Backup SAP HANA integrado oferecido no Veeam Backup & Replication

O SAP HANA é uma das aplicações corporativas mais críticas, e se você já trabalhou com ele, sabe que provavelmente é nele que parte de, quando não toda, uma empresa opera. No Veeam Availability Suite 9.5 Update 4, temos agora o prazer de oferecer suporte nativo e certificado pela SAP para backups e recuperações diretamente via BACKINT.

A plataforma de banco de dados em memória do SAP HANA também requer que uma solução de backup seja integrada e consciente da plataforma. Para atingir esse marco, pode-se fazer a pergunta: “Qual problema isso resolve?” Bom, esse suporte ao SAP HANA ajuda a termos soluções certificadas para backups do SAP HANA, reduzir o impacto da formação dos backups, garantir a consistência operacional dos backups e aproveitar todos os recursos adicionais que o Veeam Availability Suite tem a oferecer. Isso também inclui restaurações para um momento no tempo, verificações de integridade de banco de dados e ainda eficiências de storage como compactação e deduplicação.

Atingimos esse marco depois de anos em que as organizações vêm pedindo backups da Veeam em suas instalações SAP. Passamos muitos anos defendendo o backup do SAP com BRTOOLS e o aproveitamento de backups baseados em imagem, além da preparação para testes. Agora, a narrativa se fortalece com o suporte para a Veeam gerar backups BACKINT do SAP e armazená-los em um repositório da Veeam. Especificamente, isso significa que um backup BACKINT pode ocorrer para o SAP HANA e a Veeam pode gerenciar o armazenamento desse backup. É importante notar agora que o Plug-in Veeam para SAP, que faz esse suporte nativo funcionar, também tem suporte com o SAP HANA no Microsoft Azure.

Naturalmente, a próxima pergunta é: “Como isso funciona?” O Plug-in Veeam para SAP HANA se torna um destino disponível para backups nativos com o SAP HANA Studio para backups de alguns tipos: baseados em arquivos, snapshots e backups BACKINT. Quando os backups são realizados no SAP HANA Studio, é possível selecionar alguns tipos e destinos diferentes. Tudo isso é nativo na aplicação SAP HANA e em ferramentas do SAP HANA com o SAP HANA Studio, SAP HANA Cockpit e entradas de linha de comando baseadas no SQL. Isso inclui backups de arquivo (cópias simples de arquivos) e backups de dados completos usando BACKINT. A BACKINT é uma estrutura de API que permite que ferramentas terceirizadas (como as da Veeam) conectem diretamente a infraestrutura de backup ao banco de dados SAP HANA. O backup BACKINT é configurado para ter um intervalo de backup definido no SAP HANA Studio, e esse intervalo pode ser bem pequeno, como 5 minutos. Também é recomendado que se faça o backup com os logs (também configurados no SAP HANA Studio) para permitir restaurações mais granulares que vamos abordar mais à frente.

O SAP HANA também pode convocar snapshots para sua própria aplicação, e embora não tenham verificações de consistência ou corrupção, eles são um ótimo acréscimo à estratégia geral de backup. Nas perspectivas mais comuns, a BACKINT é a melhor abordagem para o backup de sistemas SAP HANA, mas o uso de snapshots também pode agregar mais opções de recuperação. O fluxo de dados do plug-in para um backup BACKINT, conforme implementado no Veeam Availability Suite 9.5 Update 4, é mostrado na figura abaixo:

 

 

Um dos benefícios principais de fazer um backup BACKINT do SAP HANA é que você pode direcionar restaurações para um momento específico no tempo, seja a partir de snapshots, seja a partir dos backups BACKINT com a recuperação a um momento no tempo. Isso é muito importante, considerando o quanto o SAP HANA é crítico para muitas empresas. Portanto, em relação à frequência dos backups, escolha o intervalo que atenda aos requisitos da sua organização e certifique-se de ativar também a opção de backup automático de logs.

Tragam as aplicações corporativas!

O suporte a aplicações é uma tendência recente aqui na Veeam, e não a vejo parando tão cedo! O suporte do Plug-in SAP HANA, além do Plug-in Oracle RMAN, são dois grandes passos para levar o suporte da Veeam a aplicações corporativas críticas. Você encontra mais informações sobre o Veeam Availability Suite 9.5 Update 4 aqui.

Article language
Stay up to date on the latest tips and news
By subscribing, you are agreeing to have your personal information managed in accordance with the terms of Veeam’s Privacy Policy
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK