Como conseguir a certificação em Hyper-V — O caminho para ser um especialista

Ser certificado em uma área específica do TI é mesmo uma boa. A cada dia novas tecnologias surgem, as companhias desenvolvem softwares incorporando essas tecnologias e os usuários tentam descobrir como tudo funciona. A certificação é um ótimo jeito de mostrar que você é entendido das coisas.

Comecei a sentir necessidade de testar minhas habilidades com a tecnologia Hyper-V, de organizar as informações na minha cabeça e talvez aprender algo novo, também. Por isso que eu decidi buscar a certificação em Hyper-V.

Quando comecei a pesquisar essa área, descobri que não existia nenhuma guia com um conjunto bem estruturado de informações. Decidi então fazer eu mesmo uma lista, um ponto inicial para outras pessoas interessadas em conseguir a certificação em Hyper-V.

Por que a certificação em Hyper-V?

Além da paixão, organizar um conhecimento existente e aprender coisas novas sobre tecnologia, ainda existem outras boas razões para buscar a certificação. Mesmo que, em alguns casos, a certificação possa não estar relacionada com a experiência diária de algumas pessoas, um candidato com uma certificação em TI pode receber um salário 15 a 30% maior que uma pessoa sem ela. Isto já uma boa razão para se interessar!

Certificação em Hyper-V

Embora existam vários exames da Microsoft (veja a lista completa), e alguns deles apresentem algo sobre virtualização, em maior ou menor medida, não existe um exame orientado especificamente para administradores com alguma experiência nessa área (não necessariamente da Microsoft), como estar responsável por projetar, implementar e manter uma infraestrutura de virtualização. Esse exame se chama Virtualização de Servidores com Windows Server Hyper-V e System Center (74-409). Passar no exame automaticamente torna você um MCS (Microsoft Certified Specialist), que é uma das certificações na enorme comunidade dos MCPs (Microsoft Certified Professionals). Ser um MCP traz muitas vantagens. Pronto para se preparar para o exame?

Preparando-se para se certificar em Hyper-V

Página oficial do exame 74-409

Primeiramente, recomendo um primeiro passo óbvio: Visite uma página oficial da Microsoft dedicada a esse exame. Leia as informações gerais sobre o exame:

  • Idiomas disponíveis
  • Opções de preparação
  • Expectativas de um candidato
  • Uma lista com muitos dos tópicos que o exame aborda

Conferindo essa lista, você poderá saber se já está pronto para prestar o exame ou se precisa de tempo para se preparar.

Vamos considerar a segunda opção e dar uma olhada nos recursos que você pode utilizar para se preparar.

Curso off-line para o 74-409

Se você puder pagar pelo exame, ter 5 dias inteiros disponíveis e for sortudo o suficiente para ter um centro oficial de treinamento da MS na sua cidade, então você já começou bem. Inscreva-se para um curso offline, aprenda tudo o que puder com os especialistas da Microsoft durante os 5 dias e não deixe de esclarecer qualquer dúvida antes de prestar o exame.

MVA (Microsoft Virtual Academy)

Infelizmente, nem todos nós podemos fazer o curso offline e precisamos recorrer às opções online. A primeira opção de todas é Na MVA. É um site bem conhecido, em que você pode fazer cursos oficiais da Microsoft ministrados pelos profissionais da Microsoft, tudo no conforto do seu lar ou escritório. É só fazer login, criar seu plano pessoal de estudo, avançar no seu aprendizado ganhando pontos e insígnias, seguindo seu ritmo, no seu tempo livre! Seu painel pessoal lhe ajudará a administrar o progresso do seu plano de estudos. O curso recomendado para se preparar para o exame 74 é: Virtualização de Servidores com Windows Server e Hyper-V.

Virtualization Squared

A Microsoft tem outro portal, chamado Microsoft Squared dedicado especialmente àqueles que estão atrás de oportunidades para se certificar em Hyper-V. Você conseguirá boas informações lá, mas quando se trata de estudar de fato, você será transferido de volta para a MVA.

Guia de Estudo Veeam para o exame 74-409

A Microsoft Virtual Academy pode não servir para todos, por isso sugiro fazer o download de um Guia de Estudo gratuito. Este guia foi escrito por Thomas Orin, o autor do material didático para o Microsoft Learning e oito vezes Microsoft MVP, credenciais que garantem a qualidade do conteúdo. A melhor coisa do Guia de Estudo é que você pode pôr o PDF no seu tablet ou notebook e ler quando quiser. O material é dividido em oito capítulos e cobre inteiramente o programa do exame. Observação: A recepção do Guia de Estudo pela comunidade de TI foi um grande sucesso.

Recursos adicionais:

Além disso tudo, tenho umas fontes extras de informação, que serão úteis para se preparar. Ponho-as em lista, sem me deter numa descrição detalhada:

  1. Um conjunto de pôsteres sobre Virtualização de Nuvem Privada do Windows Server 2012 R2
  2. Born to learn wiki
  3. Visão Geral do Hyper-V
  4. TechNet center
  5. Microsoft Certification exam overview, formatos típicos de questões de exame
  6. Cursos em vídeo: CBTnuggets e Pluralsight
  7. Blogs TechNet relacionados com a Hyper-V
  8. Práticas recomendadas do Windows Server 2012 com Hyper-V, formato checkpoint
  9. Vídeos da TechNet
  10. FAQs e políticas dos exames de Certificação Microsoft, políticas e notas

Experiência prática

Outra forma importante de estar preparado para o exame é garantir habilidades práticas e sólidas, mais do que só um pouco de conhecimento teórico. Utilize seu lab pessoal para testar/compilar/instalar/dar crash nas coisas de novo e de novo, ganhando uma experiência fundamental para passar no exame. E se você não tiver um lab, você pode facilmente configurar um na sua casa, onde você fique livre para experimentar,seguindo essa sequência curta de instruções.

Exame

Depois de ter se preparado direitinho, você fará o exame. Marque seu exame na página do exame, ou procure centros oficiais por perto. Vá ao local do exame no dia agendado e um funcionário guardará seus pertences e lhe monitorará durante toda a prova.

No exame, você deve esperar por 45 questões e 120 minutos de tempo para respondê-las. O exame inclui questões de arrastar e soltar, múltipla escolha, resposta múltipla e “ponha na ordem certa”. A maioria das questões são sobre Hyper-V 2012 R2 e Windows Server Failover Clustering. O teste não é focado inteiramente em Hyper-V; várias questões focarão em VMM 2012 R2, DPM 2012 R2, SCOM 2012 R2 e Windows Azure.

Você pode esperar por:

  • Questões gerais do tipo “como se chama esse recurso?”
  • Questões práticas como “qual é a ordem correta para configurar isso?”
  • Questões de elaboração de um cenário como “imagine que você seja um administrador de uma companhia, seu chefe fala com você e pede…”

A pontuação máxima é de 1000 pontos. A pontuação mínima para aprovação é de 700 pontos. De acordo com a minha experiência pessoal, não tenho certeza se a pontuação está relacionada à dificuldade da questão, por exemplo, 22,2 pontos para a resposta correta. Contudo, tenho a impressão de que algumas questões valem mais pontos que outras.

Os resultados do exame serão exibidos assim que você completar as 45 questões e responder um questionário da Microsoft. Se você for aprovado, seu certificado estará disponível, nasua página pessoal da Microsoft, apenas algumas horas depois de terminar o exame.

E depois?

Se você concluiu o exame 74-409, tornando-se um especialista Hyper-V certificado, sugiro que você continue com o título MCSA (Microsoft Certified Solutions Associate) com alguma das especificações (existem sete delas). Esse passo expandirá seus conhecimentos ainda mais. E mais, há um bônus especial para o “MSCA Windows Server 2012”, em que você tem direito a substituir um dos exames, como o #70-412, dos três necessários, pelo exame #74-409. Parece ótimo, não?

Desejo a você boa sorte com seus exames e espero ouvir ótimas notícias suas em breve! Por favor, compartilhe sua experiência com certificação-MS nos comentários desta postagem.

 

Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running