NOVO Veeam Availability Console – O Melhor Backup na Nuvem e DRaaS para Provedores de Serviços

Ano passado nós anunciamos o Veeam Managed Backup Portal, exclusivo no Microsoft Azure Marketplace. Essa solução baseada em Azure foi bem recebida entre os provedores de serviços gerenciados (MSP) e revendedores de valor agregado (VAR) da Veeam. Isso possibilitou fornecer monitoramento e gerenciamento remotos aos ambientes do Veeam Backup & Replication dos seus clientes. O Veeam Managed Backup Portal não exige conectividade entre o MSP e seu cliente, nem assinatura ativa no Azure. Os custos iniciais são mínimos, tornando esses novos fluxos de renda ainda mais lucrativos.

Com base no seu feedback, os principais recursos solicitados foram:

  • Suporte a relatórios, monitoramento e implantação centralizados de agentes de backup da Veeam
  • Opções mais flexíveis de instalação, incluindo no local e na nuvem pública
  • API RESTful para automação de cobrança, configuração e gerenciamento da proteção de dados

A equipe de pesquisa e desenvolvimento da Veeam trabalhou muito para o que vamos lançar hoje, a próxima evolução do Veeam Managed Backup Portal — Veeam Availability Console.

O que é o Veeam Availability Console?

O Veeam Availability Console é uma plataforma GRATUITA de nuvem para multilocatários que oferece tudo que um provedor de serviços precisa para instalar, gerenciar e monitorar ambientes Veeam (virtuais, físicos ou de nuvem) dos seus clientes — independentemente do local. Não há dúvida de que o Veeam Availability Console é uma solução avançada tanto para provedores de serviços quanto para as grandes corporações distribuídas.

O Veeam Availability Console capacita os provedores de serviços e corporações distribuídas com os seguintes recursos primários:

  • Configuração simplificada — tanto no local quanto na nuvem
  • Gerenciamento e monitoramento de agentes de backup remoto
  • Implantação e descoberta remota com suporte aprimorado para o Veeam Cloud Connect
  • Portal multilocatário baseado na Web
  • API RESTful e cobrança nativa

Veeam Availability Console para Provedores de Serviços

A Veeam possui uma rede com mais de 16.000 parceiros Veeam Cloud & Service Provider (VCSP), que atualmente monetizam Backup como Serviço  (BaaS) e/ou Recuperação de Desastres como Serviço (DRaaS) do Veeam Cloud Connect dos ambientes virtualizados de seus clientes, sem a necessidade de conectividade, graças à tecnologia de gateway de nuvem da Veeam. Esse recurso fundamental do Veeam Cloud Connect é responsável por receber conexões externas de clientes e encapsular o tráfego através de uma única porta 6180 TCP/UDP (sem regras complexas de firewall para gerenciar), assegurado por uma conexão TLS e certificação SSL. O Veeam Availability Console simplesmente se conecta a uma implantação nova ou já existente do Veeam Cloud Connect com esses requisitos mínimos.

  1. Windows Server 2008 R2 SP1 / Windows 7 SP1 de 64 bits ou posterior
  2. Veeam Backup & Replication 9.5 Update 2 ou posterior
Dica: Se você é novo no Veeam Cloud Connect, verifique a Arquitetura de Referência para Veeam Cloud Connect.

O diagrama abaixo mostra uma infraestrutura de provedor de serviços (esquerda) executando o Veeam Availability Console para Provedores de Serviços em seu data center, utilizando seu ambiente do Veeam Cloud Connect 9.5 Update 2 para receber dados através do Gateway de Nuvem. Uma prática recomendada é instalar múltiplos gateways de nuvem com pelo menos um design N+1, permitindo total redundância, garantindo que você fique conectado ao cliente sempre.

Veeam Availability Console

Sempre que o cliente adicionar seu provedor de serviços (utilizando as credenciais fornecidas) em seu console do Veeam Backup & Replicati, ele deve autorizar seu gerenciamento pelo provedor de serviços.

Veeam Availability Console

Monitoramento e gerenciamento remotos

Na interface de usuário para multilocatários do Veeam Availability Console, tanto o provedor de serviços quanto o cliente poderão ver em tempo real a condição exata de seu ambiente. Esse gerenciamento, inclui a capacidade de iniciar e cessar remotamente todos os tipos de tarefa Veeam, incluindo backup, replicação, cópia de backup e backup para a fita. Também oferece a capacidade de fazer download dos arquivos de log, a partir do Servidor remoto do Veeam Backup & Replication. É um recurso incrível que permite solucionar problemas de forma remota em prol do cliente. Um dos recursos mais legais, é a possibilidade de acessar remotamente o shell da Veeam. Caso se lembre, esse recurso foi adicionado ao Veeam Backup & Replication 9.5 Update 2 — e a equipe de desenvolvimento também adicionou essa funcionalidade ao Veeam Availability Console.

Veeam Availability Console

E as máquinas que não são protegidas, tarefas que não foram concluídas com sucesso ou repositórios com pouca capacidade? Esses problemas podem ser difíceis de localizar, caso não esteja de olho no ambiente diariamente. O Veeam Availability Console vem com um sistema de alarmes que vai notificar administradores e clientes quando as coisas derem errado. Ele inclui mais de 30 alarmes predefinidos, que monitoram os vários componentes da Veeam – usuários podem até executar o PowerShell ou arquivo de lotes pelo Veeam Availability Console quando um alarme dispara. O alarme “Computadores Não Protegidos” vai soar sempre que houver computadores sem proteção. Possui até relatórios integrados que serão enviados para o seu e-mail.

