Licenciamento da V10 – o que você precisa saber

O muito aguardado Veeam Availability Suite v10 chegou e estamos extremamente empolgados. Também ficamos honrados e agradecidos por você ter se juntados a nós. Muitos de vocês também testemunharam nossa jornada até a portabilidade de licenças, e a v10 é o auge desses benefícios tanto da perspectiva do produto quanto do licenciamento. Então, o que você precisa saber para fazer da adoção da versão 10 um sucesso?  Vamos nos aprofundar.

Opções de licença da Veeam

Licença Universal da Veeam (VUL) é nossa solução de licenciamento de maior capacidade, e inclui os recursos mais avançados da edição Enterprise Plus. A VUL é uma licença portátil e baseada em consumo, mensurada de acordo com as cargas de trabalho protegidas e vendida em pacotes de 10 licenças.  Com o acréscimo da portabilidade, a VUL literalmente permite que você proteja todos os tipos de carga de trabalho do Veeam Backup & Replication de forma intercambiável, tanto localmente quanto na nuvem.  Isso ajuda você a atender às necessidades do seu ambiente em constante mudança da forma mais flexível possível. 

Como muitos de vocês sabem, a VUL recebeu uma grande melhoria em outubro, tornando-a ainda mais fácil de usar e também reduzindo o preço.   Estamos satisfeitos com a adoção até agora e agradecemos sua ajuda para tornar a VUL melhor.  A VUL é cobrada como uma assinatura anual com opções de 1 a 5 anos com pagamento à vista, ou em períodos de 3 a 5 anos se for paga anualmente.

O licenciamento por socket é uma opção para clientes que queiram proteger somente VMs VMware ou Hyper-V localmente, é medido por socket de CPU e cobrado perpetuamente. Vendidas nas edições Standard, Enterprise e Enterprise Plus, as licenças por socket oferecem uma ampla gama de recursos para proteger VMs VMware e Hyper-V.

Para nossos VCSPs, os contratos de locação oferecem a provedores de serviços gerenciados e de nuvem muitos dos benefícios de portabilidade e flexibilidade da assinatura, com o detalhe adicional do pagamento conforme o crescimento e um tipo de licença dedicado que estende os direitos de uso a clientes gerenciados para proteger dados de terceiros. Com a v10, os preços da VUL e da locação VCSP ficam em total harmonia, unificados em uma estrutura simplificada e baseada em pontos (inclusa no arquivo de licença em si) que cobre BaaS e DRaaS para qualquer cliente e qualquer carga de trabalho, em qualquer nuvem.

O que você precisa saber sobre a v10?

Se você é um cliente totalmente novo da Veeam com a v10, bem-vindo à família! Já está tudo pronto para você. Para os outros clientes da Veeam, que estão conosco há mais tempo, queremos destacar algumas ótimas mudanças na v10.

Temos vários recursos novos e melhorias na v10. Talvez o recurso novo mais interessante da v10 seja o recurso de proteção de arquivos em NAS (Network-Attached Storage, storage anexado à rede). O suporte a NAS é uma opção ótima para um grande conjunto de clientes e é concedido com a VUL. Com 1 licença VUL, você pode proteger 250 GB (4 licenças por TB). Se você já tem licenças VUL, pode usá-las para proteger o NAS hoje mesmo!

Se você já usa tarefas baseadas em agente para proteger servidores ou estações de trabalho Microsoft Windows ou Linux, provavelmente sua licença já é VIL ou VUL e não é preciso fazer nada mais – basta fazer o download do arquivo de licença atualizado da v10.

Nossa oferta autônoma para Nutanix AHV foi um sucesso tão grande que colocamos esse produto na abrangência de gerenciamento do Veeam Backup & Replication. Agora ele é conhecido simplesmente como Veeam Backup for Nutanix AHV e é licenciado com a VUL. Não é preciso adquirir um licenciamento exclusivo para proteger VMs Nutanix AHV. A VUL é portátil e atende às necessidades de flexibilidade de clientes que querem adotar o AHV ou mudar de hipervisor.

Arquivos de licença na V10

Assim como todas as versões principais anteriores, o Veeam Availability Suite v10 requer que todos os usuários, tanto com a VUL quanto com licenças por socket, atualizem seu arquivo de licença imediatamente ao instalar a v10. Essa ação é simples e pode ser feita no próprio produto ou em um portal de licenças.  O procedimento está mais fácil que nunca, e na maioria dos casos é automático.

