Anúncio: Veeam Backup para Linux

A nuvem pública continua a ser popular. Muitas organizações de TI em todo o mundo já executam cargas de trabalho na nuvem pública, ou no mínimo, investigam a possibilidade de fazer isso. Esta tendência continuará, e mais e mais cargas de trabalho continuarão a ser disponibilizadas por meio de nuvens públicas.

Qualquer um pode ver porque executar cargas de trabalho na nuvem pública, em termos de custo e gerenciamento, é de interesse para as corporações. Mas hoje, a adoção da nuvem pública para cargas de trabalho de produção ainda permanece baixa, devido às preocupações relacionadas à disponibilidade. A incapacidade de fazer backup das suas instâncias de servidores nessas nuvens significa que o risco de interrupções dos negócios é enorme. Apesar de existirem potenciais soluções atualmente, estas não são fáceis de operar, são caras ou exigem recursos demais do seu pessoal de TI.

Ainda que a Veeam já forneça um agente de backup para Microsoft Windows com o Veeam Endpoint Backup FREE, a verdade sobre as nuvens públicas é que a maioria das cargas de trabalho roda em Linux.

Oferecer disponibilidade para servidores Linux não é fácil. Existem muitas soluções gratuitas por aí que utilizam scripts e funcionalidade nativa, mas exigem muito trabalho. Administradores Linux não ligam de arregaçar as mangas para fazer o seu trabalho, mas, ainda assim, todo esse trabalho significa que o custo total de propriedade (TCO) pode ser muito alto e a funcionalidade essencial para oferecer os recovery time objectives (RTOs) e recovery point objectives (RPOs) necessários simplesmente não está disponível. No fim das contas, o que acontecerá quando o seu administrador Linux sair da empresa? Como o suporte para essa solução poderá continuar?

Apesar das soluções pagas lidarem com essas questões, a maioria delas é extremamente complexa e cara. Como resultado, várias dessas cargas de trabalho não estão protegidas.

Ficou óbvio para a Veeam que havia uma necessidade real do Veeam Backup para Linux.

Veeam Backup para Linux

A Veeam Software, que já oferece soluções para interagir com nuvens públicas, como o Veeam FastSCP for Microsoft Azure, agora tem o orgulho de anunciar o Veeam Backup para Linux!

Veeam Backup para Linux é um agente de backup gratuito e simples para servidores Linux. Foi projetado para oferecer a você os recursos necessários para garantir a disponibilidade das suas instâncias Linux individuais na nuvem ou servidores Linux físicos onsite.

Solução

O Veeam Backup para Linux é uma solução baseada em agente, executada dentro do sistema operacional guest.

A solução da Veeam suporta backups incrementais com um driver proprietário de rastreamento de blocos alterados (CBT). E, apesar de ser completamente compatível com o LVM (Gerenciador de Volume Lógico), o Veeam não aproveita snapshots do LVM. Em vez disso, o Veeam implantou um provedor de snapshots de volume proprietário, que não sofre as mesmas limitações dos snapshots do LVM. Isso possibilita ao Veeam, tirar snapshots no nível do bloco de uma grande variedade de sistemas de arquivo ao mesmo tempo em que armazena dados de snapshot no dispositivo de storage designado, em vez de no volume do qual você está fazendo o backup! E o que é mais importante, a solução pode tirar um snapshot consistente do storage do servidor ao utilizar somente a funcionalidade integrada do Veeam Backup para Linux.

Do ponto de vista de distribuição, o Veeam Backup para Linux suportará a maioria das distros baseadas em Debian e Red Hat na v1 (o número exato de distribuições será anunciado antes do lançamento). Fique tranquilo, a Veeam planeja ampliar rapidamente a cobertura nas atualizações seguintes com base no seu feedback:

  • A configuração possibilitará opções de backup desde o servidor inteiro, até no nível do volume e no nível do arquivo. Isto dará a você a capacidade de restaurar arquivos ou volumes específicos no seu servidor, ou até o servidor inteiro com recuperação bare-metal.
  • Os administradores também terão a capacidade de usar scripts de pré-freeze e de pós-freeze, para que possam preparar as cargas de trabalho para o backup e também se certificar de que tudo está em um estado consistente no nível da aplicação.
  • As opções de gerenciamento disponíveis incluem uma interface gráfica baseada na Web, interface de linha de comando e arquivos de configuração. Para aqueles que gostam de trabalhar com linha de comando, a Veeam criou uma interface de console minimalista, mas informativa, que fornece informações em tempo real de modo acessível, sobre o progresso das tarefas e estatísticas de desempenho.

Veeam Backup for Linux - a web-based GUI, command-line interface

Observação: A interface do usuário não é final e está sujeita a mudanças.

As dependências são mantidas ao mínimo para garantir que a instalação seja a mais tranquila possível para a maioria das configurações.

O Veeam Backup para Linux vem com o SQLite, que é um mecanismo de banco de dados local leve, que armazena configurações de tarefa, estatísticas e mais. Não se preocupe, o SQLite ocupa pouco espaço e não tomará os recursos do servidor. Como se sabe, o Firefox também usa o SQLite como um mecanismo de banco de dados in-proc.

Recuperação

O backup não é nada sem a recuperação. Isso é algo que sempre repetimos e provavelmente repetiremos mais vezes no futuro. Afinal de contas, de que adianta fazer o backup dos dados se não é possível recuperá-los? O Veeam Backup para Linux suportará recuperação no nível do arquivo, recuperação no nível do volume e recuperação bare-metal através da utilização de um Recovery Media fornecido pela Veeam. Resumindo: É tudo que você precisa para ter certeza de que pode recuperar o acesso aos seus dados perdidos o mais rápido possível.

Integração

O Veeam Backup para Linux é uma solução gratuita, mas se você possui o Veeam Availability Suite ou Veeam Backup & Replication, poderá tirar proveito dos seus repositórios Veeam existentes como destinos de backup! Isso possibilitará realizar gerenciamento e monitoramento básico de todas as tarefas de backup seguintes, receber notificações por e-mail sobre o status do backup, criptografar arquivos de backup, arquivá-los em fita ou copiá-los na nuvem para proteção em local externo.

Esta integração também significa que você será capaz de aproveitar todos os recursos padrão do Veeam Backup & Replication para suas restaurações granulares, de modo similar aos disponíveis atualmente para o Veeam Endpoint Backup FREE.

Conclusão

Backup e recuperação de instâncias de nuvem e servidores físicos Linux não são tarefas fáceis. Em muitos casos, os dados não estão tão protegidos quanto deveriam, o que limita a adoção da nuvem por muitas organizações. Com Veeam Backup para Linux, que deverá estar disponível no começo de 2016, a Veeam dará a você um agente de backup grátis e simples que pode proteger servidores Linux em execução em qualquer lugar. Você também receberá opções de recuperação flexíveis, incluindo recuperação bare-metal e integração opcional com o Veeam Backup & Replication para ainda mais funcionalidades.

Uma versão beta fechada do Veeam Backup para Linux será disponibilizada no começo de 2016 por ordem de chegada. Inscreva-se para ter acesso ao código beta – beta do Veeam Backup para Linux.

 

Idioma do artigo
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running