Modelo de responsabilidade compartilhada do Salesforce

Com o lançamento do nosso produto mais recente, o Veeam Backup for Salesforce, recebemos algumas perguntas frequentes:

  • O Salesforce faz backup dos meus dados?
  • Isso é mesmo responsabilidade da minha empresa?
  • Qual é a responsabilidade do Salesforce?

Para responder a essas perguntas, criamos nosso modelo de responsabilidade compartilhada, que ajudará a esclarecer onde termina a responsabilidade do Salesforce e onde começa a responsabilidade do cliente.

Ao dividir as diferentes responsabilidades associadas à sua instância do Salesforce, fica claro que o cliente tem muito controle em relação aos dados e à configuração, tornando-se responsável por quaisquer erros cometidos internamente.

Afinal, são SEUS dados e metadados, e você tem a responsabilidade total de protegê-los.

Modelo de responsabilidade

Em alto nível, a responsabilidade principal do Salesforce é manter sua infraestrutura funcionando e disponível. Com tantos clientes em cada instância, considerando-se os limites internos e externos da API do Salesforce e o trabalho de engenharia de infraestrutura, há muito trabalho envolvido para manter a plataforma funcionando. O Salesforce está focado em cumprir seu compromisso com você para que seus negócios possam ter o máximo possível de sucesso ao usar suas ferramentas e recursos.

Agora, vamos falar sobre a sua responsabilidade. A criação e a alteração de dados, seja por processos manuais ou automatizados, são de sua responsabilidade. Aplicações personalizadas que você desenvolve para as suas necessidades únicas,  fluxos de trabalho, campos e regras de validação – isso tudo também é seu. Quando os dados e metadados são perdidos em cenários como erro humano, erros de integração (de usuário ou administrador) e corrupção de dados, é sua responsabilidade garantir que os dados possam ser restaurados em tempo hábil, para limitar o impacto na sua organização.

Tecnologia de suporte

Agora, vamos ver como a tecnologia de suporte é projetada para ajudar cada grupo a cumprir suas responsabilidades primárias. O Salesforce em replicação de dados e redundância geográfica de data center para datacenter integradas. Isso significa que, se ocorrer qualquer interrupção em um data center do Salesforce, você geralmente não precisará fazer nada para voltar a ficar on-line.

O ecossistema do Salesforce fornece muitas ferramentas e recursos para salvar, mover e interagir com os dados do Salesforce, e é por isso que a Veeam acredita em três coisas:

  • Você precisa ter uma cópia dos seus dados
  • Ela precisa ser armazenada em um local diferente
  • Ela precisa estar separada dos dados originais

Proteção e conformidade

Em relação à proteção, o Salesforce encara isso sob a perspectiva da infraestrutura.
Eles precisam garantir que seus data centers estejam protegidos, além de regular as permissões definidas por organizações individuais. Muitas empresas encaram a perda de dados no contexto de uma catástrofe enorme que elimina todos os seus dados de uma vez, mas o cenário mais comum é a perda de dados por exclusão acidental ou sobrescrita por um administrador ou desenvolvedor.

Os requisitos legais e de conformidade são diferentes para cada organização, mas a função do Salesforce é apenas a de processador de dados. Embora os seus dados residam dentro do Salesforce, sua função ainda é a de proprietário de dados, e você precisará responder às regulamentações corporativas e do setor.

Espero que isso tenha ajudado a esclarecer como é importante compreender quais são as suas responsabilidades como proprietário dos dados, e como é importante ter um plano de backup para o caso de exclusão de dados. O Veeam Backup for Salesforce faz o backup dos dados e dos metadados, inclui uma pesquisa avançada na produção e permite que você armazene dados onde quiser.

 

Recursos adicionais para saber mais sobre o backup para Salesforce e por que ele é tão importante para sua organização.

Leia o  e-book Backup do Salesforce para Leigos

Leia o white paper Os 9 motivos para fazer backup do Salesforce

Idioma do artigo
Similar Blog Posts
Business | 13/11/2023
Business | 14/09/2023
Technical | 04/05/2023
Stay up to date on the latest tips and news
Ao fazer a inscrição, você concorda que seus dados pessoais sejam gerenciados de acordo com os termos da Política de Privacidade da Veeam
You're all set!
Watch your inbox for our weekly blog updates.
OK
Veeam Data Platform
Free trial
Veeam Data Platform
We Keep Your Business Running