Por que nossa abordagem de hardware agnóstico baseada em software faz sentido para backups

Tendo trabalhado ativamente na área de provedor de serviços durante toda a minha carreira antes de ingressar na Veeam, eu entendo os pontos problemáticos que surgem ao oferecer serviços de backup e recuperação. Passei inúmeras horas trabalhando para obter a melhor combinação de hardware e software para esses serviços. Também conheço em primeira mão os desafios que as plataformas de storage representam para as equipes de arquitetura, engenharia e operações que as projetam, implementam e gerenciam.

Escalabilidade de storage

Uma verdade imutável que existe em nosso mundo é que backup e storage andam de mãos dadas, e você não pode ter um sem o outro. Nos últimos tempos, tem havido um crescimento extremo na quantidade de dados que estão sendo copiados, e a expansão dos mesmos também se tornou cada vez mais difícil de gerenciar. Embora os dados estejam crescendo mais rapidamente do que nunca, em termos relativos, os problemas criados por eles não mudaram nos últimos dez anos — eles só foram ampliados.

Com foco no storage, aqueles que implementaram qualquer plataforma de storage entendem que, em determinado ponto, as restrições de hardware e software começam a entrar em ação. Eu ainda não experimentei ou ouvi falar de um sistema de storage que não aplica alguma limitação a escala ou desempenho em algum momento. Independentemente de você estar limitado por discos físicos, controladores baseados em limites ou sobrecargas de software, a realidade é que nenhum sistema é infinitamente escalável e livre de desafios.

A solução imediata para resolver esses desafios na minha experiência (e informalmente) sempre foi utilizar mais hardware nas plataformas, adquirindo mais. Quer se trate de restrições de desempenho ou de disco, o resultado final é sempre expandir a capacidade ou atualizar os principais componentes de hardware para levar o sistema de volta ao ponto em que esteja funcionando conforme o esperado.

Dessa forma, há vários sistemas que funcionam bem e, se arquitetados e gerenciados da maneira correta, oferecerão sustentabilidade de longo prazo para o serviço. Quando se trata de criar storage para dados de backup, os princípiosusados para outras cargas de trabalho, como máquinas virtuais, não podem ser aplicados. Os dados de backup são um jogo longo e a portabilidade dos mesmos deve ser fundamental ao escolher o storage a ser utilizado.

Como a Veeam ajuda

A Veeam oferece integração completa com vários dos melhores fornecedores de storage através das nossas integrações. Essas integrações não apenas oferecem flexibilidade para nossos clientes e parceiros, mas também oferecem opções e mobilidade absolutas quando se trata da retenção de dados de backup em curto e longo prazo.

Estendendo essa mensagem de portabilidade — a maneira como os dados de backup são armazenados deve significar que, quando os sistemas de storage chegam ao fim de sua vida útil, os dados não devem ser mantidos como prisioneiros do hardware. Outra inevitabilidade do storage é que chegará um momento em que precisará ser substituído. É nesse ponto que entra em ação a abordagem de hardware agnóstico e definida pelo software da Veeam.

Recentemente, tem havido uma série de produtos que entraram no mercado que oferecem uma solução completa para proteção de dados na forma de software vinculado a dispositivos de hardware. A premissa dessas ofertas é a facilidade de uso e a plataforma única para o gerenciamento. Embora seja verdade que as soluções multifuncionais são atraentes, existe um obstáculo em qualquer plataforma que ofereça um software vinculado a hardware.

Conclusão

Fundamentalmente, os problemas que se aplicam às plataformas de storage se aplicam a esses appliances tudo em um. Eles chegarão a um ponto em que o desempenho começa a decair, as atualizações serão necessárias e, em última análise, os sistemas precisarão ser substituídos. É aí que a capacidade de ter liberdade de escolha e uma abordagem de software dissociada de hardware acaba resultando no controle total de onde seus dados de backup são armazenados, como eles são executados e quando esses dados precisam ser movidos ou migrados.

Você só consegue isso por meio de um software de backup independente do hardware. Embora possa parecer uma panaceia ter uma solução completa, é necessário considerar o que isso significa três, cinco ou dez anos no futuro. Mais uma vez, a portabilidade e a escolha são excelentes quando se trata de escolher um fornecedor de backup. O bloqueio deve ser evitado a todo custo.

Idioma do artigo
Português (Brasil)
Similar Blog Posts
Technical | 28/10/2020
Business | 29/04/2019
Business | 11/12/2017
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running