O NOVO Veeam Availability Orchestrator v2 traz orquestração e automação para o backup!

Lançado em fevereiro de 2018, o Veeam Availability Orchestrator v1 introduziu um mecanismo de automação e orquestração especialmente desenvolvido para réplicas com a tecnologia da Veeam, ajudando as organizações a superar os desafios centrais da continuidade dos negócios/recuperação de desastres (BC/DR). Isso inclui garantir a resiliência da TI e a recuperação confiável dos serviços definidos dentro dos SLAs, com testes regulares e capacidade comprovada de recuperação, além de manter a documentação atualizada. Com a orquestração e automação do que antes eram práticas mal-sucedidas, manuais, demoradas e sujeitas a erros, os usuários do Veeam Availability Orchestrator podem planejar, praticar e executar com rigor seus planos de recuperação de desastres (DR) com mais sucesso, precisão e eficiência — até em grande escala.

Desenvolvido em cima dos sucessos imediatos da v1, tenho o prazer de anunciar a disponibilidade geral do Veeam Availability Orchestrator v2! Isso inclui incríveis novos recursos e funções que ampliam o avanço da orquestração e automação para restaurações a partir de backups da Veeam. Esse novo recurso é enorme, já que as ferramentas de orquestração tradicionalmente só estavam disponíveis para a proteção complexa e dispendiosa baseada em replicação, limitando os recursos de DR de verdade para aplicações críticas e grandes corporações. Ao fornecer orquestração completa e suporte de automação para a recuperação, testes e documentação tanto para réplicas quanto backups, o DR de verdade agora pode ser estendido para todas as aplicações e dados ao mesmo tempo em que se reduz os custos, democratizando a DR para empresas de todos os tamanhos. Vamos dar uma olhada nos novos recursos e melhorias mais notáveis.

Planos de restauração

Quem já usa o Veeam Availability Orchestrator já está familiarizado com a noção de plano de failover, uma disposição de etapas e parâmetros responsáveis pela execução do failover de grupos de VMs VMware vSphere que são replicadas pelo Veeam Backup & Replication. Os planos de restauração vão trazer essas mesmas funções orquestradas e automatizadas para as restaurações de backups de VMs VMware vSphere. Isso inclui suporte para:

  • Instant VM Recovery: restaure imediatamente as VMs de volta para o ambiente de produção com a execução diretamente do arquivo de backup, o que minimiza a interrupção dos negócios causada pelo tempo de inatividade de VMs de produção críticas.
  • Novos locais de recuperação: faça pré-definição de novos locais de recuperação para recuperar VMs caso o destino original não possa ser usado. Locais de recuperação são grupos dinâmicos de recursos de computação e storage que ainda incluem mapeamento automático de rede e reconfiguração de IP de VMs recuperadas.

Ao combinar a orquestração com a tecnologia Instant VM Recovery patenteada pela Veeam e a abordagem dinâmica de locais de recuperação, os usuários poderão obter baixíssimos objetivos de tempo de recuperação (RTOs) que rivalizam aqueles do failover baseado em replicação. O que é tão importante sobre esse novo e enorme recurso é que ele possibilita às organizações que não possuem os recursos de replicar suas VMs de missão crítica para obter DR de verdade a partir de backups.

Geração de relatórios de atualizações

Muitas organizações já perceberam o enorme valor da capacidade de gerar automaticamente múltiplos relatórios detalhados no Veeam Availability Orchestrator. Isso inclui a definição do plano, a verificação da prontidão do plano, a satisfação dos requisitos de conformidade, o destaque das áreas que precisam de melhorias, solução de problemas e mais. Com a v2, estamos adicionando melhorias importantes para os documentos com base no seu feedback.

  • Os usuários podem definir RTOs e objetivos de ponto de recuperação (RPOs) como propriedades dentro do seu plano e depois compará-las com os valores do mundo real depois de um teste. Isso é ótimo para comprovar a conformidade com SLA com regulamentações internas e externas, além de ser proativo na identificação, remediação e novos testes de planos em que SLAs não foram atingidos.
  • Além de ser capaz de personalizar todo o texto livre dentro dos seus modelos de relatórios, todas as etiquetas internas usadas pelo mecanismo de geração de relatórios foram documentadas e expostas (por exemplo, [RPO], [CONTACT_EMAIL], etc.).
  • Todos os relatórios já estão disponíveis em português, chinês, francês, alemão, japonês, espanhol e russo (Observação: Somente a parte personalizável pelo usuário é localizada — os detalhes técnicos continuarão em inglês).

Escopos

A delegação de acesso aos recursos de DR para os proprietários de aplicações, unidades de negócios e equipes de operações é crítica. Eles conhecem melhor a aplicação e o que é necessário para um DR bem-sucedido, mas não são necessariamente profissionais do Veeam Backup & Replication — na realidade, o modelo de segurança da empresa pode exigir que eles até não tenham acesso administrativo aos servidores da infraestrutura, como Veeam Backup & Replication e VMware vCenter. Veeam Availability Orchestrator v1 habilitou esse acesso necessário, mas exigia a implantação de um servidor separado do Veeam Availability Orchestrator em cada site de produção. A introdução de escopos no v2 possibilita permissões mais granulares sem requerer a implantação de servidores adicionais do Veeam Availability Orchestrator. Isso, além de possibilitar implantação e gerenciamento mais simplificados em ambientes de múltiplos sites, ainda aprimora a segurança, já que os autores de planos de orquestração não terão acesso a recursos aos quais não têm direito.

Acesso ao console de VM

Também adicionamos a capacidade de lançar e acessar consoles de VM diretamente a partir dos planos de orquestração na interface do usuário. Esse recurso possibilitará que os autores de planos de orquestração tenham acesso direto ao console das VMs em seus planos, o que é ótimo para testes adicionais, verificação e solução de problemas depois da conclusão de um teste automatizado.

 

Licenças de aluguel de host

Finalmente, estamos abrindo o Veeam Availability Orchestrator para os nossos parceiros Veeam Cloud & Service Provider (VCSP) com a adição das licenças de aluguel de host. Com a integração do Veeam Availability Orchestrator nos seus negócios com a tecnologia da Veeam, você pode:

  • Garantir uma operação simplificada dos serviços de TI que atendem às suas funções de negócios mais essenciais por meio de um plano de DR orquestrado, testado automaticamente e documentado
  • Oferecer o mais alto nível de disponibilidade para os seus clientes BaaS e DRaaS com um plano de DR totalmente gerenciado, incluindo execução automatizada, testes e documentação
  • Levar seus serviços gerenciados um nível acima, oferecendo um plano BCDR orquestrado como parte dos seus serviços de proteção de dados remotos gerenciados

Conclusão

As novas funções no Veeam Availability Orchestrator v2 prometem trazer ainda mais inteligência e recursos para a suas estratégia de BCDR, garantindo que os serviços de TI que movimentam os seus negócios estejam sempre Disponíveis.

Se já estiver usando o Veeam Availability Orchestrator, você é capaz de migrar para a v2 sem nenhum custo; basta fazer o download da ISO e da nova chave de licença do portal de gerenciamento de licenças da Veeam.

Se ainda não estiver usando o Veeam Availability Orchestrator, eu recomendo que você faça o download do teste GRÁTIS por 30 dias hoje mesmo e experimente! O teste inclui tudo que você precisa para começar, mesmo se não for um cliente do Veeam Backup & Replication Enterprise Plus atualmente.

Se você quiser saber mais, não hesite em entrar em contato com o seu representante local da Veeam ou participe do webinar que programamos, no qual nos aprofundaremos com uma demonstração com muitas das novidades no v2!

 

Idioma do artigo
Português (Brasil)
Similar Blog Posts
Business | 05/12/2023
Technical | 13/12/2022
28/09/2022
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running