Tempos modernos exigem soluções modernas — por que a convergência é a escolha certa

No icônico filme de Charlie Chaplin, “Tempos Modernos”, existe uma cena clássica onde ele tenta acompanhar uma linha de montagem ininterrupta com os resultados que você já deve imaginar. É uma boa cena para se ter na cabeça ao considerar a tecnologia de TI dos dias de hoje. A TI está evoluindo rapidamente e as expectativas sobre os serviços que ela oferece estão aumentando cada vez mais com orçamentos ainda mais reduzidos para atender a essas demandas.

Transformação digital

O mundo da tecnologia está bem no meio da transformação digital. A adesão das tecnologias de nuvem híbrida e a virtualização estão mudando drasticamente o modo como a TI fornece aplicações e serviços. Existem novas expectativas de agilidade, simplicidade e, talvez o mais importante, Disponibilidade. Clientes, parceiros e funcionários esperam que aplicações e dados estejam disponíveis sempre, em todos os lugares, através de qualquer dispositivo. Mas existe outra mudança fundamental acontecendo, independentemente da indústria, do tamanho da empresa ou de sua localização — a corporação moderna está mudando o modo como fornece seus serviços e produtos. TODA empresa está se tornando uma empresa informatizada, e com essa mudança, um novo conjunto de desafios de TI surge. E se as empresas não estão procurando meios de mudar seus modelos de negócios, provavelmente vão acabar competindo com uma que já tenha feito isso. A tecnologia nunca teve tanta importância como vantagem competitiva.

Convergir ou não convergir

Uma das ferramentas fundamentais que está capacitando e impulsionando a transformação digital é a infraestrutura convergente. O motivo dessa adesão massiva de infraestruturas convergentes é bem simples: A combinação de storage, conexão, computação e virtualização fornece mais eficiência, implementação e desempenho estáveis. Esses sistemas são um grupo pré-integrado de tecnologia. Eles são pré-configurados para cargas de trabalho e aplicações particulares e otimizados para operar em conjunto. Isso elimina uma boa parte do gerenciamento e regularização que libera esses recursos para concentração em projetos mais importantes.

Mas a convergência foi apenas a primeira etapa. Para ganhar ainda mais agilidade e eficiência, estamos procurando uma adesão rápida de sistemas hiperconvergentes. Com uma infraestrutura hiperconvergente, uma camada de software e um gerenciamento comum são adicionados à equação, integrando os componentes com ainda mais firmeza.   Aliás, existe um modo de distinguir a diferença entre infraestruturas convergentes e hiperconvergentes: Na convergente, você possui componentes separados pré-configurados e validados entre si, mas ainda são componentes separados — com a hiperconvergente, você possui apenas um sistema em que todos os componentes funcionam como um.

To converge or not to converge

 

Então, qual é a ideal para você? Bom, isso depende. Antes as infraestruturas convergentes eram implementadas para cargas de trabalho maiores e mais importantes, enquanto as hiperconvergentes eram para casos de uso específico como VDI ou escritório remoto. Mas com a alta disponibilidade de sistemas hiperconvergentes com storage de nível corporativo (flash) e rede veloz, essas barreiras estão sumindo.

Tempos modernos exigem Disponibilidade moderna

Ao adotar infraestruturas modernas como parte da sua transformação digital, passa a ser mandatório adotar uma proteção de dados moderna que seja adequada para essas soluções. Na verdade, aqui na Veeam nós estamos mudando o modo como o mundo pensa sobre a proteção de dados. Em vez de proteção de dados, nós chamamos isso de Disponibilidade. Se você parar para pensar sobre isso, essa é a próxima etapa lógica. Por que fazemos backup? Para recuperar algo quando for necessário. Por que recuperamos? Para manter os dados e aplicações disponíveis.

O Veeam Availability Suite fornece uma abordagem inovadora para backup, replicação e recuperação. Ele é feito para oferecer os maiores níveis de Disponibilidade para os ambientes altamente virtualizados de hoje.

É agnóstico em relação à convergência, o que significa que vai funcionar com qualquer sistema hiperconvergente ou convergente líder do mercado. Também está fortemente integrado com os principais fornecedores de storage e de sistemas hiperconvergentes para garantir a Disponibilidade de aplicações.

O Veeam Availability Suite oferece recuperação rápida do que você quiser, da forma que quiser, com objetivos de ponto de recuperação baixos e recuperação de desastres simplificada, além do 2 em 1: backup e replicação (2-in-1: backup and replication). A Veeam possibilita capacidade de recuperação verificada de cada arquivo, aplicação ou servidor virtual através de testes automatizados com trilhas de auditoria.

O Veeam Availability Suite é a proteção de dados moderna que você precisa nesses tempos modernos, independentemente da infraestrutura que você está usando ou considerando instalar. Saiba mais sobre qual é a certa para você em nossos white papers: Estabelecendo Infraestruturas Convergentes que Não te Abandonam e Guia Essencial para Proteção de Dados em Ambientes Híbridos, Hiperconvergentes e Convergentes.

Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running