Como os provedores de serviços ajudam a proteger dados de funcionários remotos

Com tudo o que vem acontecendo no mundo nos últimos meses, a minha empresa teve que fazer algumas mudanças radicais no departamento de TI. Recentemente, mudamos para o trabalho remoto durante quase 100% do tempo, o que forçou meu grupo a reagir rapidamente aos novos desafios. Proteger os dados da empresa e dos usuários em estações de trabalho remotas se tornou uma prioridade.

Recentemente, implantamos estações de trabalho ou laptops para TODOS os funcionários. Até aqueles que não tinham um equipamento antes. Com tantos usuários recém-chegados ao trabalho remoto em período integral e alguns ainda sem experiência com equipamento fornecido pela empresa, o departamento de TI queria garantir que os nossos dados estivessem protegidos e que os usuários pudessem se recuperar de alguns problemas esperados devido a nossa nova situação.

A proteção de cenários comuns incluiu:

  • Exclusão acidental de arquivos e pastas – Resolvida com a restauração como autosserviço
  • Falha de hardware – Resolvida com a restauração completa de sistema como autosserviço
  • Ataques de ransomware/malware – Resolvidos com a restauração completa de sistema como autosserviço

A situação acima parece dolorosamente familiar? Muitas empresas não estavam planejando essas mudanças e não tinham o hardware e o licenciamento disponíveis para uma alocação imediata, a fim de se ajustarem a esse novo mundo.

Também existe a incerteza de assumir compromissos de longo prazo, porque ninguém sabe quanto tempo o cenário atual vai durar.

É por isso que procurar a ajuda de um Veeam Cloud & Service Provider (VCSP) pode ajudar a solucionar alguns dos desafios comuns associados à proteção dos dados de funcionários remotos nos dias de hoje.

Alguns desses desafios comuns incluem a necessidade de ter:

  • Proteção para todo o sistema de laptops e estações de trabalho remotas
  • Backups enviados para um local centralizado, acessível pela Internet
  • Modelo de consumo conforme o uso
  • Novos agentes, tarefas e cotas com gerenciamento centralizado
  • Dados transferidos de maneira segura para storage na nuvem e backups que precisam ser criptografados em repouso.

Como os VCSPs podem ajudar

Eu procurei um contato técnico (vamos chamá-lo de Josh) em um dos nossos parceiros VCSP nível Gold, para ver se ele estaria disposto a compartilhar comigo quais soluções eles fornecem para os desafios comuns listados acima.

Josh concordou e forneceu uma versão de avaliação adequada para esse cenário e me ajudou a configurar as coisas. Josh possui as certificações Veeam Certified Engineer (VMCE) e Veeam Certified Architect (VMCA), que são requisitos para os nossos parceiros VCSP Gold e Platinum. Isso garante que ele tem a qualificação necessária para fornecer esse nível de conhecimento profissional.

Eu recebi todas as ferramentas necessárias, incluindo:

  • Conta do Cloud Connect e um Repositório do Cloud Connect – O Repositório do Cloud Connect armazenará os backups do meu usuário.
  • URL para acessar o Veeam Service Provider Console – O Veeam Service Provider Console nos permitirá configurar e monitorar de forma centralizada todos os backups da nossa estação de trabalho remota.

Proteção de estação de trabalho usando o Veeam Service Provider Console

Trabalhamos juntos para configurar nossas novas políticas usando as seguintes etapas:

  1. Fizemos download do primeiro “Agente de Gerenciamento” a partir do Veeam Service Provider Console. É por meio desse “Agente de Gerenciamento” que o Veeam Service Provider Console se comunicará com as estações de trabalho da minha empresa. Isso permitirá o controle e o monitoramento da proteção remota de dados.
  2. Acessamos aqui para obter instruções sobre como descobrir outros sistemas na minha rede e instalar o agente de Backup Veeam. Aqui eu criei as políticas de backup que podia aplicar.

Nada mal para meio dia de trabalho! As políticas de backup foram configuradas e aplicadas. Cada usuário tem uma configuração diferente de estação de trabalho e requisitos de proteção, então eles têm tarefas personalizadas. E os backups também funcionaram!

