Veeam Agent for Linux, a versão Beta está disponível agora!

Aqui na Veeam, todos nós adoramos virtualização e acreditamos que os data centers modernos devem ser virtualizados para garantir o mais alto nível de Disponibilidade. Contudo, a realidade nos diz que nem tudo está virtualizado. Alguns processos não podem ser alcançados através dos hipervisores nos quais executam, mesmo quando são virtualizados, como em ambientes de nuvem pública.

Esta é uma das razões pelas quais o Veeam Endpoint Backup tem sido um sucesso tremendo desde seu lançamento inicial em 2015. Agora, este é apenas um lado da história – especialmente se você considerar que em uma nuvem pública, a vasta maioria das máquinas virtuais (VMs) implementadas estão rodando um dos vários sabores de Linux.

Como você protege estes ambientes e evita o lock-in imposto pelos provedores de nuvem privada? Para satisfazer os usuários Linux, a Veeam anunciou o Veeam Agent for Linux na VeeamON 2015, e desde então as pessoas têm se inscrito para se tornarem os primeiros a saber quando a versão Beta estiver disponível. Depois de alguns meses, estou feliz em anunciar que esta versão Beta está disponível agora! Se você se inscreveu, você receberá brevemente no seu e-mail as informações sobre como obter acesso à ela.

Apresentação inicial!

Enquanto você espera para ter acesso ao código, tenho certeza que estará interessado em conhecer mais sobre o Veeam Agent for Linux.

Veeam Agent for Linux é um agente simples e gratuito de backup para Linux. O software está disponível para distribuições baseadas em Debian e RedHat. Na verdade, o software é distribuído tanto como pacote RPM como também DEB. Ele suporta qualquer kernel Linux a partir da versão 2.6.32 e superiores, desde que você use o kernel default da sua distribuição, o que quer dizer que mesmo instalações antigas podem ser protegidas. Ambos kernels de 32 e 64 bits são suportados.

Veeam Agent for Linux é uma solução que pode fazer backups baseados em imagem de dentro do sistema operacional guest (arquivos), quanto no nível do volume. O backup incremental verdadeiro está habilitado pelo driver CBT (change block tracking) proprietário da Veeam, um módulo de kernel dinamicamente carregável. A parte boa é que esse módulo é distribuído como um código fonte!

Por quê? Porque o Linux tem várias versões de kernel distintas, e seria impossível criar e compilar uma versão binária diferente do módulo para cada versão possível do kernel. O resultado final seria que alguns kernels não seriam suportados e você não seria capaz de proteger um ou mais servidores Linux. Ao invés disto, decidimos seguir a abordagem típica do Linux. O modulo é distribuído como código fonte, e somos capazes de compilar o módulo para o kernel que estiver em uso no sistema local onde o Veeam Agent for Linux será instalado. Não se preocupe, você não terá que compilar nada pois o instalador (VeeamSnap) verifica alguns requisitos necessários, lista os que estão faltando para que você possa corrigi-los e, durante a instalação, compila e instala o módulo automaticamente.

Observação: Dependendo da sua distribuição do Linux, o pacote Dynamic Kernel Module Support (DKMS) deve estar disponível em seu sistema, ou deve ser instalado a partir de fontes externas. Por exemplo, no CentOS ele pode ser instalado através do repositório adicional EPEL.
Veeam Agent for Linux, a versão Beta está disponível agora!

Uma vez que o primeiro componente esteja instalado, só precisamos instalar o software principal Veeam Agent for Linux:

Veeam Agent for Linux, a versão Beta está disponível agora!

Como você pode ver, o Veeam Agent for Linux se instala como um serviço na máquina. O serviço pode então ser controlado e programado por um cliente, usando comandos “veeamconfig”. Anexe o comando veeamconfig com –help para ver as opções de linha de comando disponíveis.

A partir deste ponto, você pode começar a testar o software e aprender quão fácil é iniciar a interface gráfica, mesmo sem dizermos para você como fazer isto:

Veeam Agent for Linux, a versão Beta está disponível agora!

Notas finais

Eu sei que apenas arranhei a superfície de todas as possibilidades e opções que estão disponíveis no Veeam Agent for Linux. Não se preocupe – nos próximos posts vou mostrar como usar o console UI para fazer backup e restauração, juntamente com muitas outras informações.

Se você quiser saber mais, testar o produto e contribuir para sua melhoria antes da versão 1.0, inscreva-se para o Beta Público aqui. O Beta Público estará disponível atendendo a ordem de chegada das inscrições, então quanto mais cedo você se inscrever na lista de espera, melhor!

Finalmente, a razão pela qual iniciamos este programa Beta é porque vamos adorar receber seu feedback! Comentários, sugestões, ideias… qualquer coisa.  Para nos ajudar nisso, abrimos uma nova seção em nossos fóruns que é dedicada ao Veeam Agent for Linux. Acesse, inscreva-se se ainda não for um membro do fórum e participe da discussão. Estamos ansiosos pelo seu feedback!

Stay up to date on the latest tips and news
By subscribing, you are agreeing to have your personal information managed in accordance with the terms of Veeam’s Privacy Policy
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running