3 características essenciais do gerenciamento de tempo de inatividade planejado

O tempo de inatividade, pode ser um assunto impopular em relação à manutenção da disponibilidade dos serviços de TI atualmente. Mas o tempo de inatividade é necessário, seja para prevenir uma paralisação (como no caso de um desastre climático prestes a acontecer), seja para uma manutenção necessária ou para a modernização de sistemas críticos. Qualquer que seja o motivo, o tempo de inatividade planejado precisa ocorrer.

Todos sabem que o tempo de inatividade não planejado não é um assunto popular, e o 2017 Veeam Availability Report prova isso! As corporações modernas podem programar o tempo de inatividade, e isso pode ser um investimento para realizar mudanças necessárias. Nesta postagem, vamos mostrar 3 características essenciais do tempo de inatividade planejado para o tomador de decisão de TI:

  • O tempo de inatividade planejado pode ser um investimento para evitar o tempo de inatividade não planejado. Nós nunca queremos estar na situação em que uma falha cause tempo de inatividade; isso coloca a Disponibilidade em risco e pode gerar perda de dados. As organizações que preparam seus negócios para o tempo de inatividade ou a manutenção programada, podem evitar demandar uma janela de tempo na pior hora possível.
  • O tempo de inatividade planejado não deve trazer nenhuma surpresa. A TI sempre teve de lidar com a questão acima, mas até agora havia a chance de surgir surpresas ou fatores imprevistos.

    Uma grande frustração é ter o trabalho de organizar um período de tempo de inatividade não planejado e se deparar com algo imprevisto. Isso pode forçar a reversão ou cancelamento da mudança planejada. Pode ainda adiar iniciativas comerciais maiores e também colocar os sistemas e dados em risco. Tudo isso mudou desde que a Veeam inovou nosso mercado.

    Desde 2010, a Veeam vem inovando continuamente nessa área com o recurso de aproveitamento de dados. O que mais me empolga quando converso com clientes e parceiros é quando eles encontram uma forma de usar a tecnologia de Virtual Lab para resolver desafios de negócios reais e reduzir o tempo de inatividade. Esse é o propósito integral dessa tecnologia, que tem muitos recursos para garantir que não haja surpresas quando uma organização passa por uma mudança. Essa mudança pode ser totalmente simulada a partir de dados vivos, de apenas alguns instantes atrás. Dessa forma, ao programar o tempo de inatividade planejado, a organização de TI pode oferecer à empresa um plano completo do que esperar (em particular, o período de espera) e a garantia de que as mudanças sairão conforme o planejado.

  • Reduzir o tempo de inatividade planejado mantém uma confiança alta das partes interessadas. Quando uma organização leva o segundo ponto a sério, consegue mudanças positivas. Imagine: e se um incidente de tempo de inatividade planejado fosse cancelado por “circunstâncias imprevistas” e a organização de TI tivesse que solicitar novamente tempo de inatividade à empresa? A pergunta mais natural seria: “O que vai ser diferente para desta vez dar certo?” Ter de cancelar e reverter mudanças frequentemente em relação ao tempo de inatividade planejado, desgasta a confiança da organização quanto aos serviços de TI e, potencialmente, a própria capacidade de se obter tempo de inatividade planejado.

Usar a abordagem de aproveitamento de dados para aplicações críticas, pode abrir caminho para uma experiência de Disponibilidade muito melhor, e a Veeam é pioneira nesse mercado. Sabia que a Veeam pode fazer isso? Leia mais sobre o recurso de aproveitamento de dados no Veeam Availability Suite.

Idioma do artigo
Português (Brasil)
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running