O Veeam Endpoint Backup FREE chegou!

Dois meses atrás, nós anunciamos uma nova solução chamada Veeam Endpoint Backup FREE. Em dezembro, nós lançamos a versão beta deste software para o mundo. O interesse foi espetacular e tivemos uma quantidade enorme de testes, com mais de 22 mil usuários registrados e mais de 20 mil downloads da nossa versão beta.

Hoje, nós temos o orgulho de anunciar a disponibilidade geral (GA) do Veeam Endpoint Backup FREE!

A solução

O Veeam Endpoint Backup FREE é uma solução autônoma que ajuda a proteger endpoints Windows. Trata-se de uma solução de proteção de dados e recuperação de desastres para máquinas físicas (endpoints). Proteger um endpoint inteiro, proteger volumes específicos ou pastas individuais são possibilidades com Veeam Endpoint Backup FREE. Mas como sempre, enquanto proteger seus dados é uma coisa, a restauração e suas possibilidades são outra muito mais importante!

Veeam Endpoint Backup FREE suporta Microsoft Windows 7 SP1 ou mais recentes, e Microsoft Windows Server 2008 R2 SP1 ou mais recentes (até Windows 8.1 e Windows 2012 R2).

E a melhor parte? É completamente grátis!

Backup

Veeam Endpoint Backup FREE é uma ferramenta de backup no mesmo nível da imagem e formato VBK já familiar para usuários do Veeam Backup & Replication. O que o destaca dos demais é a capacidade de realizar backup sempre incremental, sem exigir um driver de sistema de arquivo de rastreamento de blocos alterados (CBT). Isso realmente ajuda com a estabilidade para endpoints típicos, que normalmente possuem uma enorme quantidade de software de terceiros potencialmente conflitantes instalados, ao mesmo tempo em que oferece ótimo desempenho de backup incremental.

Há dois tipos de backup disponíveis no Veeam Endpoint Backup FREE. Um backup no nível do volume, que pode ser o endpoint inteiro ou volumes selecionados, e um backup no nível do arquivo.  O backup no nível do volume protege todos os dados ou conteúdo em volumes específicos e costuma ser mais rápido do que fazer o backup dos mesmos dados no nível do arquivo. Entretanto, o backup no nível do arquivo possibilita selecionar arquivos e pastas individuais para backup, e inclui a possibilidade de adicionar máscaras de arquivo para exclusões ou inclusões. Independente da opção escolhida, o backup resultante será na forma de uma imagem que contém os dados que você selecionou para proteção.

exclusions

Você pode salvar seus backups para diferentes tipos de locais, como dispositivos de armazenamento removíveis, compartilhamentos de rede ou um repositório do Veeam Backup. OBSERVAÇÃO: Você precisará do Veeam Backup & Replication v8 Update 2 para esta opção.

StorageOptions

Há mais alguns ajustes que podem ser definidos durante a configuração da sua política de backups por meio do assistente. Um dos itens mais importantes é por quanto tempo você quer manter seus pontos de restauração. OBSERVAÇÃO: O assistente manterá seus pontos de restauração durante o número escolhido de dias, mas somente enquanto o computador estiver ligado. Isso significa que, se tiver decidido manter 5 pontos de restauração, mas saiu de férias e desligou seu computador por dez dias, seus pontos de restauração anteriores não serão removidos por serem mais antigos do que cinco dias! Você sempre terá cinco dias de pontos de restauração, o que pode ser muito mais do que 5 pontos de restauração, dependendo da sua agenda e se o seu computador for mantido ligado!

E falando em agendas, elas são muito flexíveis. Em primeiro lugar, nós suportamos um backup diário (e até acordaremos seu computador para realizar um, depois o colocaremos de volta em suspensão, ou o desligaremos, se você preferir). Além disso, Veeam Endpoint Backup oferece uma habilidade exclusiva de executar o backup em eventos específicos, como no bloqueio, no logoff e quando o armazenamento de backup for conectado. Também é possível limitar a frequência do backup, já que alguns dos gatilhos, como bloqueio do computador, podem acontecer algumas vezes a cada hora.

schedule

Depois da configuração, seu primeiro backup será completo, e todos os seguintes serão um backup incremental (a menos que você tenha escolhido a opção de backup completo autônomo para realizar um backup ad hoc).

O importante é a restauração

O Veeam Endpoint Backup FREE suporta uma enorme variedade de opções de restauração granular. Primeiro, você pode realizar restauração no nível do volume ou do arquivo. Observe que sempre é possível usar a restauração no nível do arquivo, mesmo se tiver realizado um backup no nível do volume, MAS você não poderá realizar uma restauração no nível do volume se tiver selecionado um backup no nível do arquivo.

O backup no nível do volume possibilitará restaurar um volume inteiro para o mesmo ou para um novo local, mas tem algumas limitações. Não é possível restaurar o volume do sistema para seu local original quando um sistema operacional Windows está em execução. Para restaurar o volume do sistema ou um computador inteiro, você precisará fazer a inicialização no ambiente de recuperação primeiro (leia mais).