A vantagem das políticas de proteção de dados

Trabalhamos para criar uma política de backup otimizada. Josh então me instruiu a usar um assistente e enviou a política para todas as nossas estações de trabalho.

Na política, nós optamos por:

  1. Fazer backup do “Computador Inteiro”
    • Isto nos permitirá restaurar do zero, além de fazer restaurações no nível do arquivo – tanto pelos administradores de TI como pelos usuários
  2. Enviar nossos backups diretamente para o Repositório de Backup seguro na nuvem do provedor de serviços
    • Isso é integrado ao Veeam Agent for Microsoft Windows
    • Isso protege os nossos dados de backup em trânsito pela Internet
    • Os dados de backup residem na infraestrutura de storage do provedor de serviços e no data center
  3. Manter sete (7) pontos de restauração dos backups diários
    • Isso atende aos nossos objetivos de proteção de dados para funcionários remotos
  4. Criptografar arquivos de backup armazenados no data center do provedor de serviços
    • Isso protege nossa empresa contra acesso não autorizado
  5. Permitir que estações de trabalho remotas tenham seu próprio controle administrativo na interface de usuário do agente de backup

Permite que os nossos usuários restaurem seus próprios arquivos

Por que isso ajuda tanto nos dias de hoje

Nesse cenário e em muitos outros, os provedores de serviços (BaaS, DRaaS, MSPs) são a diferença entre o sucesso e o fracasso para as equipes de TI. A experiência com várias plataformas de hardware e software, engenheiros (e outros) que oferecem um toque especial e a flexibilidade de “assumir” os seus problemas são apenas alguns dos motivos pelos quais as empresas cultivam esse tipo de relacionamento.

Muitas empresas, grandes ou pequenas, enfrentam esses desafios imediatos de TI, mas não têm os equipamentos e as licenças disponíveis para criar esse novo “serviço” interno de TI. Mesmo se tivessem o equipamento extra, a conectividade com os recursos internos pode ser um desafio; a maioria das VPNs suporta uma quantidade limitada de tráfego.

Com as ferramentas modernas de colaboração (O365), ainda há a necessidade de proteção contra falhas de hardware *e* de usuários que salvam dados no “lugar errado”. Como muitos usuários são remotos, um software seguro é necessário para impedir o acesso aos dados de backup sigilosos dos usuários, tanto na transmissão como no armazenamento. Às vezes, parece que sempre tem alguma coisa no meio do caminho!

É claro, nem todos os provedores de serviços são iguais

E muito bom ter opções quando se trata de custo e qualidade. O conhecimento e o nível de serviço são fatores muito importantes ao escolher os parceiros de TI. Nem todos os provedores de serviços são iguais e é importante buscar uma solução adequada para as suas necessidades.

E se precisássemos de um conjunto diferente de requisitos de proteção de dados ou tivéssemos um cenário em que dados limitados seriam enviados para o OneDrive? Poderíamos ter as licenças disponíveis, mas precisaríamos de ajuda para implantar a operação inicial da nossa própria plataforma de proteção de dados de estações de trabalho.

E se só precisássemos fazer o backup dos dados do Office 365?

Um bom provedor de serviços agirá como um parceiro de confiança, ajudando você a encontrar uma solução personalizada com a tecnologia da Veeam que seja perfeita para a sua empresa.

É fácil obter a ajuda que você precisa

A Veeam tem parcerias com uma vasta rede de provedores de serviços gerenciados e de nuvem, que oferecem ofertas de design inteligente para proteger os dados cruciais da sua empresa. Confira nossa página sobre BaaS e DRaaS com a tecnologia da Veeam para saber mais e encontrar um parceiro VCSP que pode ajudar você a encontrar a solução certa para as suas necessidades.

Agradecimentos especiais para Josh Archer e a Element-4, que forneceram uma versão de avaliação de seus serviços para esta postagem de blog.

Article language
Stay up to date on the latest tips and news
By subscribing, you are agreeing to have your personal information managed in accordance with the terms of Veeam’s Privacy Policy
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK