Desafios existentes para fornecer soluções de backup gerenciado

Tendo trabalhado na nuvem e no ambiente de serviços gerenciados antes de unir-me à Veeam e, agora, trabalhando diretamente com os nossos próprios parceiros VCSP, eu compreendo os desafios envolvidos no fornecimento de um serviço de backup gerenciado aos clientes.  Ter uma plataforma que englobe a capacidade de fornecer visibilidade, gerenciamento e automação, além de autosserviço, é algo que a maioria dos provedores de serviços deseja, independente de fornecer uma oferta totalmente gerenciada ou IaaS.

Em relação aos clientes usando o Veeam Backup & Replication para disponibilidade de dados essenciais para os negócios, seja em um único local ou em vários locais, é altamente desejável ter um sistema centralizado a partir do qual seja possível se conectar e obter uma visão geral do estado atual dos backups, tendo também a capacidade de executar ações em tarefas e obter relatórios no mesmo console. Para provedores de serviços gerenciados e de nuvem, que operam um programa de canal ou de revendedor, alocar acesso e permitir o controle granular de seus próprios parceiros, que podem então gerenciar seus próprios clientes, é algo muito valioso, que vem sendo solicitado há muito tempo.

Evoluindo o portal de backup gerenciado

Quando a Veeam lançou o Portal de Backup Gerenciado – como uma oferta hospedada no Azure – para os nossos parceiros em 2016, o problema que estava sendo solucionado envolvia o gerenciamento e a visibilidade das instalações locais dos clientes do Veeam Backup & Replication. Conforme mencionado acima, um dos maiores problemas para os provedores de serviços gerenciados é a falta de um console único para obter informações e gerenciar serviços de clientes. O Portal de Backup Gerenciado foi a maneira da Veeam testar seu produto e começar a compreender o que os nossos parceiros VCSP realmente esperavam de uma plataforma central de gerenciamento e monitoramento.

Quando o Veeam Availability Console v2 foi lançado, como sucessor do Portal de Backup Gerenciado, a Veeam adicionou alguns recursos principais com a implantação do Veeam Agent para Microsoft Windows, como gerenciamento e monitoramento remotos do Backup & Replication dos clientes. Quando a Atualização 1 para a v2 foi lançada no ano passado, a plataforma havia evoluído, com mais recursos e aprimoramentos de visibilidade para Agentes Linux e novas regras granulares de usuários. Porém, ainda haviam recursos principais que os nossos parceiros VCSP desejavam.

Apresentamos o Veeam Availability Console v3

Com o lançamento do Veeam Availability Console v3, fizemos um grande progresso para fornecer aos parceiros VCSP, um console que age como ponto central para gerenciar todos os aspectos de suas ofertas de backup. Ele não só aprimora as versões anteriores, como coloca o VAC como um componente essencial de qualquer oferta de provedor serviços com a tecnologia da Veeam.

Principais novos recursos e aprimoramentos:

  • Função de Revendedor para mais granularidade de acesso e controle
  • Aprimoramentos para o gerenciamento de licenças e relatórios de uso de locação
  • Suporte para o Licenciamento por Instância da Veeam
  • Suporte a múltiplos servidores do Cloud Connect
  • APIs RESTful aprimoradas

Essa versão também oferece suporte total para todos os produtos Veeam lançados recentemente, incluindo o Veeam Backup & Replication 9.5 Update 4 (que inclui aprimoramentos para o Cloud Connect e suporte e integração ao vCloud Director), além do Veeam Agent para Microsoft Windows 3.0 e o novo recurso de criar múltiplos jobs. Também há melhorias para o suporte, Registro de Eventos do Windows e notificações, além de aumento da segurança.

Função de revendedor

A nova função de revendedor permite que os provedores que tenham parceiros, ou que executem programas de canal, ofereçam aos seus parceiros o acesso a um console plug and play. O console, que pode ter o logotipo de cada revendedor, tem funcionalidades pré-integradas, que permitem ao revendedor gerenciar os clientes e aproveitar os novos recursos da v3.