Clientes por assinatura existentes

Se você tem licenças por assinatura VUL, hoje pode ser seu dia de sorte. A partir de agora, essas licenças VIL receberão um upgrade para licenças VUL com recursos completos sem custo adicional, independentemente da edição. Isso mesmo, titulares de licenças VIL Standard e Enterprise agora podem fazer upgrade para licenças VUL com o conjunto de recursos completo da edição Enterprise Plus. Não há limitações nem qualquer custo extra associado a essa mudança. Quando seu contrato existente terminar, você terá de fazer a renovação a preço de mercado da VUL. O mais legal disso é que reduzimos os preços da VUL em até 33% e, o mais importante, custa menos que nunca proteger QUALQUER servidor, estação de trabalho, carga de trabalho da nuvem ou aplicação corporativa. Confira em seu portal, tudo isso já deve ter passado pelo upgrade e estar pronto para usar.  

Por último, alguns podem estar cientes que proteger as mesmas cargas de trabalho com tarefas baseadas em host ou em agente antes exigia 2 licenças. Com a v10, isso não é mais necessário e não há mais cobrança dupla para proteger a mesma carga de trabalho – desde que a proteção seja gerenciada pelo mesmo servidor de backup.

Provedores de serviços

Também há vários benefícios novos, descontos e muito mais para usuários de locação VCSP. Confira nosso Centro de Recursos de Lançamento do VCSP para ter mais informações.

Clientes existentes de licença por socket

Adoramos nossos clientes por socket e temos ótimas notícias para eles. Muitos dos nossos clientes por socket entendem os benefícios do nosso licenciamento portátil VUL e estão começando a mesclar ambientes com licenças perpétuas por socket e VUL por assinatura. Antes, exigíamos que as edições fossem as mesmas, mas agora a VUL não tem uma edição; ela tem os mesmos recursos completos da Enterprise Plus. Agora permitimos que os clientes mesclem licenças por socket e VUL entre uma variedade de produtos em um ambiente com gerenciamento centralizado. Mas note que a edição da licença por socket continua ditando os recursos do ambiente inteiro. Se isso for impeditivo para você, há duas opções:

  1. Faça upgrade para Enterprise Plus e migre os seus sockets para a VUL aqui
  2. Faça upgrade da edição dos seus sockets para Enterprise Plus e mantenha o seu modelo atual de licenciamento

Proteja mais com licenças gratuitas! Os clientes que têm licenças por socket podem já saber que fornecemos licenças de instância extras, 1 por socket protegido até o máximo de 6, para você experimentar sem custo desde a versão 9.5 U4. Bom, com a v10 essas licenças agora são VUL, o que permite que clientes das edições Standard e Enterprise protejam um pouco mais de cargas de trabalho que antes. Incentivamos você a experimentar por conta própria os benefícios de proteger cargas de trabalho físicas, de nuvem e de aplicações corporativas. E assim como com a v10, essas licenças também podem ser usadas para NAS!

Enfim, temos o prazer de anunciar que com a v10, essas licenças de brinde não vão mais expirar quando você adquirir instâncias adicionais. Elas são suas para sempre, sem restrições. Queremos que você as aproveite ao máximo.

Gerenciamento centralizado de licenças e atualizações de mescla na V10

Quando lançamos a predecessora da VUL no começo de 2019, ambientes híbridos exigiam a mescla de licenças de instância (VUL) e por socket em um único arquivo de licença. Nossos clientes viam isso como uma complicação desnecessária. Portanto, com base nos comentários deles, trouxemos a habilidade de instalar e gerenciar arquivos de licença por socket e VUL separadamente na v10. Portanto, se você, como a maioria dos clientes da Veeam, tiver uma licença por socket agora e decidir comprar licenças VUL adicionais para proteger cargas de trabalho que não sejam de VM, basta colocar a licença nova em seu servidor de backup existente!

Resumo

A VUL é o futuro do licenciamento da Veeam e oferece todos os recursos e toda a portabilidade em um único tipo de licença.  Se você tiver dúvidas sobre as mudanças das licenças na v10, consulte a seção detalhada sobre licenciamento no documento O Que Há de Novo.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de renovação. Se já estiver pronto, faça o download da v10 e comece agora mesmo! Mais uma vez, agradecemos por vocês serem usuários incríveis da Veeam! Esperamos que a v10 torne o cumprimento de seus objetivos de negócios mais fácil que nunca. Até a próxima.

Idioma do artigo
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running