Lições de correção de um ataque de ransomware em 2022

A Veeam publicou recentemente o maior projeto de pesquisa independente do gênero sobre ransomware, o Relatório sobre Tendências de Ransomware em 2022. Na semana passada, exploramos a primeira pergunta que deve ser feita quando o ransomware é descoberto, “Qual é o nível de disseminação do(s) ataque(s)?”. Porém, depois disso, a empresa precisa decidir como proceder, corrigindo a invasão e seus efeitos. Isso geralmente começa com “Pagar ou não pagar?” e/ou “Como pagar?”, ambas perguntadas na pesquisa:

Mas é necessário considerar outras coisas, pois o processo não é simplesmente “pagar, ganhar uma varinha mágica de descriptografia e tudo fica bem novamente”. Não funciona assim. Então, a pesquisa envolveu um grande esforço para determinar se o pagamento possibilita a correção. Se sim, quão bem? Se não, por que não?

A proteção contra ransomware moderna requer uma arquitetura de segurança integrada, que possa alcançar dos endpoints à rede e até a nuvem para detectar, correlacionar e corrigir ataques. Suas opções de correção são basicamente recuperar a partir de backups ou pagar um resgate. O desafio é que “restaurar do backup” é uma simplificação extrema do processo, levando muitas empresas a fazer suposições sobre seus recursos de backup e recuperação. Isso muitas vezes leva à perda de dados. Para evitar o pior cenário, a Veeam acredita que ter um plano que inclua backups verificados, testados e seguros, que possam ser restaurados rapidamente, é essencial para sobreviver a ataques modernos como o ransomware. É importante sempre lembrar que a sua infraestrutura de backup é parte do seu plano geral de segurança virtual e pode ser a última opção para retornar, ou se manter, nos negócios.

Isso faz parte de uma série em blog durante as próximas semanas que, esperamos, o equipará para ter novas conversas usando os dados do setor:

Esperamos que a série seja útil. Caso tenha alguma dúvida relacionada à pesquisa, entre em contato conosco em StrategicResearch@veeam.com. Para saber mais sobre as abordagens da Veeam para a recuperação depois do ransomware, clique aqui.

E não se esqueça de fazer o download do Relatório sobre Tendências de Ransomware em 2022.

Idioma do artigo
Português (Brasil)
Similar Blog Posts
Business | 05/12/2023
Business | 13/11/2023
Business | 12/09/2023
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running