O SAP HANA é uma das aplicações corporativas mais críticas, e se você já trabalhou com ele, sabe que provavelmente é nele que parte de, quando não toda, uma empresa opera. No Veeam Availability Suite 9.5 Update 4, temos agora o prazer de oferecer suporte nativo e certificado pela SAP para backups e recuperações diretamente via BACKINT.

A plataforma de banco de dados em memória do SAP HANA também requer que uma solução de backup seja integrada e consciente da plataforma. Para atingir esse marco, pode-se fazer a pergunta: “Qual problema isso resolve?” Bom, esse suporte ao SAP HANA ajuda a termos soluções certificadas para backups do SAP HANA, reduzir o impacto da formação dos backups, garantir a consistência operacional dos backups e aproveitar todos os recursos adicionais que o Veeam Availability Suite tem a oferecer. Isso também inclui restaurações para um momento no tempo, verificações de integridade de banco de dados e ainda eficiências de storage como compactação e deduplicação.

Atingimos esse marco depois de anos em que as organizações vêm pedindo backups da Veeam em suas instalações SAP. Passamos muitos anos defendendo o backup do SAP com BRTOOLS e o aproveitamento de backups baseados em imagem, além da preparação para testes. Agora, a narrativa se fortalece com o suporte para a Veeam gerar backups BACKINT do SAP e armazená-los em um repositório da Veeam. Especificamente, isso significa que um backup BACKINT pode ocorrer para o SAP HANA e a Veeam pode gerenciar o armazenamento desse backup. É importante notar agora que o Plug-in Veeam para SAP, que faz esse suporte nativo funcionar, também tem suporte com o SAP HANA no Microsoft Azure.

Naturalmente, a próxima pergunta é: “Como isso funciona?” O Plug-in Veeam para SAP HANA se torna um destino disponível para backups nativos com o SAP HANA Studio para backups de alguns tipos: baseados em arquivos, snapshots e backups BACKINT. Quando os backups são realizados no SAP HANA Studio, é possível selecionar alguns tipos e destinos diferentes. Tudo isso é nativo na aplicação SAP HANA e em ferramentas do SAP HANA com o SAP HANA Studio, SAP HANA Cockpit e entradas de linha de comando baseadas no SQL. Isso inclui backups de arquivo (cópias simples de arquivos) e backups de dados completos usando BACKINT. A BACKINT é uma estrutura de API que permite que ferramentas terceirizadas (como as da Veeam) conectem diretamente a infraestrutura de backup ao banco de dados SAP HANA. O backup BACKINT é configurado para ter um intervalo de backup definido no SAP HANA Studio, e esse intervalo pode ser bem pequeno, como 5 minutos. Também é recomendado que se faça o backup com os logs (também configurados no SAP HANA Studio) para permitir restaurações mais granulares que vamos abordar mais à frente.

O SAP HANA também pode convocar snapshots para sua própria aplicação, e embora não tenham verificações de consistência ou corrupção, eles são um ótimo acréscimo à estratégia geral de backup. Nas perspectivas mais comuns, a BACKINT é a melhor abordagem para o backup de sistemas SAP HANA, mas o uso de snapshots também pode agregar mais opções de recuperação. O fluxo de dados do plug-in para um backup BACKINT, conforme implementado no Veeam Availability Suite 9.5 Update 4, é mostrado na figura abaixo:

 

 

Um dos benefícios principais de fazer um backup BACKINT do SAP HANA é que você pode direcionar restaurações para um momento específico no tempo, seja a partir de snapshots, seja a partir dos backups BACKINT com a recuperação a um momento no tempo. Isso é muito importante, considerando o quanto o SAP HANA é crítico para muitas empresas. Portanto, em relação à frequência dos backups, escolha o intervalo que atenda aos requisitos da sua organização e certifique-se de ativar também a opção de backup automático de logs.

Tragam as aplicações corporativas!

O suporte a aplicações é uma tendência recente aqui na Veeam, e não a vejo parando tão cedo! O suporte do Plug-in SAP HANA, além do Plug-in Oracle RMAN, são dois grandes passos para levar o suporte da Veeam a aplicações corporativas críticas. Você encontra mais informações sobre o Veeam Availability Suite 9.5 Update 4 aqui.

GD Star Rating
loading...

Veeam Availability Suite

#1 Cloud Data Management for on premises, AWS, Microsoft Azure and Azure Stack, and IBM Cloud.

FREE TRIAL