Como se preparar e ter sucesso no exame de certificação do Microsoft Azure

Uns dois anos atrás, eu estava no Microsoft Technology Center em Manhattan, e percebi que todos os engenheiros e técnicos que estavam trabalhando comigo naquele dia pareciam um pouco estressados. Aproveitei a oportunidade durante o almoço com o arquiteto chefe para descobrir o que estava acontecendo. A Microsoft tinha determinado que todos na área técnica teriam que fazer e passar no Exame 70-533 da Microsoft, Implantação de Soluções de Infraestrutura Microsoft Azure. Também descobri que muitos já tinham feito o exame e não passaram.

Isso me fez pensar. Se a Microsoft exigisse que todos passassem nesse exame, então a direção futura da tecnologia, e os investimentos da Microsoft nela, certamente seriam significativos.

Fiz de tudo para estudar a maior quantidade de material que pude, e passei três meses me preparando para o exame para me tornar um Arquiteto de Soluções do Microsoft Azure certificado. Aproveitei o material didático online da Pluralsight, e li cada FAQ e artigo da Base de Dados de Conhecimento da Microsoft que encontrei. No fim das contas, consegui passar na primeira tentativa.

E agora, alguns anos depois, me perguntam sobre a certificação, seus benefícios  e os melhores métodos para consegui-la.

O que esperar do exame de certificação do Microsoft Azure

Para começar, eu não posso enfatizar isso o suficiente, é um exame muito dinâmico. As habilidades avaliadas e testadas refletem diretamente o que está acontecendo no Azure a partir do momento em que você senta para começar o exame. Por enquanto, eu apenas tenho algumas questões sobre o Azure Resource Manager (ARM), e atualmente grande parte do exame é sobre esse assunto.

Para mais informações sobre o conteúdo da prova, você pode acessar a página do exame da Microsoft. Aqui você encontrará uma lista de habilidades que serão testadas, e a porcentagem delas que estarão representadas no exame.

Essa deve ser a sua principal fonte para saber o que estudar. Essa página é atualizada constantemente para apresentar as novas diretrizes e habilidades testadas. Atualmente, o exame testará os seguintes tópicos:

  • Planejamento e implementação de planos de Serviço de App e de Apps de Web do Azure
  • Criação, configuração e gerenciamento de máquinas virtuais do ARM
  • Planejamento e implementação de storage do Azure
  • Planejamento, implementação e configuração de redes virtuais
  • Implantação e planejamento de modelos ARM
  • Gerenciamento de serviços de segurança, recuperação e proteção de dados do Azure
  • Gerenciamento de operações do Azure, incluindo automação, análise e coleta de dados
  • Gerenciamento de identidades do Azure, incluindo integração com Azure Active Directory

No momento desta publicação, o exame só está disponível pessoalmente em um local de testes aprovado pela Microsoft.  Ele é composto de 45 perguntas, algumas de múltipla escolha e outras baseadas em simulações.

Não fique surpreso ao se deparar com perguntas que mostram o portal do Azure ou sobre onde clicar para cumprir algumas tarefas.  Por isso, ler um guia do exame nunca é demais. Conhecimento prático da plataforma é necessário.

A Microsoft disponibilizou algumas questões do exame nesta página, assim como vídeos que mostram quais tipos de perguntas os avaliados podem encontrar. Vale a pena assistir ao vídeo e responder a algumas perguntas de exemplo.

Para quais certificações esse exame vale?

Qualquer um que conclua com sucesso o exame 70-533 será certificado como um Especialista da Microsoft: Implementando Soluções de Infraestrutura do Microsoft Azure O exame também vale para certificações MCP, MCSA e MCSE.

Além disso, se o exame "Linux Foundation Certified System Administrator" for concluído com sucesso, a Certificação MCSA – Linux no Azure será obtida.

Como se preparar para o exame de certificação do Microsoft Azure

Assim que determinar quais áreas precisa estudar, você deverá encontrar uma boa fonte de treinamento. Todos os fornecedores de treinamento online oferecem cursos, mas com a rápida mudança dos objetivos do exame, certifique-se de encontrar um que tenha os materiais atualizados. Por experiência própria, a Udemy é a melhor neste quesito. Em particular, existe um curso disponível do Scott Duffy. Ele atualiza semanalmente seu curso para mantê-lo relevante.

Existem outras coisas para ter em mente durante a preparação. Caso não tenha um bom conhecimento do PowerShell, suas chances de aprovação serão muito reduzidas. O mesmo vale para a experiência prática com Azure.  A Microsoft oferece um teste totalmente funcional de 30 dias com US$ 200,00 em créditos Azure, portanto, certifique-se de aproveitar o máximo para preparação. Você pode encontrar questões do portal do Azure e do PowerShell que exijam um conhecimento muito maior de tarefas do que uma simples questão de múltipla escolha exigiria. Experiência prática é essencial para o sucesso. É muito importante ressaltar isso.

Sua carreira na nuvem pode alavancar com a certificação do Microsoft Azure!

Eu recomendo que qualquer interessado nas carreiras de tecnologias de nuvem faça esse exame. Após ter concluído minha certificação, eu pude aproveitar não só o benefício de saber o que estou fazendo, mas de também ser reconhecido como um especialista no assunto em eventos e reuniões com clientes e com o pessoal interno da Microsoft. A Veeam intensificou seus investimentos na nuvem , dessa forma, a necessidade de pessoal treinado e experiente em tecnologias de nuvem não vai diminuir tão cedo. Já conseguiu sua certificação do Microsoft Azure? Compartilhe sua experiência e seu feedback nos comentários abaixo!

 

Recursos adicionais:

Michael Stafford
Michael Stafford
Mike Stafford é profissional de tecnologia há mais de 20 anos. Nos últimos sete anos, vem trabalhando como arquiteto de soluções para a Veeam Software. Antes da Veeam, ele foi arquiteto de soluções e consultor para alguns Integradores de Soluções de Nível Gold da Microsoft, onde trabalhou em projetos de escala corporativa nos setores de governo, saúde, finanças, SGLE e tecnologia, para citar alguns. Além disso, Mike trabalhou na Microsoft prestando suporte a clientes Premier e corporativos.
More about author
Rate the quality of this Article:
No votes yet.
Please wait...
V10

Better Backup

Faster. Stronger. Smarter

Learn more