V11: Complete o ciclo de vida do backup com a camada de arquivo SOBR da Veeam

O Scale-out Backup Repository é uma das inovações exclusivas da Veeam, que traz muitos recursos para o gerenciamento do ciclo de vida de storage de backup, mas de uma forma simples, flexível, confiável e orientada por políticas. A Veeam expande as possibilidades dos clientes oferecendo a opção de arquivar em uma camada de custo menor, no storage na nuvem.

A camada de arquivo é uma camada adicional de storage que pode ser anexada a um repositório de backup com aumento de escala. Os dados aplicáveis da camada de capacidade do Scale-out Backup Repository podem ser movidos para Archive Tier para fins de arquivamento.

Por que você precisa se importar com a Archive Tier?

Ao reduzir custos com arquivamento de longo prazo mudando da fita para storage “frio” na nuvem, muitas vezes você enfrenta processos manuais para mover e proteger seus dados de backup, adicionando risco e complexidade desnecessários ao ciclo de vida. O arquivamento na nuvem da v11 reduz o custo do arquivamento e retenção em até 20 vezes ou mais, fornecendo gerenciamento baseado em políticas nas três camadas inteligentes de storage da Veeam: Performance Tier, Capacity Tier e Archive Tier.

Agora você pode obter um gerenciamento seguro durante todo o ciclo de vida de suas cópias de backup, com imutabilidade e movimentação automatizada dos dados da camada de storage de objetos quente para a fria, com novo suporte nativo para Amazon S3 Glacier (incluindo Glacier Deep Archive) e Azure Blob Archive Storage. Dessa maneira, sua organização fica mais resiliente.

Armazenar dados arquivados na Archive Tier é mais barato em comparação com a Capacity Tier, dependendo dos prazos de retenção, é claro. Porém, restaurar dados da Archive Tier levará mais tempo e será mais caro do que na Capacity Tier. É necessário preparar os dados para restaurá-los da Archive Tier.

O que é um repositório de backup com aumento de escala?

O Scale-out Backup Repository (SOBR) é um sistema de repositório com suporte a escala para storage de dados em várias camadas. O Scale-out Backup Repository é formado por um ou mais repositórios de backup, chamados de extensões de desempenho, e pode ser expandido com um repositório de objetos no local ou baseado na nuvem, chamado de extensão de capacidade.

Na v11, adicionamos a Archive Tier à família SOBR para escalar ainda mais. Ela traz a movimentação automatizada dos dados da camada do storage de objetos quente para o frio, com o novo suporte nativo para Amazon S3 Glacier (incluindo o Glacier Deep Archive) e Azure Blob & Archive Tier Storage.

Todos os dispositivos e sistemas de storage dentro do Scale-out Backup Repository são unidos em um sistema, com seus recursos resumidos. Desta forma, todas as cargas de trabalho protegidas pelo backup da Veeam podem usar um SOBR para obter uma abordagem de gerenciamento de ciclo de vida do backup baseada em políticas, com as três camadas inteligentes de storage da Veeam: Performance Tier, Capacity Tier e, agora, a Archive Tier. Observação: A Archive Tier suporta arquivos de backup exportados, arquivos de backup VeeamZIP e arquivos de backup com flags GFS atribuídas.

Nós não só adicionamos a Archive Tier ao SOBR como também aumentamos sua liberdade de escolha adicionando o Google Cloud Storage como destino de storage na nuvem adicional na Capacity Tier.

Como a Archive Tier funciona

Os dados aplicáveis da extensão de capacidade do Scale-out Backup Repository podem ser movidos para a Archive Tier para fins de arquivamento. Como diz Rick Vanover: Grave uma vez e nunca leia, mas nunca diga nunca! E eu concordo com ele, é uma salvaguarda que pode ajudar você com suas necessidades de conformidade e a reduzir custos e/ou espaço ao armazenar dados arquivados. Use a inteligência do movimento de dados de backup como um modelo econômico inteligente na nuvem.

