4 benefícios do V11 para grandes empresas

A jornada para encontrar as ferramentas de proteção de dados mais aderentes às necessidades do negócio nem sempre é rápida e por diversas vezes não encontra a opção com melhor custo-benefício. Sejam quais forem as opções disponíveis no mercado, algo entre elas deveria ser comum: é preciso escolher soluções que tragam confiabilidade, flexibilidade, simplicidade e robustez.

Esses quatro pilares fazem parte dos princípios da Veeam. “As soluções da Veeam, apesar de terem um amplo espectro de funcionalidades, estão entre as mais fáceis de se utilizar no mercado. Geralmente, os clientes se beneficiam delas com uma curva de aprendizado curta, sem a necessidade de uma formação oficial ou certificação”, afirma Everton Cardoso, Engenheiro de Sistemas da Veeam.

A mais nova versão do Veeam Backup & Replication, a V11, permite realizar backup e recuperação de ambientes virtuais, físicos ou em nuvem e serve para os mais variados cenários, sejam eles em pequenas, médias ou grandes corporações.

A seguir, listamos 4 grandes benefícios do Veeam Backup & Replication V11 para os negócios:

1 – Imutabilidade dos backups

Imagine um cenário em que os sistemas de uma organização sofreram um ataque por ransomware, por exemplo. “Se a empresa é atacada, geralmente ela recorre ao backup para recuperar os seus dados. Acontece que o criminoso sabe que o cliente vai recorrer ao backup e, portanto, tenta inutilizá-lo, para que o cliente não tenha essa salvaguarda disponível”, explica Márcio de Freitas, Engenheiro de Sistemas da Veeam. Dessa forma, a Veeam, por meio da tecnologia de imutabilidade, atua na última instância que é justamente o backup.

“É uma maneira de garantir uma proteção aprimorada aos repositórios de backup e evitar que os danos sejam efetivos, mesmo sob ataque, já que com a imutabilidade os arquivos não podem ser apagados até mesmo pelo administrador”, comenta.

2 – Replicação contínua

Com as operações cada vez mais ágeis e digitalizadas, a tolerância para o tempo de inatividade de uma operação é muito baixa – para não dizer praticamente nula. Estar indisponível é constantemente visto como sinônimo de perda de receita e de confiança perante os clientes.

Nesse sentido, a replicação contínua e rápida se torna um recurso crítico: no caso de ocorrer algum problema no ambiente, é possível subir uma cópia dele em um curto espaço de tempo, garantindo a disponibilidade da operação.

“Com o Veeam Backup & Replication V11, é possível fazer imagens do ambiente em curtos espaços de tempo: agora, daqui uma hora, ou daqui 30 minutos, dependendo da necessidade do cliente”, explica Márcio de Freitas, complementando que há um ganho na granularidade na recuperação, o que possibilita ao cliente voltar ao ponto do tempo que ele realmente precisa.

Em ambientes VMware, inclusive, essa possibilidade de replicação se torna praticamente instantânea – passando de minutos para segundos.

3 – Amazon S3 Glacier e Azure Archive

Basicamente, essa característica do Veeam Backup & Replication V11 possibilita a utilização de uma nova camada nos repositórios dos backups com um baixo custo de armazenamento. “É possível pegar os dados de longa retenção e levá-los para uma área com um custo muito menor”, afirma Freitas.

De acordo com o especialista, isso é especialmente interessante para diminuir os custos com a infraestrutura de backup, sem diminuir a segurança ou requisitos de conformidade das empresas. “Essa nova camada de armazenamento permite ao cliente criar um ciclo de vida dos dados de backup, armazenando-os no lugar correto de acordo com políticas predefinidas pelo cliente. Se um dado é constantemente acessado, ele pode ficar em uma área de armazenamento de melhor performance. Já os dados poucos acessados, mas que precisam ser armazenados para atender a necessidades específicas de negócio do cliente, podem ser migrados para essa área de baixo custo”, completa.

4 – Ganho de tempo e produtividade com a V11

O Veeam Backup & Replication v11 traz ganhos indiretos com seu uso. Por ser uma ferramenta simples de se trabalhar, mesmo em ambientes complexos, o retorno do investimento se traduz em ganho de produtividade das equipes de TI.

“Não é uma ferramenta difícil de se trabalhar. Isso faz com que o time seja bastante ágil nas operações de backup e recuperação, mas sem aumentar a complexidade operacional. São benefícios para o usuário, mas que, na ponta, entrega maior agilidade para o negócio”, afirma Luciene Danciguer, Territory Account Executive da Veeam.

Além disso, a versão V11 do Veeam Backup & Replication permite a utilização dos recursos de tecnologia de maneira inteligente. “Isso, em última instância, remete a uma economia financeira”, comenta Freitas.

Isso também se reflete por conta da solução ser agnóstica, o que permite o reaproveitamento de recursos já existentes do ambiente do cliente. “Ser agnóstico também é uma vantagem, porque conseguimos reutilizar tudo o que o cliente tem em casa e, inclusive, estender para o que ele tem na Cloud”, encerra Freitas.

Fale com um de nossos especialistas e descubra como o Veeam Backup & Replication V11 pode ajudar o seu negócio a ganhar eficiência operacional, reduzir custos e deixar a sua estratégia de Proteção de Dados mais completa.


Veja também:

Stay up to date on the latest tips and news
By subscribing, you are agreeing to have your personal information managed in accordance with the terms of Veeam’s Privacy Policy
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK