El número uno mundial

Pesquisa da Veeam descobre que as organizações estão aumentando a proteção de dados moderna de cargas de trabalho na nuvem para reduzir os riscos de cibersegurança

Relatório Veeam Cloud Protection Trends for 2023 identifica o que está levando os líderes de TI a mudar estratégias, funções e métodos relacionados à produção e proteção de cargas de trabalho hospedadas na nuvem

COLUMBUS, Ohio — 3 de novembro de 2022: A Veeam Software, líder em soluções de backup, recuperação e gerenciamento de dados que oferecem Proteção de Dados Moderna, divulgou hoje as descobertas do Cloud Protection Trends Report 2023 da empresa, abrangendo quatro principais cenários “as-a-Service”: Infraestrutura como serviço (IaaS), Plataforma como serviço (PaaS), Software como serviço (SaaS) e Backup e Recuperação de Desastres como serviço (BaaS/DRaaS) ). A pesquisa descobriu que as empresas reconhecem a necessidade crescente de proteger seus ambientes SaaS. Por exemplo, quase 90% dos clientes pesquisados do Microsoft 365 usam medidas complementares em vez de depender apenas de recursos de recuperação internos. Estar preparado para uma rápida recuperação em caso de ataques cibernéticos e de ransomware foi o motivo mais citado para esse backup, sendo a conformidade regulatória o outro fator de negócios mais mencionado.

Destaques do relatório:

  • Enquanto novas cargas de trabalho de TI estão sendo alocadas na nuvem a taxas muito mais rápidas do que as antigas estão sendo desativadas no datacenter, surpreendentes 88% levaram os workloads da nuvem de volta ao datacenter por um ou mais motivos, incluindo desenvolvimento, otimização de custo/desempenho ou recuperação de desastres.
  • Com a segurança cibernética (incluindo ransomware) sendo uma preocupação crítica, as estratégias de proteção de dados evoluíram e a maioria das organizações está delegando responsabilidades de backup a especialistas em vez de exigir que cada proprietário de carga de trabalho (IaaS, SaaS, PaaS) proteja seus próprios dados. Parte dos backups dos workloads na nuvem agora está sendo feita pela equipe de backup e não exige mais o conhecimento especializado dos administradores de nuvem.
  • Hoje, 98% das organizações utilizam infraestrutura hospedada em nuvem como parte de sua estratégia de proteção de dados. O DRaaS é reconhecido por superar os benefícios táticos do BaaS, fornecendo experiência em planejamento, implementação e teste de Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres (BCDR). A experiência é vista como o principal diferencial pelos assinantes que escolhem seu provedor de BaaS/DRaaS, com base na visão de negócios, arquitetos técnicos de recuperação de TI e assistência operacional no planejamento e documentação de estratégias BCDR.
  • Infelizmente, como costuma ser o caso de novas arquiteturas hospedadas na nuvem, alguns administradores de PaaS estão presumindo incorretamente que a durabilidade nativa dos serviços hospedados na nuvem alivia a necessidade de backup: 34% das organizações ainda não fazem backup de seus compartilhamentos de arquivos hospedados na nuvem e 15% não fazem backup de seus bancos de dados hospedados na nuvem.

“A crescente adoção de ferramentas e serviços baseados em nuvem, intensificada pela mudança para o trabalho remoto e os atuais ambientes de trabalho híbridos, destaca as estratégias híbridas de TI e proteção de dados em todos os setores”, disse Danny Allan, CTO e vice-presidente sênior de Estratégia de Produto na Veeam. “À medida que as ameaças de segurança cibernética continuam aumentando, as organizações devem olhar além dos serviços tradicionais de backup e criar uma abordagem intencional que melhor se adapte às suas necessidades de negócios e estratégia de nuvem. Essa pesquisa mostra que as cargas de trabalho continuam se movendo com fluidez de datacenters para nuvens e vice-versa, bem como de uma nuvem para outra, criando ainda mais complexidade na estratégia de proteção de dados. Os resultados desta pesquisa mostram que, embora as empresas modernas de TI tenham feito avanços significativos na proteção de dados e nuvem, ainda há trabalho a ser feito.”