A restauração no nível do arquivo montará o backup e abrirá o Veeam Backup Browser integrado, para que você possa restaurar seus arquivos com facilidade.

Além disso, a integração com o Veeam Backup & Replication adiciona ainda mais opções de restauração:

  • É possível exportar conteúdo de discos físicos do seu backup para arquivos de disco VMDK, VHD e VHDX.
  • E, quando fizer backup de um servidor, é possível até restaurar itens de aplicativos a partir de arquivos de backup com os Veeam Explorers™ for Microsoft Active Directory, Exchange, SharePoint e SQL Server.

Mas e quanto a Restaurações Bare-Metal (BMR), especialmente para hardware diferente? Sim, também fazemos isso com a ajuda de um componente importante:

Veeam Recovery Media

Seja para proteger volumes ou o seu computador inteiro, você certamente se beneficiará do appliance de recuperação. O Veeam Endpoint Backup FREE possibilita criar uma imagem de recuperação do seu computador em diferentes tipos de mídias, como pen-drives, cartões SD, CD, DVD, BD, imagens ISO e mais.

O Veeam Recovery Media pode então inicializar seu computador com um can then boot your computer with a Windows RE, em execução a partir da mídia de inicialização, e NÃO com a do seu computador. A partir daí, você pode restaurar um computador inteiro ou volumes específicos a partir dos seus backups.

A melhor parte sobre o Veeam Recovery Media é que inclui os drivers instalados no seu computador quando criar a mídia e você tem a possibilidade de adicionar drivers sempre que necessário. Os drivers de rede e armazenamento serão carregados imediatamente ao iniciar o ambiente de recuperação, o que deixará o processo de restauração o mais simples possível. Se a sua mídia de recuperação não incluir os drivers necessários, você pode carregá-los manualmente durante o processo.theeeee

Mas o Veeam Endpoint Backup FREE não para por aí! Incluímos a ferramenta de recuperação baseada em imagem para possibilitar restaurar uma imagem de sistema de computador, criada com as ferramentas integradas do Microsoft Windows, e uma seção inteira com utilitários práticos para administração avançada de computadores. São ferramentas como a ferramenta de redefinição de senha de conta de usuário local ou utilitário de diagnóstico de memória.

RecoveryMedia

Suporte

Já dissemos que este é um produto gratuito, mas isso não quer dizer que não existe nenhum suporte. Todo produto gratuito da Veeam vem com uma política de suporte grátis, que pode ser lida aqui: http://www.veeam.com/files/veeam_software_support_policy.pdf

Além disso, incluímos um procedimento muito simples para comunicar um problema: é possível fazer isso com poucos cliques dentro do painel de controle do produto. Depois de registrar seu e-mail (só é preciso fazer isso na primeira vez), é possível começar a comunicar seus problemas e o nosso sistema coletará automaticamente e fará o upload dos logs do Veeam Endpoint Backup para sua conveniência.

Integração com o Veeam Backup & Replication

Se estiver executando o Veeam Backup & Replication, poderá escolher um repositório do Veeam Backup & Replication como o local do backup. Isso acaba possibilitando algumas funções incríveis.

Por meio do servidor do Veeam Backup & Replication, será possível realizar o monitoramento de todas as tarefas de backup de endpoint e receber notificações por e-mail do status dos seus processos de endpoint. Também fornecemos capacidades básicas de gerenciamento de processos de endpoint, como a ativação ou desativação de determinadas tarefas de backup de endpoint ou gerenciamento do acesso ao seu repositório de backup, com a configuração das permissões no repositório correspondente, para usuários individuais e grupos.

Armazenar backups nos repositórios de backup da Veeam também adiciona alguns recursos importantes relacionados à prevenção da perda de dados. Por exemplo, é possível criptografar seus backups armazenados em um repositório de backup da Veeam, ou enviar seus backups de endpoint para fita ou para local externo por meio das tarefas de backup para fita e de cópia de backup, respectivamente.

E se você quiser uma proteção externa automatizada mas não quer ter seu próprio site de recuperação de desastres, o Veeam Backup & Replication v8 U2 suporta totalmente a cópia de backup de endpoints para um parceiro Veeam Cloud Connect à sua escolha.

Conclusão

Veeam Endpoint Backup FREE é uma ótima solução autônoma para proteger endpoints Microsoft Windows. A solução dá a você a possibilidade de proteger arquivos pastas, volumes ou o seu computador inteiro com facilidade, a um preço imbatível (GRÁTIS!) e com a mesma confiabilidade que você espera da Veeam, que é algo que nunca teríamos alcançado na v1 sem o enorme envolvimento dos mais de 10 mil participantes do teste da versão beta. (Obrigado!)

Nas próximas semanas, divulgaremos mais informações aprofundadas sobre os diferentes recursos desta solução incrível no nosso blog!

Para fazer o download da solução: http://www.veeam.com/br/endpoint-backup-free-download.html

Idioma do artigo
Similar Blog Posts
Business | 24/11/2021
Technical | 01/06/2021
Technical | 21/05/2020
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running