Você pode expandir facilmente um SOBR com a Archive Tier ou habilitá-la ao criar um novo SOBR. Ao editar o Scale-out Backup Repository atual, você verá uma etapa adicional, chamada de Archive Tier, após a Capacity Tier. Mas saiba que a Archive Tier é formada por uma única extensão de arquivamento, que pode ser Amazon S3 Glacier ou Microsoft Azure Archive Blob Storage.

O Amazon S3 Object Storage se alinha com o Amazon S3 Glacier Storage, enquanto o Microsoft Azure Blob Storage se alinha com o Microsoft Azure Archive Blob Storage – você não pode misturá-los. É AWS para AWS e Azure para Azure. Um proxy temporário entre a Capacity Tier e a Archive Tier converte os objetos em objetos maiores para reduzir os custos de API associados à colocação de objetos. Haverá um proxy temporário para cada cadeia de backup. Por padrão, podem existir até 64 proxies temporários. Os arquivos de backup sempre fluirão pela Capacity Tier antes de alcançarem a Archive Tier.

Fique ciente de que há um requisito de período mínimo para o storage de arquivamento no Azure e AWS. Por padrão, nas configurações avançadas de storage, já verificamos que a retenção de backup GFS está acima do período mínimo exigido para storage. O storage na nuvem utilizado requer um período mínimo de storage:

  • Amazon Glacier – 90 dias
  • Amazon Glacier Deep Archive – 180 dias
  • Microsoft Azure Archive – 180 dias

Observação: Você pode armazenar os dados por um prazo menor do que o contratado ou até excluí-los diretamente após colocá-los, mas saiba que o provedor da nuvem cobrará o número mínimo de dias estabelecidos. Por exemplo, no Amazon Glacier, seriam 90 dias!

Outra escolha importante a fazer é se você quer armazenar backups completos independentes ou deduplicados, ou seja, backups de blocos clonados. Para reduzir os custos de storage, por padrão, armazenamos cada backup como um delta do backup anterior.

As opções de recuperação de dados arquivados dependem da nuvem em que estão armazenados, da velocidade com que você precisa deles e do quanto está disposto a pagar! As seguintes opções estão disponíveis:

Você precisará selecionar o período de disponibilidade desejado para os arquivos de backup recuperados para a Capacity Tier. Durante esse período, você poderá restaurar dados dela. Ou você pode prolongar esse período quando precisar de mais tempo, estendendo a disponibilidade de dados.

Aprimorando a segurança com a Archive Tier e imutabilidade

O Veeam Backup & Replication usa a tecnologia de bloqueio de objetos, fornecida pela Amazon e por alguns provedores compatíveis com S3, para tornar os dados imutáveis. Quando configurado corretamente, o bloqueio de objetos proíbe a exclusão, modificação ou criptografia dos dados.

Você pode ativar o recurso de imutabilidade ao adicionar ou editar um repositório de storage de objetos do Amazon S3 Glacier. No momento, o recurso de imutabilidade no nível do objeto está disponível somente para o repositório de storage de objetos do Amazon S3 Glacier.

Quer saber o que a Veeam pode fazer por você na nuvem? Nesse caso, temos uma oferta interessante para você! O lançamento da v11 também inclui backup e recuperação nativos para Azure (os nativos para AWS vieram na v10). Se você é um cliente atual do Veeam Backup & Replication, Veeam Availability Suite ou Veeam Backup Essentials, daremos a você 25 VUL GRÁTIS para proteger nativamente suas cargas de trabalho da AWS ou Azure. Além disso, também daremos US$ 250 em créditos da nuvem à sua escolha para tornar a oferta ainda melhor. Confira todos os detalhes da oferta aqui e inscreva-se para começar a proteger nativamente suas cargas de trabalho AWS e Azure DE GRAÇA!

Idioma do artigo
Português (Brasil)
Similar Blog Posts
Business | 13/11/2023
Technical | 04/05/2023
Technical | 04/05/2023
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running