Como maximizar seu lucro com o investimento em recuperação de desastres

Às vezes, pode ser difícil alocar o orçamento para melhorar ou fazer upgrade dos recursos de recuperação de desastres (DR). As organizações hesitam em gastar dinheiro com algo que raramente costuma ser utilizado. Infelizmente, no ambiente de TI atual, DR é mais importante que nunca. Nos últimos anos, muitas organizações sentiram em primeira mão os desastres, sejam eles naturais ou artificiais, como o aumento crescente nos incidentes de ataques de ransomware.

Uma das soluções mais novas da Veeam, o Veeam Availability Orchestrator, ou VAO, pode ajudar a incrementar a usabilidade de um ambiente de DR de várias formas. Em primeiro lugar, o VAO reduz o tempo, custo e esforços associados ao planejamento e recuperação de um desastre. Diferente da maioria das ferramentas de DR, a solução ainda produz documentação personalizável que pode ser enviada automaticamente para partes interessadas importantes e para uso na conformidade de DR.

  • No âmago do VAO fica o que chamamos de Plano de Failover. O Plano de Failover são as medidas que serão tomadas para um grupo de máquinas virtuais durante um desastre. O VAO já vem com várias medidas Plug and Play, como a verificação de aplicações como IIS, SQL, Exchange e SharePoint. Também é possível criar medidas personalizadas, o que significa que os scripts existentes de DR podem ser aproveitados, quando necessários, para todas as outras aplicações essenciais para o seu negócio.

    Após a configuração inicial de um Plano de Failover, uma verificação de prontidão pode ser realizada imediatamente, assim como uma programação para execução recorrente. A verificação de prontidão garante que o seu ambiente esteja pronto para o failover e o alerta para quaisquer problemas que impeçam o failover para correção. Como se isso não fosse suficiente, levamos os testes a um nível ainda mais elevado, utilizando o Veeam DataLabs, um ambiente virtual isolado e protegido, ideal para testes e solução de problemas, sem causar impacto na produção.

    O VAO tem a capacidade de iniciar um Veeam DataLab sob demanda, ou de forma programada. Existem vários casos de uso para isso, sendo o primeiro deles os testes já mencionados. Ao executar e comprovar um Plano de Failover num DataLab completamente isolado, é possível assegurar que os failovers de mundo real aconteçam sem dificuldades em caso de desastre. Após a conclusão do teste, um relatório personalizado é gerado detalhando as medidas tomadas durante a execução do teste e o resultado, verificando que o Plano de Failover foi executado com êxito. Os testes e documentação do DataLab são perfeitos para oferecer a tranquilidade para as partes interessadas com a continuidade dos negócios, além de fornecer conformidade de DR comprovada.

    Depois da comprovação de uma cópia funcional do ambiente de produção, aí é quando a diversão começa. Por causa da facilidade de executar os DataLabs com o VAO — bastam alguns cliques — é possível aproveitar essas cópias de forma regular. Isso pode habilitar os recursos de DR para vários usos, como:

    • Testes de patches
    • Testes de upgrade de aplicações
    • Testes e auditoria de segurança
    • DevOps
    • Analítica
    • E muito mais!

    Com frequência, as aplicações essenciais aos negócios são as mais vulneráveis. É imperativo protegê-las em caso de qualquer tipo de desastre. Com a Veeam, é possível proteger essas aplicações e os negócios suportados por elas num nível anteriormente inatingível ao conduzir testes frequentes dos upgrades de aplicações e patches críticos de segurança num ambiente completamente isolado. Isso também se estende ao fornecimento desses ambientes isolados às equipes de segurança para auditoria e testes.

    Muitas vezes, é fácil subestimar o investimento em ambientes de DR com hardware antigo ou lento já que “provavelmente nem chegarão a ser usados”, o que no fim das contas resulta em uma estratégia de DR comprometida. Ao estender os recursos de DR além dos métodos e conceitos tradicionais, obter financiamento para iniciativas e ambientes de DR fica muito mais fácil. Com o VAO, em vez de deixar os recursos ociosos, seus investimentos em DR agora podem ser aproveitados para fornecer valor adicional aos negócios, ao mesmo tempo em que se garante a continuidade do serviço de TI em caso de desastre.

    Leia mais

Conteúdo do artigo
Idioma do artigo
Português (Brasil)
Similar Blog Posts
Business | 05/12/2023
Business | 13/11/2023
Business | 12/09/2023
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running