Veeam Availability Console

Implantação e descoberta remota de agentes

O Veeam Agent para Microsoft Windows 2.0 teve uma adesão imensa desde o seu lançamento no início deste ano. Durante esse período, nós vimos um grande interesse dos parceiros VCSP que querem oferecer gerenciamento centralizado para o ambiente de backup dos seus clientes para implantações desses agentes. O Veeam Availability Console oferece o mecanismo para descobrir remotamente servidores baseados em Windows (físicos ou na nuvem), assim como estações de trabalho, independentemente do local de implantação. O suporte ao Veeam Agent para Linux será adicionado em um lançamento posterior.

A descoberta remota é feita automaticamente por um agente mestre que é baseado no conjunto de endereço de IP de rede, no Active Directory ou um arquivo CSV. Assim que os computadores são descobertos, é muito fácil instalar o software do agente de backup da Veeam, independentemente do local ou conexão. Administradores do portal também podem controlar suas políticas de agente de backup.  Essas políticas controlam a frequência com que é feito o backup, do que será feito o backup, etc. Não existe um limite da quantidade de políticas de backup em uma implantação do Veeam Availability Console, assim, você pode oferecer contratos de nível de serviço (SLAs) específicos por cliente, ou até por instâncias.

Veeam Availability Console

Automação

O Veeam Availability Console funciona com base em uma arquitetura de API que permite automação de tarefas comuns de cobrança, configuração e gerenciamento de proteção de dados que os seus clientes precisam. O Veeam Availability Console vem com um API RESTful baseado em JSON que se conecta às suas aplicações e fluxos de trabalho já existentes no portal para fornecer aos seus clientes a experiência sólida com que eles estão acostumados. Um bom exemplo de como aproveitar essa nova API, é a integração dos dados do Veeam Availability Console com o seus sistemas de cobrança de portal ou locais já existentes. Caso você seja novo na arena de provedor de nuvem, não se desespere – o Veeam Availability Console inclui um sistema de cobrança nativa Plug-and Play para quem ainda não possui uma estrutura de cobrança instalada.

O Veeam Availability Console proporciona um meio fácil de visualizar, explorar e interagir com a estrutura de API via interface de usuário Swagger. Muitos dos nossos parceiros VCSP que participam do programa beta, andam testando e fornecendo um ótimo feedback – eu desejo que essa API seja utilizada por muitos deles e espero ver o trabalho com as suas possibilidades!

A imagem abaixo mostra o resumo de cobrança disponível na interface de usuário da web do Veeam Availability Console. Clientes também podem consultar suas faturas diretamente na interface de usuário da web ou por e-mail.

Veeam Availability Console

Multilocatários

Clientes e departamentos precisam do acesso ao seus recursos também. O Veeam Availability Console oferece não só experiência ao administrador, mas também ao cliente/locatário. Os clientes podem controlar sua chave de decodificação do arquivo de backup – algo muito importante quando falamos sobre backups baseados na nuvem. O Veeam Availability Console possibilita aos clientes o gerenciamento do seu Veeam Backup & Replication, Veeam Agent para Microsoft Windows, e cria contas adicionais de usuários ou recupera faturas de qualquer lugar que tenha um navegador web. Também inclui suporte para dispositivos touch-screen.

Veeam Availability Console

Já está usando o Veeam Managed Backup Portal?

Para os provedores de serviços que já utilizam o Veeam Managed Backup Portal, a incrível equipe de pesquisa e desenvolvimento da Veeam desenvolveu uma ferramenta de migração para que comecem a usar o Veeam Availability Console de forma rápida e fácil! Esta utilidade orientada por assistente, permite que você migre todos os seus dados do Veeam Managed Backup Portal, com a opção de reutilizar seu servidor já existente do Veeam Cloud Connect ou uma nova instalação. O processo inteiro está documentado em detalhes no Veeam Help Center.

Veeam Availability Console

Veeam Availability Console para Corporações

O Veeam Availability Console também está disponível na versão para Corporações – Veeam Availability Console para Corporações – desenvolvido para o gerenciamento e operação em escala de ambientes Veeam locais ou remotos, assim como um provedor de serviços faria. Se você é um cliente corporativo e quer experimentar o Veeam Availability Console para CorporaçõesFale com o seu representante da Veeam para conseguir uma cópia GRAUITA.

A conclusão

O Veeam Availability Console foi projetado para provedores de serviços que procuram um console eficiente e avançado para gerenciar todas as cargas de trabalho da Veeam de seus clientes – sejam virtuais, físicas ou na nuvem. Provedores de serviços podem fazer o download GRATUITO do Veeam Availability Console diretamente na Veeam.com.

FAÇA O DOWNLOAD do Veeam Availability Console AGORA!

Compartilhe seus comentários abaixo e vá ao Fórum da Comunidade VCSP deixar seu feedback para o resto da comunidade. Para se inscrever no Fórum da Comunidade VCSP, use o Painel de Controle do Usuário > Grupos do Usuário quando estiver conectado à sua conta do Fórum da Veeam.

 

Links úteis

Idioma do artigo
Similar Blog Posts
Technical | 28/10/2020
Business | 29/04/2019
Business | 11/12/2018
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running