Lições de correção de um ataque de ransomware em 2022

A Veeam publicou recentemente o maior projeto de pesquisa independente do gênero sobre ransomware, o Relatório sobre Tendências de Ransomware em 2022. Na semana passada, exploramos a primeira pergunta que deve ser feita quando o ransomware é descoberto, “Qual é o nível de disseminação do(s) ataque(s)?”. Porém, depois disso, a empresa precisa decidir como proceder, corrigindo a invasão e seus efeitos. Isso geralmente começa com “Pagar ou não pagar?” e/ou “Como pagar?”, ambas perguntadas na pesquisa:

Mas é necessário considerar outras coisas, pois o processo não é simplesmente “pagar, ganhar uma varinha mágica de descriptografia e tudo fica bem novamente”. Não funciona assim. Então, a pesquisa envolveu um grande esforço para determinar se o pagamento possibilita a correção. Se sim, quão bem? Se não, por que não?

A proteção contra ransomware moderna requer uma arquitetura de segurança integrada, que possa alcançar dos endpoints à rede e até a nuvem para detectar, correlacionar e corrigir ataques. Suas opções de correção são basicamente recuperar a partir de backups ou pagar um resgate. O desafio é que “restaurar do backup” é uma simplificação extrema do processo, levando muitas empresas a fazer suposições sobre seus recursos de backup e recuperação. Isso muitas vezes leva à perda de dados. Para evitar o pior cenário, a Veeam acredita que ter um plano que inclua backups verificados, testados e seguros, que possam ser restaurados rapidamente, é essencial para sobreviver a ataques modernos como o ransomware. É importante sempre lembrar que a sua infraestrutura de backup é parte do seu plano geral de segurança virtual e pode ser a última opção para retornar, ou se manter, nos negócios.

Isso faz parte de uma série em blog durante as próximas semanas que, esperamos, o equipará para ter novas conversas usando os dados do setor:

Esperamos que a série seja útil. Caso tenha alguma dúvida relacionada à pesquisa, entre em contato conosco em StrategicResearch@veeam.com. Para saber mais sobre as abordagens da Veeam para a recuperação depois do ransomware, clique aqui.

E não se esqueça de fazer o download do Relatório sobre Tendências de Ransomware em 2022.

Idioma do artigo
Receba atualizações semanais do blog
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
Obrigado por confiar a nós um espaço em sua caixa de correio!
Agora você não vai perder as novidades do nosso blog com este resumo semanal.
OK
NOVO
V11A

Elimine a perda de dados
Elimine o ransomware

#1 Backup and Recovery