Os revendedores mantêm a visibilidade completa de seus clientes e, ao mesmo tempo, conseguem controlar as tarefas de backup e replicação, implantar agentes e realizar gerenciamento e relatórios agregados de licenças. Funções e permissões granulares permitem mais flexibilidade no gerenciamento de clientes, com a capacidade de mapear os revendedores a Escopos de Site, um novo recurso da v3 que define o nível de acesso e o vincula a uma ou mais instalações de servidores do Cloud Connect.

Gerenciamento de licenças e relatórios de locação

A nova seção de Relatórios de Utilização fornece relatórios aprimorados para servidores locais do Veeam Backup & Replication, Veeam Agents e serviços do Veeam Cloud Connect. Para os parceiros VCSP, o novo relatório de utilização do Cloud Connect é importante, pois fornece dados detalhados de todas as licenças do Cloud Connect, dividindo-as em um nível por locatário, facilitando a cobrança mensal e os relatórios de licença.

A utilização de licenças pode ser gerenciada a partir do console (ou pela API RESTful), que agora oferece o recurso de instalar, excluir ou atualizar a chave de licença dos servidores remotos do Backup & Replication e Cloud Connect, além de forçar a Atualização Automática da chave de licença para o servidor selecionado. Outra melhoria importante é que os VCSPs não precisam mais exigir que os clientes habilitem a opção "Permitir Gerenciamento Remoto" ao configurar um provedor de serviços no site remoto, a fim de permitir os relatórios de licença. Isso é importante para os provedores de serviços de nuvem que não oferecem serviços gerenciados.

Melhorias de escalabilidade e automação

Anteriormente, o Veeam Availability Console só podia se conectar a uma instância do servidor Cloud Connect. Isso significa que os VCSPs precisavam combinar uma instância do VAC a uma instância do Cloud Connect. Grandes provedores que possuíam múltiplas zonas, tinham que implantar pares do Veeam Availability Console e do Cloud Connect em cada zona. Com base em testes internos de laboratório, o VAC v3 tem a capacidade de adicionar até 50 servidores do Cloud Connect (o número pode variar, dependendo da configuração da infraestrutura) em um único servidor VAC.

Isso traz a capacidade de visualizar toda a infraestrutura do Cloud Connect, a partir de um único console, suportando o recurso de aumentar a escala de uma única instância do VAC, para cobrir todos os locatários e serviços sob gerenciamento. Além de adicionar a capacidade de expansão local, agora os parceiros VCSP podem ter localizações GEOGRÁFICAS como locais gerenciados com o mesmo login do portal.

A automação com a API RESTful continua a ser melhorada com várias chamadas de API adicionais, expandindo o conjunto atual com mais recursos de configuração, cobrança e gerenciamento de backup, além de adicionar solicitações para gerenciamento de clientes e revendedores, gerenciamento de licenças, alarmes e mais. Assim como em versões anteriores do Veeam Availability Console, isso pode ser feito facilmente com a interface de usuário Swagger.

Conclusão

Combinar tudo isso em uma plataforma de serviços gerenciados, atende a todas as necessidades dos provedores de serviços – que oferecem serviços de backup gerenciado de todos os tipos – e permite total controle, gerenciamento e relatórios completos, além de oferecer escalabilidade do serviço. Com o lançamento do Veeam Availability Console v3, todos os Provedores de Serviços e de Nuvem da Veeam, devem instalá-lo em seus ambientes para atuar como um mecanismo central de visibilidade, gerenciamento e controle, bem como uma fonte confiável de gerenciamento de licenças e relatórios.

GD Star Rating
loading...
Backup com gerenciamento centralizado com Veeam Availability Console v3, 5.0 de 5 baseado em 1 avaliação

Veeam Availability Suite

#1 Cloud Data Management for on premises, AWS, Microsoft Azure and Azure Stack, and IBM Cloud.

FREE TRIAL