As descobertas do Veeam Cloud Protection Trends Report 2023 incluem:

Software como serviço (SaaS):

  • 90% das organizações percebem que precisam fazer backup do Microsoft 365. O relatório revelou que apenas 1 em cada 9 (11%) organizações não protegem seus dados do Microsoft 365 – uma promissora maioria de 89% usa backups/BaaS de terceiros ou camadas aprimoradas do Microsoft 365 para retenção legal ou ambos.
  • À medida que as estratégias de proteção de dados evoluíram e o ransomware continua sendo uma das principais preocupações, a maioria das organizações está delegando responsabilidades de backup a especialistas em vez de exigir que cada proprietário de carga de trabalho (IaaS, SaaS, PaaS) proteja seus próprios dados. Isso estimula a progressão do backup tornando-se um componente convencional atribuído ao administrador de backup tradicional versus a equipe de aplicativos.

Infraestrutura como serviço (IaaS): embora organizações de todos os tamanhos agora adotem arquiteturas de nuvem híbrida, não é uma jornada de mão única para a nuvem que reduz a importância do datacenter moderno.

  • 30% das cargas de trabalho hospedadas na nuvem eram de estratégias “cloud first”, em que novas cargas de trabalho são iniciadas nas nuvens a taxas muito mais rápidas do que os workloads antigos estão sendo desativados no datacenter.
  • 98% das organizações utilizam infraestrutura hospedada em nuvem como parte de sua estratégia de proteção de dados, incluindo níveis de armazenamento em nuvem, infraestrutura em nuvem como seu site de recuperação de desastres ou o uso de provedores BaaS/DRaaS.
  • 88% das organizações trouxeram cargas de trabalho da nuvem de volta ao data center por um ou mais motivos (desenvolvimento, otimização de custo/desempenho ou recuperação de desastres) — destacando a necessidade de estratégias de proteção de dados para 2023 para garantir proteção consistente e a capacidade de migrar, à medida que as cargas de trabalho se movem do data center para a nuvem, da nuvem para o data center ou de uma nuvem para outra.
  • A maioria dos backups de cargas de trabalho na nuvem agora está sendo feita pela equipe de backup e não exige mais a experiência especializada. No entanto, embora quase todas as organizações reconheçam ter mandatos regulatórios de longo prazo, apenas metade das organizações mantém backups de seus dados na nuvem por até um ano.

Platform as-a-Service (PaaS): Embora a maioria das organizações inicialmente tenham feito o “lift and shift” de servidores do datacenter para IaaS, a maioria concorda que a execução de cenários de TI fundamentais, como compartilhamentos de arquivos ou bancos de dados, como serviços de nuvem nativos é o futuro para cargas de trabalho de TI maduras:

  • 76% executam serviços de arquivos em servidores hospedados na nuvem e 56% executam compartilhamentos de arquivos gerenciados da Amazon ou Azure
  • 78% executam bancos de dados em servidores hospedados na nuvem e 65% executam bancos de dados gerenciados da Amazon ou Azure

Backup e recuperação de desastres como serviço (BaaS/DRaaS): Quase todos os ambientes IaaS/SaaS também utilizam serviços em nuvem como parte de sua estratégia de proteção de dados de alguma forma.

  • 58% das organizações utilizam backup gerenciado (BaaS) enquanto 42% utilizam armazenamento em nuvem como parte de sua solução de proteção de dados autogerenciada. Quase metade (48%) começou com armazenamento em nuvem autogerenciado, mas acabou mudando para BaaS.
  • Quase todas as organizações (98%) afirmam usar serviços em nuvem como parte de sua estratégia de proteção de dados, embora isso varie de armazenamento em nuvem como repositório a serviços BaaS ou DRaaS completos.
  • O BaaS é predominantemente procurado para obter eficiências operacionais e econômicas, bem como garantir a sobrevivência dos dados contra desastres e ataques de ransomware. É notável que o BaaS não seja mais visto como o “matador de fitas” que os primeiros especialistas ofereciam, com as organizações afirmando que quase 50% de seus dados ainda são armazenados em fita durante seu ciclo de vida, independentemente do uso de serviços de proteção de dados baseados em nuvem.
  • O DRaaS é conhecido por superar os benefícios táticos do BaaS, fornecendo experiência em planejamento, implementação e teste de BCDR. A experiência é percebida como o principal diferencial pelos assinantes que escolhem seu provedor de BaaS/DRaaS, com base na visão de negócios, arquitetos técnicos de recuperação de TI e assistência operacional no planejamento e documentação de estratégias BCDR.

O relatório deste ano mostrou uma mudança significativa em relação ao ano passado, pois os clientes estão cada vez mais interessados em terceirizar seus backups e obter um nível de serviço de gerenciamento "turnkey" ou "White glove" em vez da equipe interna de TI continuar gerenciando a infraestrutura fornecida por BaaS. Essa mudança indica que a experiência e a confiança nos fornecedores estão aumentando e também pode apontar para os desafios do ano passado com a cadeia de suprimentos de talentos de TI.

O Veeam Cloud Protection Trends Report 2023, que surgiu a partir do relatório anual Veeam Data Protection Trends Report, é o resultado de uma pesquisa de uma empresa terceirizada que entrevistou 1.700 líderes de TI imparciais em 7 países (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, Austrália, Nova Zelândia) sobre o uso de serviços em nuvem em cenários de produção e proteção para fornecer a maior visão da trajetória de estratégias híbridas em toda a empresa de TI moderna que é “cloud first”. O estudo de mercado foi realizado para entender as várias perspectivas sobre responsabilidades e metodologias relacionadas à operação e proteção de cargas de trabalho hospedadas em nuvem e considerações ao usar proteção de dados baseada em nuvem.

Baixe o Relatório de Tendências de Proteção na Nuvem Veeam 2023 completo em https://vee.am/CPT23. Para obter mais informações, visite www.veeam.com.

Sobre o relatório

A Veeam encomendou a pesquisa no outono de 2022 por meio de uma empresa de pesquisa independente. O relatório pesquisou 1.700 líderes de TI imparciais sobre o uso de serviços em nuvem em cenários de produção e proteção, com personas representativas para cada cenário, sendo solicitadas para que as diferenças entre as perspectivas das personas, bem como direcionadores de estratégia e metodologias de backup, pudessem ser reunidas.

Este foi um estudo de mercado amplo sobre organizações imparciais que executam pelo menos uma carga de trabalho de produção em alguma nuvem (IaaS, PaaS ou SaaS). A pesquisa foi realizada em nome da Veeam para entender as perspectivas, responsabilidades e metodologias das várias personas relacionadas à operação e proteção de cargas de trabalho hospedadas na nuvem, bem como considerações ao usar a proteção de dados baseada na nuvem.

Sobre a Veeam Software

A Veeam é líder em Proteção de Dados Moderna. A empresa oferece soluções de backup, recuperação e gerenciamento de dados por meio de uma única plataforma para ambientes Cloud, Virtual, Físico, SaaS e Kubernetes. Os clientes da Veeam estão confiantes de que seus aplicativos e dados estão protegidos contra ransomware, desastres e agentes nocivos e sempre disponíveis com a plataforma mais simples, flexível, confiável e poderosa do setor. A Veeam protege 450.000 clientes em todo o mundo, incluindo 81% da Fortune 500 e 70% da Global 2.000. Com sede em Columbus, Ohio, com escritórios em mais de 30 países, o ecossistema global da Veeam inclui mais de 35.000 parceiros de tecnologia, revendedores e provedores de serviços e parceiros de alianças. Para saber mais, visite https://www.veeam.com ou siga a Veeam no LinkedIn @veeam-software e Twitter @veeam.