Veeam Agent for Linux está disponível agora!

Ainda que a Veeam seja reconhecida por ser líder do setor com soluções de backup sem agentes para ambientes virtualizados, recebemos perguntas constantes sobre o backup de sistemas não virtualizados. Com base no feedback e como oportunidade de crescimento, decidimos lançar o Veeam Agent for Microsoft Windows (antes conhecido como Veeam Endpoint Backup FREE). O Veeam Agent for Microsoft Windows estará disponível em breve e inclui muitos dos recursos mais solicitados! Também recebemos muitos pedidos para sistemas Linux, então anunciamos o Veeam Agent for Linux e lançamos uma versão beta.

Hoje, temos o prazer de anunciar que o Veeam Agent for Linux foi lançado oficialmente!

Antes de mergulharmos com profundidade no produto em si, vamos conversar um pouco sobre por que uma empresa como a Veeam, que cria backups sem agentes, decidiu começar a criar produtos baseados em agentes. Como se sabe, nem toda carga de trabalho pode ser virtualizada devido a dependências de hardware, muita pressão nos servidores ou por outros motivos. E ainda há as máquinas Linux na nuvem pública que precisam de um agente para poder interagir.

Em resumo, os backups sem agente são superiores para ambientes virtualizados, mas quando se trata de um servidor físico, agentes são mais apropriados.

O que é?

O Veeam Agent for Linux é uma ferramenta que faz backup de sistemas Linux físicos como uma estação de trabalho, um servidor ou máquinas na nuvem pública. Esta ferramenta cria backups baseados em imagem que são armazenados em formato VBK, o mesmo usado no Veeam Backup & Replication e Veeam Agent for Microsoft Windows. O Veeam Agent for Linux vem com seu próprio driver de rastreamento de bloqueio de fotos e alterações (CBT) que possibilita criar backups adicionais sem refazer a varredura.

Os requisitos de uso do Veeam Agent for Linux incluem:

  • CPU: x86/x64
  • Kernel: 2.6.32 ou superior
  • SO: Versões de 32 e 64 bits de:
    • Debian 6.x-8.x
    • Ubuntu 10.04-16.10
    • RHEL/CentOS/Oracle Linux 6.x-7.x
    • Fedora 23, 24
    • openSUSE 11.3-13.x, Leap 42.1
    • SLES 11 SP2 – 12

A instalação ficou muito mais fácil desde a versão beta: chega de instalações de pacotes manuais! Agora você pode instalar e atualizar o Veeam Agent for Linux por meio do repositório da Veeam. Consulte as notas de lançamento para mais instruções de instalação.

Depois de instalar o produto, você tem duas opções de interação: Por meio do assistente passo a passo ou via linha de comando.

Backup por meio da interface do usuário

Para iniciar o assistente da interface do usuário, só é necessário abrir o Shell e digitar:

$ veeam

Se você já experimentou o Veeam Agent for Microsoft Windows, verá os estágios familiares do processo de criação de backups:

  • Modo backup: Bare-metal, no nível do volume ou no nível do arquivo
  • Repositório de backup: Disco local, pasta compartilhada ou repositório do Veeam Backup & Replication (requer 9.5 Update 1)
  • Agendamento e número de pontos de restauração

Veeam Agent for Linux

Backup por meio de linhas de comando

Se quiser mais agilidade no controle dos backups, isso dá a você a capacidade de usar linhas de comando para criar seus próprios scripts para automatizar a implantação e backups.

Neste caso, o comando será:

#veeamconfig

Veeam Agent for Linux

Para criar uma tarefa de backup aqui, use o comando:

#veeamconfig job create

E adicione os parâmetros da tarefa.

Veeam Agent for Linux

Como pode ser visto nas capturas de tela, é possível especificar parâmetros como compressionLevel e blockSize, que não estão disponíveis na interface do usuário. Você ainda pode especificar scripts pré e pós-congelamento aqui, o que possibilita obter backups consistentes do servidor de banco de dados, por exemplo.

Se decidir aproveitar um servidor Veeam Backup & Replication para armazenar seus backups, poderá ver todos eles em uma nova guia Agentes.

Veeam Agent for Linux

Restauração

Se precisar realizar uma restauração no nível do arquivo, basta iniciar uma interface do Veeam Agent for Linux, selecionar o comando Recuperar Arquivos e o seu backup será montado como um diretório, assim poderá usar seu gerenciador de arquivos preferido para obter seus arquivos.

O Veeam Agent for Linux ainda vem com mídia de recuperação que pode ser usada para inicialização e para realizar uma restauração em qualquer nível: bare-metal, volume ou arquivo individual.

Veeam Agent for Linux

Edições do Veeam Agent for Linux

O Veeam Agent for Linux vem em três edições: Free, Workstation e Server.

Free

Com uma edição Free do agente de backup para Linux você recebe todos os recursos básicos como snapshots e CBT, todos os níveis de backup e restauração (interface de usuário e linha de comando) e integração com o Veeam Backup & Replication. É perfeito para uso doméstico ou em alguns sistemas não essenciais.

Workstation

O principal recurso da edição Workstation é que você recebe suporte contínuo de nível corporativo, além de todos os recursos da edição gratuita.

Server

A edição Server é a versão mais avançada.  Inclui scripts de pré e pós-congelamento para processamento de aplicações, além de suportar múltiplas tarefas.

Tabela de comparações de recursos das edições

Veeam Agent for Linux

Conclusão

O Veeam Agent for Linux possibilita a você proteger seus sistemas Linux no local ou na nuvem pública. Trata-se de um produto autônomo que não requer o Veeam Backup & Replication, apesar de fazer uso dos seus repositórios de backup.

Faça o download do Veeam Agent for Linux agora!

Leia posts de blog anteriores para mais informações sobre como usar o Veeam Agent for Linux:

Capítulo 1 — Instalação
Capítulo 2 — Como fazer backups
Capítulo 3 — Como fazer restaurações
Capítulo 4 — Linha de comando

Idioma do artigo
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running