UAU! Isso é demais! Há uma quantidade substancial de novas funcionalidades no Veeam Backup & Replication 9.5 Update 3. Estamos felizes em relatar grandes novidades dessa atualização que foram mantidas em segredo desde a sua primeira demonstração na VeeamON 2017. AGORA o Update 3 leva o gerenciamento de agentes ao Veeam Backup & Replication 9.5 e ao Veeam ONE 9.5 Update 3; algo planejado inicialmente para a v10. O suporte para VMware Cloud no AWS também está incluso no Update 3 que foi anunciado anteriormente na VMworld. Além disso, a integração de storage com o IBM Spectrum Virtualize e Lenovo Storage V Series anunciada no ano passado também está incluída. Essa postagem de blog vai lhe mostrar tudo que você precisa saber sobre essa incrível atualização.

Agent management in Veeam Availability Suite 9.5 Update 3

Isso também marca um ponto crucial formidável para a Veeam. Você já nos conhece por oferecermos a melhor em Disponibilidade para plataformas de virtualização, fornecendo backup, replicação e muito mais, e agora estamos trazendo essa experiência para cargas de trabalho físicas, virtuais e na nuvem. Para um resumo completo do que há de novo; veja Veeam KB 2353.

Gerenciamento de agentes no Veeam Availability Suite

Para os que estavam acompanhando a Veeam há algum tempo, esse é um grande negócio, como já foi anunciado inicialmente, sendo parte do Veeam Availability Suite v10. Esse recurso está pronto e queremos lançá-lo AGORA. Clientes e parceiros queriam esse recurso com os Veeam Agents no Veeam Backup & Replication. Isso significa que os clientes podem gerenciar os Veeam Agents em uma interface familiar, o console do Veeam Backup & Replication. Além disso, o Veeam ONE também tem uma ótima nova lógica para os Veeam Agents.

Gerenciar os agentes no Veeam Availability Suite é mais do que apenas “fazer backup do servidor físico” – é um grande recurso que abre caminho para a experiência que você espera da Veeam para cargas de trabalho na nuvem, como uma máquina virtual, cargas de trabalho e sistemas físicos rodando em hipervisores alternados, tudo a partir de um console confiável de fácil uso como nenhum outro. Os clientes vão aproveitar imediatamente o gerenciamento central simplificado, bem como a redução de tempo e o trabalho para implementar e gerenciar a configuração e implantação do backup do agente. Considere também que, com a Veeam, clientes e parceiros podem gerenciar facilmente backups para milhares de VMs, e agora com o Update 3, o gerenciamento simplificado de agentes no mesmo console é o próximo benefício que você pode ter com o Veeam.

Esse recurso é algo que foi bem pensado por nossas equipes de pesquisa e desenvolvimento, e a experiência da Veeam que você já conhece e adora também está presente aqui. Vamos passar por algumas partes para ver como isso funciona, explicando alguns dos novos recursos.

Nós mantivemos nossa abordagem clássica — para começar a proteger sistemas, primeiramente eles precisam ser adicionados ao console do Veeam Backup & Replication. Seguindo essa lógica, existe algo para todos. Para uma pequena loja de TI, a proteção de alguns computadores físicos pode ser feita diretamente por tarefa de backup ou políticas de backup. Esses sistemas vão aparecer no Inventário do grupo de proteção predefinido Adicionado Manualmente. Para a corporação, que precisa proteger um grande número de computadores de forma automatizada, nós apresentamos o novo conceito de proteção de grupos. Nas duas situações, isso pode ser feito facilmente no console do Veeam Backup & Replication.

Grupo de proteção

Um grupo de proteção é basicamente uma pasta com objetos que devem ser protegidos. Grupos de proteção podem conter computadores individuais adicionados por nome de DNS ou endereço de IP, objetos do Active Directory, como unidades organizacionais (OUs), grupos ou computadores, e uma lista de hosts de um arquivo CSV.

