurso Archive to Tape.

Registre-se para ser o primeiro a saber sobre todos os novos recursos do v7. E saiba mais sobre os recursos do v7 que já anunciamos, incluindo:

  1. Backup e recuperação aprimorados para o vCloud Director
  2. Novo Plug-in para o vSphere Web Client
  3. Veeam Explorer para Microsoft SharePoint
  4. Virtual Lab para Hyper-V

 

Idioma do artigo
Português (Brasil)
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running