No icônico filme de Charlie Chaplin, "Tempos Modernos", existe uma cena clássica onde ele tenta acompanhar uma linha de montagem ininterrupta com os resultados que você já deve imaginar. É uma boa cena para se ter na cabeça ao considerar a tecnologia de TI dos dias de hoje. A TI está evoluindo rapidamente e as expectativas sobre os serviços que ela oferece estão aumentando cada vez mais com orçamentos ainda mais reduzidos para atender a essas demandas.

Transformação digital

O mundo da tecnologia está bem no meio da transformação digital. A adesão das tecnologias de nuvem híbrida e a virtualização estão mudando drasticamente o modo como a TI fornece aplicações e serviços. Existem novas expectativas de agilidade, simplicidade e, talvez o mais importante, Disponibilidade. Clientes, parceiros e funcionários esperam que aplicações e dados estejam disponíveis sempre, em todos os lugares, através de qualquer dispositivo. Mas existe outra mudança fundamental acontecendo, independentemente da indústria, do tamanho da empresa ou de sua localização — a corporação moderna está mudando o modo como fornece seus serviços e produtos. TODA empresa está se tornando uma empresa informatizada, e com essa mudança, um novo conjunto de desafios de TI surge. E se as empresas não estão procurando meios de mudar seus modelos de negócios, provavelmente vão acabar competindo com uma que já tenha feito isso. A tecnologia nunca teve tanta importância como vantagem competitiva.

Convergir ou não convergir

Uma das ferramentas fundamentais que está capacitando e impulsionando a transformação digital é a infraestrutura convergente. O motivo dessa adesão massiva de infraestruturas convergentes é bem simples: A combinação de storage, conexão, computação e virtualização fornece mais eficiência, implementação e desempenho estáveis. Esses sistemas são um grupo pré-integrado de tecnologia. Eles são pré-configurados para cargas de trabalho e aplicações particulares e otimizados para operar em conjunto. Isso elimina uma boa parte do gerenciamento e regularização que libera esses recursos para concentração em projetos mais importantes.

Mas a convergência foi apenas a primeira etapa. Para ganhar ainda mais agilidade e eficiência, estamos procurando uma adesão rápida de sistemas hiperconvergentes. Com uma infraestrutura hiperconvergente, uma camada de software e um gerenciamento comum são adicionados à equação, integrando os componentes com ainda mais firmeza.   Aliás, existe um modo de distinguir a diferença entre infraestruturas convergentes e hiperconvergentes: Na convergente, você possui componentes separados pré-configurados e validados entre si, mas ainda são componentes separados — com a hiperconvergente, você possui apenas um sistema em que todos os componentes funcionam como um.

To converge or not to converge

 

Então, qual é a ideal para você? Bom, isso depende. Antes as infraestruturas convergentes eram implementadas para cargas de trabalho maiores e mais importantes, enquanto as hiperconvergentes eram para casos de uso específico como VDI ou escritório remoto. Mas com a alta disponibilidade de sistemas hiperconvergentes com storage de nível corporativo (flash) e rede veloz, essas barreiras estão sumindo.

Tempos modernos exigem Disponibilidade moderna

Ao adotar infraestruturas modernas como parte da sua transformação digital, passa a ser mandatório adotar uma proteção de dados moderna que seja adequada para essas soluções. Na verdade, aqui na Veeam nós estamos mudando o modo como o mundo pensa sobre a proteção de dados. Em vez de proteção de dados, nós chamamos isso de Disponibilidade. Se você parar para pensar sobre isso, essa é a próxima etapa lógica. Por que fazemos backup? Para recuperar algo quando for necessário. Por que recuperamos? Para manter os dados e aplicações disponíveis.

O Veeam Availability Suite fornece uma abordagem inovadora para backup, replicação e recuperação. Ele é feito para oferecer os maiores níveis de Disponibilidade para os ambientes altamente virtualizados de hoje.

É agnóstico em relação à convergência, o que significa que vai funcionar com qualquer sistema hiperconvergente ou convergente líder do mercado. Também está fortemente integrado com os principais fornecedores de storage e de sistemas hiperconvergentes para garantir a Disponibilidade de aplicações.

O Veeam Availability Suite oferece recuperação rápida do que você quiser, da forma que quiser, com objetivos de ponto de recuperação baixos e recuperação de desastres simplificada, além do 2 em 1: backup e replicação (2-in-1: backup and replication). A Veeam possibilita capacidade de recuperação verificada de cada arquivo, aplicação ou servidor virtual através de testes automatizados com trilhas de auditoria.

O Veeam Availability Suite é a proteção de dados moderna que você precisa nesses tempos modernos, independentemente da infraestrutura que você está usando ou considerando instalar. Saiba mais sobre qual é a certa para você em nossos white papers: Estabelecendo Infraestruturas Convergentes que Não te Abandonam e Guia Essencial para Proteção de Dados em Ambientes Híbridos, Hiperconvergentes e Convergentes.

GD Star Rating
loading...
Tempos modernos exigem soluções modernas — por que a convergência é a escolha certa, 5.0 de 5 baseado em 2 avaliações

Veeam Availability Suite

#1 Cloud Data Management for on premises, AWS, Microsoft Azure and Azure Stack, and IBM Cloud.

FREE TRIAL