Também tem uma lógica fantástica na definição de grupo que permite que você exclua VMs ou sistemas que estejam off-line por mais de 30 dias. A exclusão de VM é importante porque nós ainda acreditamos que a abordagem sem agentes é a melhor para proteger máquinas virtuais. Não queremos que você se encontre em uma situação onde uma VM foi protegida acidentalmente duas vezes: a primeira com o Veeam Backup & Replication como backup de imagem da VM sem agente e a segunda com o Veeam Agent para Microsoft Windows ou Linux. Se o seu hipervisor não for suportado pelo Veeam Backup & Replication, você pode desmarcar a caixa e proteger suas máquinas virtuais com os Veeam Agents. Excluir um sistema que ficou off-line por mais de 30 dias vai evitar que o Veeam Backup & Replication tente constantemente encontrar e instalar um agente no sistema selecionado quando ele estiver inativo (tal como um sistema descontinuado que ainda possui uma conta de computador). E claro, é possível excluir itens personalizados manualmente. Essa lógica de exclusão é mostrada abaixo:

Agent management in Veeam Availability Suite 9.5 Update 3

Vamos pensar no Active Directory, onde computadores podem aparecer e desaparecer (ou um arquivo CSV que é atualizado com frequência com novos computadores por algum script de exportação). Essa fonte será re-escaneada periodicamente para detectar novos objetos, atualizar as informações sobre os hosts existentes e remover os hosts desativados do âmbito de backup de forma automatizada. Grupos de proteção resolvem esse desafio por completo através de re-scans periódicos de acordo com o cronograma definido. Além disso, a instalação do agente de backup e as atualizações sequentes podem ser realizadas automaticamente através do servidor de distribuição designado, que pode descarregar todo o tráfego de rede causado pela distribuição do agente do seu servidor de backup.

Uma vez que os grupos de proteção estiverem definidos, você pode realizar backups. Existem dois tipos de entidades que você pode criar para proteger seus computadores: tarefa de backup e política de backup.

Tarefa de backup

Essa entidade conhecida do Veeam Backup & Replication deve ser usada para proteger computadores com uma conexão direta ao servidor do Veeam Backup & Replication. A tarefa de backup é executada no servidor de backup enquanto um agente age como um cliente, e realiza atividades de backup acionadas pelo seu servidor mestre. Dito isto, tarefas de backup são projetadas para proteger servidores de missão crítica e Clusters de Failover da Microsoft.

Política de backup

Essa é uma nova forma de proteger estações de trabalho quando o tempo operacional é um pouco imprevisível, e existem servidores em execução em locais remotos com uma conexão fraca com o servidor de backup. A política de backup mantém um modelo das configurações de tarefa e distribui automaticamente essa configuração aos hosts recém-designados com agentes de backup instalados. A partir do momento que a configuração for aplicada, o agente começa a realizar a atividade de backup no repositório especificado, assim, a conexão constante com o servidor de backup não é exigida.

Agent management in Veeam Availability Suite 9.5 Update 3

Quando o modo de proteção for analisado, torna-se um processo muito familiar para configurar todas as opções associadas a uma tarefa de backup Veeam: um nome de tarefa, quais sistemas (uma lista ou os grupos de proteção descritos acima), modo de backup (sistema inteiro ou unidades selecionadas), o destino, como um repositório do Veeam Backup & Replication, opções de indexação de aplicações e arquivos, bem como o cronograma. Tudo que você espera da Veeam agora é utilizado para o gerenciamento dos Veeam Agents.

Uma vez que as tarefas de backup estejam em execução, elas estarão na interface de usuário do Veeam Backup & Replication com outras tarefas. Gerenciamento fácil onde você quiser gerenciar seus backups. Vamos falar mais sobre isso em uma postagem de blog posterior, mas existe uma enorme tecnologia no Veeam Agent para Microsoft Windows que fará backups incrementais serem incrivelmente rápidos: um novo mecanismo de Rastreamento de Blocos Alterados que é otimizado para as cargas de trabalho do servidor. Isso é algo que você não vai querer perder.

Monitoramento de agentes

O Veeam ONE 9.5 Update 3 agora fornece visibilidade dos agentes no Veeam ONE. Isso é importante, pois você pode ter monitoramento, relatórios e alertas em tempo real e contínuo para a infraestrutura virtual e física.

Suporte a dispositivos e plataformas adicionais

Desde a última atualização do Veeam Backup & Replication, várias plataformas novas em disponibilidade geral. O que significa que tivemos a oportunidade de passá-las pelo nosso processo de CQ a tempo e priorizar seu suporte para essa atualização. O Veeam Backup & Replication 9.5 Update 3 vai incluir suporte para Microsoft Windows Server 2016 versão 1709, VMware vCloud Director 9 e Microsoft SQL Server 2017. Além disso, discos de 4 TB são suportados no Microsoft Azure; bem como nas regiões de serviço do Azure na Alemanha e na China. Dispositivos de fitas LTO-8 também são suportados!

Suporte para VMware Cloud no AWS

Durante a VMworld 2017, nós anunciamos que daríamos suporte para VMware Cloud no AWS. É uma tecnologia excelente do VMware que permite às organizações aproveitarem facilmente a solução completa do VMware na nuvem; e isso não poderia ser mais fácil com a Veeam. As organizações poderão realizar tarefas familiares como backup, replicação, entre, outras para cargas de trabalho em execução no VMware Cloud com AWS. Um dos recursos avançados é a replicação de VMs de suas infraestruturas locais para o VMware Cloud no AWS. Você tem várias opções, todas com as mesmas ferramentas avançadas da Veeam!

Proteção interna do Cloud Connect

Esse recurso vai permitir que backups sejam mantidos no provedor de serviços do Cloud Connect por um número definido de dias após a exclusão, semelhante a uma Lixeira. É uma resiliência incrível, um recurso único da indústria para que as tecnologias de nuvem resistam à exclusão em massa, kits de ransomware, malware ou outras ameaças aos dados de backup que são riscos atualmente. A melhor parte é que isso não consumirá a cota do Cloud Connect e, se houver um incidente, o usuário final pode entrar em contato com o provedor de serviços do Cloud Connect para salvar seus dados caso seus consoles da Veeam que estejam em outros lugares tenham todos seus backups apagados.

Registro de localização de dados

Onde estão as coisas? Você já se fez essa pergunta? Esse novo recurso é uma propriedade dos repositórios da Veeam e de outros elementos de infraestrutura de backup, que fornecem identificação da infraestrutura de backup e de produção com localizações. Ele pode ser usado para garantir conformidade na soberania de dados exigida por várias normas, como a Regulamentação Geral de Proteção de Dados (GDPR).

Integração de Snapshot do IBM Spectrum Virtualize e Lenovo Storage V Series

A matriz integrada mais recente é outro exemplo de como a Veeam oferece mais Disponibilidade, reduzindo o estresse do storage em ambientes de produção e alcançando objetivos de tempo e ponto de recuperação menores através da integração de storage da Veeam com o IBM Spectrum Virtualize e Lenovo Storage V Series. Isso inclui tanto o Veeam Explorer para Storage Snapshots quanto o Backup a partir de Storage Snapshots.

Você deve estar se perguntando como o recurso de gerenciamento de agentes do Update 3 é diferente do Veeam Availability Console. O Veeam Availability Console será a solução ideal para provedores de serviços e para uma situação que envolve vários agentes móveis ou remotos não conectados a uma rede que o servidor do Veeam Backup & Replication tenha acesso.

Ampliando a Disponibilidade: Veeam Availability Suite 9.5 Update 3

Clientes e parceiros pediram, e agora eles têm: O gerenciamento de agentes no Veeam Backup & Replication está aqui. Você pode fazer o download do Update 3 aqui, e em breve, teremos o Veeam Agent para Microsoft Windows 2.1 e o Veeam Agent para Linux v2 disponíveis também. Essas atualizações estarão na página de Atualizações.

GD Star Rating
loading...

Veeam Availability Suite — Faça o download da versão de avaliação gratuita de 30 dias

FAÇA O DOWNLOAD AGORA