Como proteger caixas de correio do Microsoft Office 365 e do Exchange

Uma das coisas de que mais gosto nas novas tecnologias é quando grandes transições são realizadas ininteruptamente. Talvez o exemplo mais comum seja o que está acontecendo com o Microsoft Exchange e o Microsoft Office 365. Há alguns anos, o Microsoft Office 365 se tornou uma opção atraente de nova plataforma para um dos conjuntos de aplicações mais essenciais para praticamente qualquer organização. É também uma transição relativamente ininterrupta, pois muitos dos mesmos mecanismos de consumo são mantidos: Outlook, acesso via Web, celular, etc.

Mas uma característica interessante é particular deste caso de uso de Software como Serviço (SaaS): As organizações levam algum tempo para fazê-la. Lembro-me de muitas conversas sobre o assunto quando a Veeam anunciou, lançou e ainda aprimorou nosso produto nesse setor: o Veeam Backup para Microsoft Office 365. As conversas levaram vários anos, juntamente com as migrações. A princípio, quando visito um cliente, ele diz que está fazendo um “projeto-piloto” com o Microsoft Office 365, com poucos usuários, como o pessoal de TI. No ano seguinte, faço uma visita e ele conta que a migração está “cerca de 50% concluída”. No terceiro ano, recebo informações de que a mesma organização está “90% migrada”. Embora cada implementação e experiência seja diferente, é possível que muitas dessas histórias sejam parecidas.

Uma coisa que pessoalmente adoro no Veeam Backup para Microsoft Office 365 é que a Veeam pode oferecer suporte para esse processo. Isso se deve a uma funcionalidade específica que a Veeam fornece: A capacidade de acrescentar uma organização Exchange local ao Veeam Backup para Microsoft Office 365. Mesmo que você só esteja começando sua jornada rumo ao Office 365, com todos os dados no ambiente local, é possível aproveitar o Veeam Backup para Microsoft Office 365 imediatamente. Esse recurso é muito avançado, pois pode dar suporte total à organização no decorrer da migração. A figura abaixo mostra uma organização híbrida usando tanto o Exchange local quanto o Microsoft Office 365:

Um dos principais benefícios dessa configuração é que a organização pode ter a mesma configuração e solução de backup, efetivamente formando uma implantação SaaS híbrida. Ela é híbrida porque essa aplicação de negócios (serviço de e-mail e calendário) está tanto no ambiente local quanto no espaço SaaS. Usar a abordagem consistente do Veeam Backup para Microsoft Office 365 é uma boa prática em uma política de backup para garantir que nenhuma caixa de correio fique de fora de um backup entre vários produtos durante o processo de migração de uma organização. Essa abordagem unificada também permite recursos de migração entre o Office 365 e o Exchange local.

Provavelmente o benefício mais destacado da abordagem unificada é a restauração. As restaurações com a Veeam sempre foram fáceis, e o Veeam Backup para Microsoft Office 365 não é exceção. As restaurações são engendradas com o Veeam Explorer para Microsoft Exchange, que é o mesmo mecanismo usado para backups do Exchange local e é mostrado abaixo:

Esse assistente de restauração inicia o processo intuitivo de restaurar dados de volta para o Office 365 ou para o Exchange local com facilidade. Também há suporte para exportações, como montar um arquivo PST ou uma lista de objetos.

Assim como ter a restauração certa para qualquer situação, ter o backup certo para qualquer configuração é um recurso forte do Veeam Backup para Microsoft Office 365. Esse é o tipo de abordagem que é necessária atualmente para atender às demandas sobre sistemas e dados essenciais.  Se você ainda não experimentou o Veeam Backup para Microsoft Office 365, faça o download de uma versão de avaliação agora, ou aproveite nosso programa NFR que permite o backup gratuito de até 10 caixas de correio de usuários. Você está operando uma implantação híbrida de Exchange e Office 365? A capacidade da Veeam de proteger ambos de forma consistente lhe atrai? Comente abaixo.

Veja mais

Table of Contents
Article language
Stay up to date on the latest tips and news
By subscribing, you are agreeing to have your personal information managed in accordance with the terms of Veeam’s Privacy Policy
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK