Chegou a versão 3 do Veeam Backup para Office 365!

Não é mais nenhum segredo, você precisa de backups para o Microsoft Office 365! Embora a Microsoft seja responsável pela infraestrutura e pela disponibilidade dela, os dados são seus e, portanto, você é responsável por eles. E para protegê-los totalmente, você precisa de um backup. É responsabilidade individual da empresa manter o controle dos seus dados e atender aos requisitos legais e de conformidade. Além de ter uma cópia adicional dos seus dados em caso de exclusão acidental, aqui estão mais cinco motivos para você precisar de um backup.

Depois dessa introdução rápida, vamos nos aprofundar diretamente nos novos recursos do Veeam Backup para Microsoft Office 365 v3!

Velocidades de backup aumentadas de minutos para segundos

Com o lançamento do Veeam Backup para Microsoft Office 365 v2, a Veeam acrescentou o suporte à proteção de dados do SharePoint e do OneDrive for Business. Agora na v3, melhoramos a velocidade dos backups incrementais do SharePoint Online e do OneDrive for Business ao integrar a API de alteração nativa do Microsoft Office 365. Com isso, os tempos de backup são reduzidos em até 30 vezes, o que representa uma grande mudança! Os comentários que recebemos até agora são incríveis e temos certeza de que você também vai perceber a diferença.

Segurança melhorada com suporte a autenticação multifator

A autenticação multifator é uma camada extra de segurança, com múltiplos métodos de verificação para uma conta de usuário do Office 365. Como a autenticação multifator é a política básica de segurança do Azure Active Directory e do Office 365, o Veeam Backup para Microsoft Office 365 v3 acrescentou o suporte a ela.

Esse recurso permite que o Veeam Backup para Microsoft Office 365 v3 se conecte ao Office 365 de forma segura, ao aproveitar uma aplicação personalizada no Azure Active Directory, juntamente com uma conta de serviço com MFA habilitada e sua senha de aplicação para criar backups seguros.

Do ponto de vista da restauração, isso também vai permitir que você realize restaurações seguras para o Office 365.

O Veeam Backup para Microsoft Office 365 v3 continuará dando suporte à autenticação básica, mas aconselhamos usar a autenticação multifator.

Visibilidade aprimorada

Com o acréscimo de relatórios de proteção de dados do Office 365, o Veeam Backup para Microsoft Office 365 vai permitir identificar caixas de correio de usuários não protegidas do Office 365, além de gerenciar o uso de licenças e storage. Três relatórios estão disponíveis por meio da interface gráfica (e também por PowerShell e API RESTful).

O relatório de visão geral de licenças mostra informações sobre sua utilização de licenças. Ele exibe informações detalhadas sobre as licenças usadas para cada usuário protegido dentro da organização. Como provedor de serviços, você poderá identificar os cinco locatários com maior uso de licenças e controlar o consumo de licenças.

O relatório de consumo de storage mostra quanto storage é consumido pelos repositórios da organização selecionada. Ele exibirá informações sobre os repositórios de maior consumo e ajudará a verificar as taxas diárias de alteração e de crescimento dos seus dados de backup do Office 365, por repositório.

 

O relatório de proteção de caixas de correio exibe informações sobre todas as caixas de correio protegidas e não protegidas, ajudando a manter a visibilidade de todas as caixas de correio críticas do Office 365. Como provedor de serviços, você vai se beneficiar especialmente da flexibilidade de gerar esse relatório para todas as organizações locatárias no escopo ou somente para uma selecionada.

Gerenciamento simplificado para ambientes maiores

O Mecanismo de Armazenamento Extensível da Microsoft tem um limite de tamanho de arquivo de 64 TB por ano. Em ambientes maiores, a solução temporária para isso era criar vários repositórios. A partir da v3, essa limitação e a solução manual foram eliminadas! Os repositórios de storage da Veeam são inteligentes o suficiente para saber quando você está prestes a atingir um limite de tamanho de arquivo e aumentar a escala do repositório automaticamente, eliminando esse problema. Os bancos de dados extras serão fáceis de identificar por sua ordem numérica, caso você precise:

Opções flexíveis de retenção

Outra questão importante é o tipo de retenção usado. O tipo de retenção padrão pode ser considerado um método de backup “no nível do item”, quando o Veeam Backup para Microsoft Office 365 faz o backup e armazena os dados modificados entre o momento atual e o período de retenção definido. Para dar um único exemplo, se o período de retenção for ajustado para 5 anos, tudo entre hoje e 5 anos atrás será protegido. No backup de amanhã, os dados modificados ou acrescentados durante esse dia serão acrescentados e os dados mais antigos, cuja data de modificação ficar fora do período de retenção especificado, serão removidos.

Esse comportamento de retenção descrito, atende perfeitamente as necessidades de empresas que não queiram armazenar mais dados que o exigido por sua política interna. Mas quem já vem usando as soluções principais da Veeam há anos achava isso confuso, por já ter se acostumado à abordagem do backup completo e permanentemente incremental.

Ouvimos os comentários de vocês! A partir do Veeam Backup para Microsoft Office 365 v3, você pode usar um tipo de retenção “baseado em snapshot”. Na configuração do repositório, agora há duas opções para escolher: retenção no nível do item e retenção baseada em snapshot.

Com base nessa escolha, as tarefas de backup que apontem para esse repositório aplicarão o tipo de retenção. Esse é um ajuste global para cada repositório. Note também que, depois que você definir sua opção de retenção, não poderá alterá-la.

Outras melhorias

Conforme a Microsoft lançou novas versões importantes do Exchange e do SharePoint, acrescentamos suporte ao Exchange e SharePoint 2019.

Fizemos uma alteração na interface e agora ela conta com suporte a proxies de Internet. Isso já era possível em versões anteriores com uma alteração na configuração por XML, mas a partir do Veeam Backup para Microsoft Office 365 v3, isso se torna opção na interface gráfica. Além disso, você pode até configurar um proxy de Internet por meio de qualquer um dos seus proxies remotos do Veeam Backup para Microsoft Office 365.  Todas essas opções novas também estão disponíveis por meio do PowerShell e da API RESTful; para todos que adoram a automação.

Em relação aos recursos para licenças, também acrescentamos duas novas opções:

  • Agora, revogar uma licença desnecessária é um recurso disponível via PowerShell
  • Os provedores de serviço podem coletar informações de licença e repositório divididas por locatário, via PowerShell e API RESTful, para criar relatórios personalizados

Para manter uma visualização limpa no console do Veeam Backup para Microsoft Office 365, os provedores de serviço agora podem dar um nome personalizado às organizações.

Atendendo a solicitações de recursos, a partir do Veeam Backup para Microsoft Office 365 v3, é possível excluir ou incluir pastas específicas do OneDrive for Business para cada tarefa. Esse recurso está disponível via PowerShell ou API RESTful.

Visite a página O que há de novo para ver uma lista completa de todos os recursos novos no Veeam Backup para Microsoft Office 365.

É hora de começar a testar?

Agora é um bom momento para você experimentar o backup do Office 365 na prática. Faça o download do Veeam Backup para Microsoft Office 365 v3 ou experimente a Community Edition, GRÁTIS para sempre, para até 10 usuários e 1 TB de dados do SharePoint.

Stay up to date on the latest tips and news
By subscribing, you are agreeing to have your personal information managed in accordance with the terms of Veeam’s Privacy Policy
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK